Em um ano de desafios igual a 2020, muitas empresas tendem a pisar no freio na hora dos gastos. Entretanto, um dos setores que não deveria sofrer cortes é justamente o da comunicação interna. Afinal, ela tem papel fundamental em momentos de crise.
Mas como convencer seus gestores de que uma equipe interna ou uma assessoria externa de endomarketing é essencial para a sua empresa? Continue a leitura e descubra algumas vantagens em investir na comunicação interna.
O regime de home office já vinha ganhando espaço no mercado mesmo antes da pandemia de covid-19. Porém, a crise sanitária acelerou esse processo, que deve ganhar cada vez mais adeptos nos próximos anos. Por isso, é importante investir em estratégias que derrubem as barreiras da distância.
Ferramentas como Slack, intranet e Facebook Workplace se tornarão cada vez mais fundamentais para aproximar colegas de trabalho. Além disso, o trabalho remoto exigirá um esforço maior da empresa para o compartilhamento de sua cultura. Nesse cenário, a comunicação interna atua como uma facilitadora de todas essas demandas.
A Geração X cresceu sem a cultura do feedback e sem as tecnologias de hoje em dia. Porém, profissionais mais novos, das gerações Y e Z, costumam apreciar a troca de críticas construtivas. Além disso, essa mesma turma também não desgruda dos celulares. Ou seja, é importante que a empresa que dê conta de unir diversos tipos de profissionais em uma mesma direção.
A comunicação interna entra justamente no delineamento das estratégias para a transmissão da mensagem de forma clara e assertiva. Ou seja, ela analisa os melhores canais e as melhores linguagens para que a cultura da empresa seja incorporada por todos os colaboradores.
Hoje em dia, os profissionais estão cada vez mais especializados. Porém, conquistar esses grandes talentos começou a ser mais difícil. Por isso, é importante que sua empresa tenha estratégias transparentes de comunicação, a fim de atrair e reter os melhores profissionais do mercado.
A taxa de turnover também tende a ser menor nas empresas que possuem sólidas estratégias de comunicação de marketing. Ou seja, isso gera mais produtividade dos colaboradores e menos gastos burocráticos com novas contratações por parte das empresas.
A pandemia afetou diretamente as empresas. A incerteza do futuro pode levar muitos profissionais a não conseguirem entregar o seu melhor resultado. E se a produtividade de um cair, isso pode gerar uma bola de neve e afetar toda a equipe.
A comunicação interna pode ser usada para comunicar como a empresa está passando por esse momento de crise. Ser sincero com os colaboradores é uma forma de manter a moral da empresa elevada.
A comunicação interna estratégica possui métricas que podem comprovar sua eficácia. Assim, esse será um investimento que os gestores poderão gerar dados e relatórios para os gerentes das empresas. E todos sabemos que a maioria dos negócios funciona à base de números.
A mensuração de dados da comunicação interna também pode apontar pontos de melhorias em diferentes setores da sua empresa. Isso ajuda a detectar problemas até mesmo antes de eles acontecerem.
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Ou seja, a comunicação interna tem importância fundamental na valorização da sua marca. O mesmo cuidado com os clientes e fornecedores deve acontecer com o público interno, ou seja, com seus funcionários. Afinal, eles são os primeiros porta-vozes de sua empresa, por isso invista em sua conquista.
Uma agência de endomarketing e de comunicação interna pode ser a solução para a sua empresa. Nesse sentido, a Clima possui a experiência e a qualidade necessárias para criar as melhores estratégias para o seu negócio. Portanto, entre em contato com a gente e descubra o que podemos fazer por você!
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