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11 ferramentas de comunicação interna para sua empresa

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    As ferramentas de comunicação interna são as formas de o empregador e o empregado ficarem alinhados sobre as decisões tomadas. Entretanto, muitas pequenas e médias empresas subestimam a capacidade desses canais de comunicação. Assim, a transmissão da mensagem pode conter ruídos.

    Outro problema é o de ficar preso apenas às mesmas ferramentas. Cada comunicado pode utilizar diferentes meios de transmissão. Além disso, cada meio permite uma linguagem própria. Ou seja, isso garante uma chance maior de assimilação.

    A Clima é especializada em Comunicação Interna e Endomarketing. Por isso, nós preparamos este material com dicas de canais que você pode utilizar em sua empresa. Agora, escolha as melhores ferramentas e garanta o sucesso da sua comunicação. As oportunidades estão ao alcance de suas mãos.

    11 ferramentas de comunicação interna:

    1. Mural

    O mural é um das ferramentas de comunicação interna mais utilizadas pelas empresas. Ainda assim, ele precisa de uma atenção especial. A mensagem deve ser mais curta, a fim de garantir que o empregador entenda o recado rapidamente. Além disso, é preciso que ele seja atualizado periodicamente. Os assuntos podem ir desde conteúdo motivacional a atualizações sobre cada departamento. Por fim, certifique-se de que o mural está localizado em um lugar de fácil visualização e de fluxo intenso de trabalhadores.

    2. Intranet

    A intranet é uma rede corporativa que pode ser acessada apenas pelos funcionários de sua empresa. Ela permite a comunicação rápida e instantânea, e o gestor pode definir seu layout e as informações publicadas. A intranet permite publicação de regras da empresa, manuais de treinamento, novidades e muito mais. Além disso, ela também pode ser usada para integrar diferentes departamentos e até para engajar melhor os funcionários.

    3. E-mail

    O e-mail foi uma das primeiras ferramentas digitais de comunicação interna . Ele permite uma comunicação mais instantânea, além do envio de documentos, imagens, sons, vídeos, links e demais materiais necessários para a execução das tarefas. Por fim, fique atento, o e-mail corporativo deve conter seu nome, seu sobrenome e o domínio da empresa. Nada de firulas, hein?

    4. Manual do colaborador

    A recepção de novos colaboradores deve ser bem pensada pelos gestores. A primeira impressão sempre é a que mais fica, inclusive a de sua empresa. Um manual com a história da companhia, as regras de comportamento e a descrição dos benefícios pode ajudar o novo funcionário a se familiarizar com o ambiente. Além disso, compartilhe informações sobre missão, valores e objetivos de seu negócio. Isso faz com que o novo trabalhador se sinta acolhido. Por fim, ele também entende como deve contribuir para sua empresa crescer.

    5. Feedback

    A cultura do feedback precisa ser mais praticada pelas empresas. Um calendário de conversas particulares entre gestores e colaboradores garante que os pontos positivos sejam ressaltados e que os negativos sejam corrigidos. Assim, sabendo que essa conversa vai acontecer com periodicidade, o funcionário pode se engajar mais para entregar os melhores resultados. Essa é uma forma excelente de estimular os seus colaboradores.

    6. Caixa de sugestões

    Esta é uma ferramenta ideal para estimular a participação de funcionários mais tímidos. Ou seja, é uma maneira de ele contar os problemas sem precisar se identificar. Assim, é possível saber como as estratégias da gerência estão sendo vistas pelos colaboradores. A caixa de sugestões não precisa ser vista com olho torto. Afinal, mesmo respostas mais grosseiras podem apontar caminhos de melhorias .

    7. Videoconferência

    A videoconferência é a ferramenta de comunicação interna que mais foi utilizada em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. Afinal, com muitos funcionários trabalhando em home office, a conversa apenas por e-mail pode ser ineficiente. Existem diversos aplicativos para as videoconferências, sendo que muitos são gratuitos. Porém, também existem vários aplicativos pagos que oferecem ótimas ferramentas de interação.

    8. Vídeo corporativo

    A linguagem audiovisual é uma das mais fáceis de ser assimilada pelas pessoas. Assim, considere a possibilidade de sua empresa ter materiais em vídeos para passar a seus colaboradores. Os conteúdo atemporais são ideais. Por exemplo, você pode contar a história da empresa ou mostrar treinamentos específicos. Além disso, você pode investir em uma TV corporativa, que pode produzir conteúdos próprios para esse canal.

    9. Newsletter

    Os antigos jornaizinhos ganharam o mundo digital. A newsletter é uma maneira de você compilar as principais notícias de um período e enviar a seus colaboradores por e-mail. Além disso, você pode mensurar a taxa de abertura e as notícias mais lidas através de ferramentas específicas. Com isso, você pode aprimorar ainda mais esta ferramenta de comunicação interna dentro de sua empresa. 

    10. Redes sociais

    As redes sociais são as os canais mais acessados na internet nos dias de hoje. Ou seja, é praticamente impossível fugir delas. Por isso, que tal incorporá-las à sua empresa? Existem redes sociais corporativas, mas mesmo as mais populares podem fornecer diferentes formas de interação entre seus colaboradores. Dependendo do tipo de rede social, você pode mensurar algumas métricas importantes para comunicação interna.

    11. Sistema de Gestão de Canais Interno

    Uma das principais dores dos gestores e analistas de comunicação interna e/ou do RH é mensurar se, de fato, as campanhas estão gerando algum resultado. Para isso, algumas ferramentas de gestão de canais internos podem analisar os resultados das entregas. Além disso, elas permitem mensurar o engajamento do seu público. O Comunica.In é uma destas ferramentas que auxiliam no dia a dia das campanhas.

    ***

    Ficou em dúvida sobre qual a melhor ferramenta de comunicação interna para sua empresa? Comece testando diferentes canais. Com o tempo, você aprende a mensurar aquelas que oferecem os melhores resultados. Além disso, pode contar com a Clima para estruturar a sua Comunicação Interna.

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