Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • Cultura colaborativa nas empresas: entenda o que é e como criar

Cultura colaborativa nas empresas: entenda o que é e como criar

Por Clima 19 de maio de 1890 7 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    Trabalhar a cultura colaborativa nas empresas pode ser a chave para o seu desenvolvimento, abrindo as portas para a inovação e para uma nova realidade baseada na troca de informações e participação ativa dos funcionários.

    Essa cultura, quando bem trabalhada, traz uma série de vantagens para as organizações, proporcionando uma riqueza de conteúdos com grandes impactos. Se a sua empresa ainda não trabalha esse conceito, é necessário repensar as estratégias atuais para que ela não fique obsoleta e seja ultrapassada pela concorrência.

    Você sabe o que é a cultura colaborativa e como instituí-la? Se o assunto desperta o seu interesse, então, continue a leitura, pois é sobre isso que trataremos neste post.

    O que é cultura colaborativa e como funciona?

    A cultura colaborativa se baseia no conceito de ajuda e participação para a construção de projetos e outros aspectos importantes. Dentro da realidade das empresas, implica na participação dos empregados não apenas como pessoas que executam ordens, mas que dão sugestões e atuam de maneira ativa.

    A chegada da internet contribuiu de maneira maciça com o surgimento da cultura colaborativa. Podemos citar como exemplo o compartilhamento de informações sobre trânsito, qualidade de atendimento dos locais e plataformas como YouTube, Waze e Wikipedia, que funcionam com a alimentação de dados feita pelos usuários.

    No entanto, o uso não se limita ao ambiente virtual. A cultura colaborativa pode ser aplicada nas empresas com muito sucesso, por meio de encontros para discutir o desenvolvimento de processos mais eficazes e até de melhores políticas de relacionamento e motivação, por exemplo.

    Por que essa cultura tem se tornado uma tendência nas empresas?

    A compreensão da importância dos funcionários para o desenvolvimento da empresa é um dos fatores que apontam a necessidade da cultura colaborativa em organizações de qualquer setor.

    Saber o que o empregado tem a dizer é extremamente importante, afinal, cada um tem um acúmulo de experiências e uma visão própria que dificilmente podem ser alcançados por um pequeno grupo responsável pelas decisões.

    Além disso, a forte presença da tecnologia dita a necessidade de participação. As pessoas estão acostumadas a terem interatividade e atuarem ativamente nos processos. Se ao chegar nas empresas elas encontram uma estrutura rígida, centralizadora e burocrática, pode haver um grande choque, que traz desmotivação e dificulta o engajamento.

    Os efeitos da cultura colaborativa já estão sendo mensurados. Um estudo feito pelo Institute for Corporate Productivity concluiu que empresas que trabalham com essa cultura têm 5,5 vezes mais chances de alcançarem um alto desempenho do que aquelas que ignoram essa prática.

    Quais os benefícios de ter uma cultura colaborativa?

    Uma empresa com cultura colaborativa apresenta índices de produtividade mais altos, equipes coesas e engajadas e o surgimento de insights que jamais seriam revelados sem essa participação geral.

    Além disso, incentivar um brainstorm facilita o surgimento de demandas e oportunidades que até então não tinham sido percebidas. E essas revelações não se limitam apenas às ideias ― talentos e aptidões dos funcionários também vêm à superfície com a prática.

    A colaboração ajuda a envolver os empregados que atuam remotamente, promovendo uma melhor integração. Esse fator é extremamente importante para os dias atuais, nos quais aumenta o número de trabalhadores remotos, seja por política corporativa, regimes de contratação diferentes da CLT ou, até mesmo, funcionários que estão distantes geograficamente, mas que são extremamente importantes para a empresa.

    Como criar uma cultura colaborativa nas empresas?

    Selecionamos 4 aspectos que podem ser trabalhados para a criação e implementação de uma cultura colaborativa. Mais do que isso, essas ações tornarão a cultura viva e real na empresa, e não apenas um conceito no quadro de avisos.

    Esclareça como será feita a comunicação

    O conceito de colaboração pode variar de uma empresa para outra, dependendo do grau de conhecimento e participação que se deseja obter. É importante então que seja estabelecido previamente o grau de colaboração dos funcionários, com os comportamentos e atribuições esperados.

    A visão de uma cultura colaborativa deve ser compartilhada entre todos de maneira clara e reforçada constantemente. Essa prática deve partir da diretoria, passando pelos líderes e gestores, que incentivarão o novo comportamento.

    Desenvolver uma liderança colaborativa

    A ideia de cultura colaborativa é vazia quando os líderes não estão dispostos a dar espaço para as equipes. Essa construção depende totalmente da postura dos gestores e, para conseguir isso, é necessário ter atenção na hora de contratar essas pessoas. Os líderes devem ter características como empatia e uma abordagem que não seja pautada na intimidação.

    No desenvolvimento, é importante focar em treinamentos que desenvolvam essa postura mais próxima, com uma gestão guiada pelo exemplo, sem abrir mão do comprometimento com a visão da empresa.

    Criar oportunidades para a colaboração

    A prática de uma cultura colaborativa não ocorre em lugares em que os funcionários devem ultrapassar alguns limites para ter acesso às metas e resultados. Por isso, procure facilitar a troca de informações por meio de projetos conjuntos e salas de bate-papo, nas quais as equipes possam se reunir e discutir ideias.

    Aprender pela experiência também é uma ótima maneira de incentivar a cultura colaborativa, promovendo uma prática mais voltada às situações reais.

    Incentive o uso de ferramentas colaborativas

    Diversos aplicativos auxiliam a implementação de uma cultura colaborativa viva na empresa. Ferramentas são extremamente úteis e podem conectar equipes que estão distantes geograficamente, mas que podem trabalhar sob uma gestão conjunta.

    Muitas dessas tecnologias são gratuitas, podem ser obtidas facilmente e, além de tudo, são extremamente intuitivas, dispensando a necessidade de treinamentos para o seu uso.

    Reforce e revisite a cultura constantemente

    Uma cultura organizacional não é modificada apenas com uma mudança brusca, ela trata de práticas e comportamentos. Tradicionalmente, as empresas estão acostumadas com departamentos que atuam individualmente, sem conexão entre si.

    Para mudar isso, além de aplicar as estratégias que propomos acima, é necessário monitorar e reforçar essas ideias. Só assim os novos comportamentos se transformam em hábitos e essa nova cultura passa a ter uma base forte e ser uma realidade diária.

    Agora que você conhece o conceito de cultura colaborativa nas empresas e sabe como criar essa estrutura, comece a repensar em como os projetos são desenvolvidos onde você trabalha e o que pode ser mudado para alinhar a organização com essas ideias.

    Saiba como criar um ambiente de trabalho agradável, acesse o conteúdo abaixo.  

    Se você achou esse conteúdo útil e tem interesse em receber notificações de novos posts sobre comunicação interna e outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter abaixo!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Comunicação Interna

    Como usar Inteligência Artificial na...

    A Inteligência Artificial (IA) não...

    Saiba Mais
    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

    [contact-form-7 id="144" title="Newsletter"]
    Newsletter Clima

    Transforme o seu negócio e a vida
    dos seus colaboradores!

    Entre em contato

    Clima Clima

    • Linkedin
    • Instagram
    • Behance
    • Sobre Nós
    • Serviços
    • Cases
    • hub de conteúdos
    • Contato
    • Política de Privacidade
    • Denúncia interna
    Abarje
    Telefone +55 41 2018-2108
    +55 11 5178-5177
    São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
    Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro