Entre os vários termos em inglês utilizados pelas corporações hoje em dia está o Big Data. Você já ouviu falar? Trata-se de uma área dedicada a coletar e analisar informações de uma grande variedade de fontes. Através da tecnologia, é possível mensurar diversas variáveis em um vasto universo de dados.
Para você ter uma ideia, em 2018, eram criados 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia, mas o ritmo estava acelerando com o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Só nos últimos dois anos, foram criados 90% de todo o conteúdo disponível online. Ou seja, você pode ter uma noção da quantidade de informações disponíveis.
Por isso, o Big Data passou a ser essencial para compreender as variáveis necessárias de mensuração para cada caso. Na comunicação, ele tem sido fundamental para mensurar o impacto de campanhas com o público externo. Mas e com o público interno? Até hoje, muitos profissionais ainda têm essa dificuldade, dificultando a tomada de decisão por parte dos gestores. E isso não precisa ser assim.
Quem trabalha com comunicação interna sabe de sua importância nos tempos atuais dentro das organizações. Porém, um estudo do projeto EPICOM, de uma faculdade alemã de comunicação, mostra que 47,4% dos profissionais que trabalham na área não sabem como medir a eficácia das ações internas.
As principais dúvidas são: que métricas adotar? Como diferenciar os resultados de diferentes canais? É possível medir a eficácia de canais como e-mail, mural ou newsletter? Se você já passou por isso na sua empresa, você certamente sabe do que estamos falando.
Uma das métricas mais usadas na comunicação externa, hoje em dia, é a do Retorno Sobre Investimento (ROI, na sigla em inglês). Porém, cada vez mais os gestores estão notando os benefícios dessa mensuração também na comunicação interna, implicando na diminuição da rotatividade de funcionários, no aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro, no menor índice de acidentes de trabalho e muitos outros.
Hoje em dia, diversas plataformas ajudam na hora de mensurar as ações da comunicação interna. Os dados podem ser analisados de diferentes maneiras, mas podem ser divididos em dois grandes grupos: as métricas de alcance e as métricas de engajamento.
A comunicação interna possui uma variedade de canais a seu dispor, mas precisa lidar com uma força de trabalho cada vez mais dispersa. Uma pesquisa da Staffbase mostrou que 70% dos trabalhadores não possuem uma mesa de trabalho ou um e-mail corporativo. E, dentro os que possuem acesso a uma intranet, apenas 50% fazem login todos os dias.
Ou seja, com colaboradores em diferentes cidades e regimes de trabalho (presencial ou home office), cada vez mais é importante saber o quão longe a sua mensagem alcançou. Essa métrica ajuda a selecionar os canais mais eficientes. Por isso, comece a mensurar a quantidade de funcionários com acesso a cada canal, por exemplo.
Também é possível monitorar quando e por quanto tempo os colaboradores acessaram a sua intranet. Além disso, adote métricas para medir a taxa de abertura de seu conteúdo, seja por e-mail, por aplicativo próprio ou por outros meios modernos de comunicação. A interação com links nessas mensagens também é outro número que mostra que seu material foi relevante e consumido.
Essas informações irão ajudar na hora de montar o comunicado ideal: aquele que chegará a mais pessoas, terá maior taxa de abertura e maior interação. Aos poucos, você conseguirá notar as melhores abordagens e os melhores horários de envio, a fim de engajar a maior quantidade de colaboradores.
O segundo grande grupo das métricas da comunicação interna envolve o quanto o seu colaborador se envolveu com seu conteúdo. Saber em números quantitativos a quantidade de aberturas de um comunicado, por exemplo, é importante, mas entender como a mensagem impactou é fundamental.
As interações dependem do tipo de canal utilizado. Algumas plataformas sociais permitem curtidas, comentários e compartilhamentos da sua mensagem. Dessa forma, você também consegue compreender quanto tempo suas mensagens duram, além de segmentar as interações por tipos, horários e até qual dispositivo utilizado.
Os comentários merecem uma atenção especial, já que são o feedback individual do impacto de sua mensagem. Essas respostas podem tanto ser publicadas ou privadas, mas ajudam a compreender como o seu colaborador está percebendo sua empresa e as ações tomadas para aproximar os colaboradores.
Outra métrica de engajamento envolve os conteúdos próprios criados por seus colaboradores em plataformas que permitem tais interações. Ter seu funcionário voluntariamente produzindo conteúdo sobre sua marca é uma forma de fortalecer a sua imagem tanto interna quanto externamente.
Com todos os dados em mãos, será possível desenhar uma série de cenários para maximizar a eficácia da sua comunicação interna. Será possível priorizar canais, direcionar conteúdos, adaptar estratégias, além de muitas outras ações. Além disso, vale destacar que a inteligência artificial, a Internet das Coisas e Big Data já permitem uma análise em tempo real das ações em andamento.
As métricas também são fundamentais para mostrar para a gerência que as ações internas resultaram em benefícios para a empresa, como a retenção de colaboradores, a atração de novos talentos, menores índices de ausência de trabalho e outros benefícios. Ou seja, métricas baixas podem necessitar da adoção de novas estratégias. Você já ouviu falar em gamificação? Trata-se de um programa de recompensa que pode fazer suas métricas crescerem – leia mais.
No mercado, existem plataformas que auxiliam o planejamento estratégico da comunicação interna, inclusive emitindo um diagnóstico ao final da campanha. O Comunica.in é uma dessas ferramentas, que possui templates personalizáveis, feedbacks rápidos e gerador de relatórios de desempenho, de engajamento e de comportamento, inclusive dividido por canais.
Algumas empresas preferem transferir toda a comunicação interna, desde a criação das ações até o mensuração dos resultados, para agências especializadas no segmento. A Clima Comunicação está no mercado desde 2012 desenvolvendo a linguagem interna de empresas de diferentes segmentos e portes. Por isso, que tal entrar em contato para juntos desenharmos uma estratégia irresistível para sua marca?
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