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Quais são os desafios para tornar a comunicação interna mais criativa?

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    Ter uma comunicação interna criativa não é nada fácil, mas pode ser muito eficiente. Por meio dessa estratégia, é possível estabelecer um diálogo direto e engajador com os colaboradores, melhorando o clima organizacional e envolvendo esses funcionários na rotina diária.

    Neste post, vamos abordar os principais desafios desse tipo de comunicação e quais ações podem ser adotadas para driblar tais dificuldades. Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura!

    Quais são os maiores desafios da comunicação interna?

    Observando a realidade das empresas e dos profissionais que trabalham diretamente com a comunicação interna, podemos destacar 5 principais desafios. Acompanhe!

    1. Conteúdo

    O conteúdo da comunicação interna criativa precisa sair do lugar comum e promover um real envolvimento com o público-alvo, que são os colaboradores da empresa. No entanto, devemos lembrar que em uma organização contamos com pessoas das mais diferentes formações, crenças e estilos de vida.

    Dessa forma, fica difícil elaborar um conteúdo capaz de impactar boa parte das pessoas.

    2. Ruídos de comunicação

    A comunicação é feita por três elementos: emissor, mensagem e receptor. Nesse caminho, podem ocorrer interferências ― também conhecidas como ruídos. Essas distorções fazem com que o diálogo seja menos eficiente, prejudicando a compreensão da mensagem com clareza e levando a interpretações equivocadas.

    Por isso, é importante adotar uma boa estratégia, capaz de identificar as fontes de ruído e amenizar ou resolver o problema.

    3. Falta de participação estratégica

    Para que traga resultados relevantes, a comunicação interna deve estar alinhada aos principais objetivos corporativos. Muitas empresas ainda não entendem a necessidade do alinhamento entre esses dois fatores.

    Isso se traduz em um diálogo ineficiente, que não possibilita aos colaboradores a compreensão das necessidades da organização. Com isso, a força de trabalho caminha para uma direção totalmente oposta à que a corporação precisa.

    4. Velocidade na comunicação

    A tecnologia com que convivemos atualmente trouxe uma necessidade de respostas instantâneas, praticamente em tempo real. Mas sabemos que essa demanda nem sempre pode ser atendida. Aliás, em uma empresa, por mais que seus processos sejam atuais e rápidos, alguns pontos precisam de um certo tempo de maturação.

    A comunicação interna deve entender essa agilidade, mas passar a informação correta e da melhor maneira pode levar um tempo maior do que o esperado. Não estamos falando de meses ou semanas aqui: muitas vezes, a demora de um dia para anunciar a aquisição por um grupo maior já é o suficiente para levantar rumores sobre demissões e instalar um clima de medo e apreensão.

    5. Excesso de controle

    Em muitas empresas, principalmente as mais tradicionais, encontramos um controle excessivo de tudo que será publicado e distribuído ao quadro de funcionários. Há uma grande defesa de uma comunicação unilateral, que parte apenas dos CEOs e RH.

    No entanto, esse modelo já está bem defasado e só distancia a organização dos empregados. Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre o comportamento ideal dentro da empresa e a autonomia e liberdade de expressão, resultando em um diálogo aberto e construtivo.

    Lembre-se que a cultura organizacional deve se adaptar a esses novos conceitos!

    Quais ações podem ser promovidas para tornar a comunicação interna mais criativa?

    Algumas estratégias pontuais podem ser adotadas para que a comunicação seja mais eficiente e alinhada às iniciativas atuais. Com essas ações, é possível promover uma união entre as equipes e fazer com que elas estejam completamente alinhadas às metas e à cultura organizacional.

    Eventos de integração

    A rotina puxada em um ambiente corporativo pode prejudicar a convivência entre os funcionários, que muitas vezes mal têm tempo para conversar. Apesar disso parecer bem superficial, relações de amizade e confiança no trabalho contribuem para a formação de equipes mais coesas e que funcionam muito bem na solução de problemas.

    Comemoração de datas, happy hours, atividades externas como gincanas e jogos ― todas essas ações podem colaborar para uma convivência mais próxima dos profissionais. Essas propostas permitem também a criação de situações agradáveis, que ajudam a melhorar o clima organizacional.

    Mudanças no ambiente de trabalho

    Quando planejar as ações de endomarketing da empresa, não pense apenas em campanhas. O espaço físico deve acompanhar esses propósitos e tornar o ambiente fértil para aumentar a criatividade no diálogo entre empregador e empregado.

    Para isso, pense em ações bem visuais, que realmente deem outra cara para o escritório. Você pode propor uma nova decoração ou o uso de elementos que inspirem os profissionais, trazendo um pouco da personalidade de cada um em um ambiente que geralmente é impessoal, como o corporativo.

    Redes sociais internas

    O uso de novas tecnologias ajuda a tornar a empresa um lugar mais acolhedor e próximo da rotina dos funcionários. Afinal, redes sociais como Facebook e Instagram tornaram-se ferramentas de comunicação pessoal bem comuns.

    Que tal pensar na criação de uma rede social interna, que interligue pessoas, ajude na troca de ideias e que possa ser usada como plataforma para que a empresa possa dialogar com os funcionários? Essa estratégia pode funcionar muito bem, principalmente em locais em que as pessoas usam a internet com frequência.

    Campanhas de participação

    Um bom elemento de engajamento são atividades que possibilitem a participação ativa dos colaboradores. Programas de voluntariado, comitês internos ou demais iniciativas que estimulem os funcionários a apresentarem uma postura mais dinâmica abrem espaço para a sugestão de ideias.

    Com base nisso, o RH consegue estabelecer uma comunicação mais alinhada aos interesses dos colaboradores e fazer com que eles sintam que são parte importante para a empresa.

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    Parceiros adequados

    Empresas especializadas em comunicação interna e endomarketing têm uma boa experiência, principalmente por já terem atendido organizações com diversas identidades, culturas e, também, por conhecerem várias ferramentas. Esse conhecimento aprofundado favorece o planejamento de estratégia envolvente e capaz de trazer os resultados desejados.

    Estabelecer uma comunicação interna criativa é importante para aumentar a relevância da empresa, fortalecer o employer branding e auxiliar com o seu desenvolvimento, mesmo diante de um mercado tão dinâmico e competitivo.

    Se você quer saber como melhorar o endomarketing da sua corporação, entre em contato conosco, conheça os nossos cases e saiba como podemos encontrar uma solução totalmente adequada às necessidades do seu negócio!

     

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