⯇ VOLTAR

Como aproveitar as datas comemorativas para fazer ações de endomarketing?

Navegue por tópicos

    Datas comemorativas são oportunidades estratégicas que organizações utilizam para conseguir gerar maior engajamento de funcionários por meio de ações internas. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que a equipe responsável crie um calendário para todo o ano, pensando não só nas ações como também na comunicação a ser feita e o material utilizado.

    Os benefícios do endomarketing quando bem aplicados são vários, como a redução do turnover, melhoria na comunicação interna, alinhamento de objetivos, integração de equipes, transparência nas informações e aumento de pertencimento à empresa.

    Por isso, selecionamos neste artigo as principais datas comemorativas do ano que sua empresa pode usar como oportunidade para engajar os colaboradores. Para tanto, continue a leitura abaixo e não perca nenhum detalhe. Vamos nessa?

    Datas comemorativas

    Algumas datas comemorativas são excelentes para criar ações de endomarketing. Que tal anotar nossas dicas a seguir e fazer na sua empresa?

    Carnaval

    O Carnaval é uma festa típica brasileira que faz todo mundo sorrir, não é mesmo? Então, por que não aproveitar e fazer um concurso de melhor fantasia? Além de engajar os funcionários a trabalharem mais felizes, todos prestarão muito mais atenção um no outro, o que pode gerar novas conexões e amizades.

    Entretanto, tenha calma, se sua empresa não é tão “para frentex”. Dá para fazer um concurso de melhores adereços, como tiaras, chapéus, perucas etc., o que é mais fácil de ser feito e menos chamativo.

    Páscoa

    A Páscoa é uma data comemorativa para aqueles que são cristãos, mas é importante lembrar da importância do respeito às demais religiões. Desse modo, que tal aliar algo em comum que todos gostam? Chocolate! Para isso, a sua equipe de endomarketing pode oferecer ovos de Páscoa personalizados de acordo com cada área.

    Por exemplo, como a área de marketing enxergaria um ovo de Páscoa da área de vendas? Chocolate 80% cacau com bastante brigadeiro ou chocolate ao leite recheado com bicho de pé? Utilize a criatividade dos colaboradores e faça com que eles quebrem estereótipos.

    Dia das Mães e Dia dos Pais

    Tal data comemorativa pode ser muito feliz para alguns, mas um pouco triste para outros, principalmente aqueles que não têm mais seus pais. Então, que tal engajá-los a contar uma história bonita que viveram e aquela mais votada ganhar uma cesta de café da manhã? Além de fazê-los lembrar de bons momentos, os demais conhecerão sua história, criando empatia e gerando comentários positivos.

    Dia do Trabalhador

    O Dia do Trabalhador é uma data bastante importante que lembra todos os trabalhadores da importância de seus direitos. É nela que a empresa pode mostrar seu agradecimento por tudo o que os funcionários fazem diariamente.

    Por isso, nada melhor que oferecer um happy hour de comemoração ou uma certificação para diferentes equipes, a fim de mostrar que investir no conhecimento é essencial para o bem-estar de todos. Por isso, entenda o que faz mais sentido para o objetivo da equipe de endomarketing e invista em uma ação que será bastante proveitosa a todos da empresa.

    Propósito das ações importantes a serem feitas

    Agora que você viu quais são as principais datas comemorativas, é importante entender quais objetivos por trás de cada ação são relevantes para sua campanha. Aliás, toda e qualquer ação de endomarketing tem uma finalidade e deve ser medida após sua conclusão. Por isso, acompanhe conosco.

    Motivar os colaboradores

    Para isso, é muito importante entender quais fatores levam à motivação. Uma forma bastante prática para chegar a essa conclusão é fazer uma pesquisa com alguns exemplos de causas comuns entre os colaboradores que são motivadoras, como treinamentos, reconhecimento, contribuição salarial, comunicação, happy hour e outros. Desse modo, é possível ouvir a todos os colaboradores e criar ações que estejam dentro do esperado por eles, motivando de forma eficiente a equipe como um todo.

    Reconhecer os colaboradores

    Quem não gosta de ser reconhecido pelo que faz, não é mesmo? Afinal, não é só de cobranças que o colaborador pode viver. Mesmo que a grande demanda de líderes seja de alguma forma motivacional para que o colaborador não se sinta ocioso, é importante lembrar de que um elogio, aumento na participação de bônus e até alguns pequenos presentes são formas de incentivarem os funcionários a verem que a empresa valoriza seu esforço.

    Estimular a união

    É normal que empresas tenham pequenos grupos e que hajam pessoas com problemas entre si. O motivo? Bem, é normal que não se agrade a todos, mas é importante que toda a organização pense em formas de conseguir integrar os times e fazer com que consigam trabalhar de forma respeitosa e com o mínimo de conflitos pessoais possíveis. Para isso, é importante criar ações nas quais diferentes equipes trabalhem entre si e vejam a importância dos colegas para alcançarem um objetivo comum.

    Gerar conhecimento

    Quando contratamos funcionários é normal que escolhamos aqueles com bom currículo e experiência no mercado de trabalho. No entanto, o conhecimento não acaba por aí. É muito relevante que as empresas forneçam fontes de conhecimento aos colaboradores, como treinamentos, palestras, cursos e outros. Além de integrar os colaboradores, todos também vão evoluir como profissionais e nada melhor que fazer isso em datas comemorativas.

    Independentemente de quais épocas sua empresa escolherá para fazer campanhas de comunicação interna, é muito importante que exista essa tradição e que todos estejam empenhados na finalidade de criar uma atmosfera mais unida e feliz, uma vez que passamos maior parte do nosso dia no trabalho.

    Viu como é importante pensar nas principais datas comemorativas para criar um bom calendário de ações de endomarketing para a sua empresa? Além de integrar as equipes e motivar os colaboradores, tais práticas são bastante benéficas para o bem-estar da empresa como um todo, por facilitar a comunicação no geral e esclarecer objetivos estratégicos de negócio. Por isso, aposte em campanhas de Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Pais e do Trabalhador.

    Agora que você viu a importância de utilizar datas comemorativas para engajar seus colaboradores, entenda mais sobre o endomarketing na prática!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.