O Brasil está em 4º lugar em um ranking nada agradável: o de número de acidentes de trabalho. Em média, acontecem 700 mil acidentes laborais no país todos os anos, sendo que 45% deles terminam em morte, invalidez permanente ou afastamento temporário do trabalho. A situação é tão grave que uma morte é registrada a cada 3 horas e 40 minutos, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho.
Os assuntos relacionados aos acidentes de trabalho não costumam ser muito falados, normalmente se restringindo ao interior das empresas. Entretanto, existem duas datas para lembrar dos perigos dos acidentes no âmbito trabalhista: em 27 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, enquanto em 8 de dezembro há o Dia do Acidente Laboral.
Por ano, os custos dos acidentes de trabalho no Brasil ultrapassam os R$ 100 bilhões, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP). Além de custos diretos, como tratamentos médico e odontológico, as empresas ainda precisam gastar com custos indiretos, como a contratação temporária de novos colaboradores ou o pagamento de horas extras para os demais que precisam cobrir a ausência do colega de trabalho.
E você sabia que a comunicação interna tem papel fundamental na prevenção dos acidentes de trabalho? Afinal, manter os colaboradores alinhados aos valores da empresa é uma forma de deixá-los conscientes sobre atividades que podem trazer risco à saúde ou à integridade física.
Sempre foi falado que é melhor prevenir do que remediar. Por isso, dentro das organizações, isso também deve ser levado muito a sério. Afinal, é muito mais econômico investir em campanhas de prevenção a acidentes de trabalho do que ter que lidar com as consequências causadas por eles.
E a peça fundamental nesse quebra-cabeça é o colaborador. Ele deve ser visto como o principal ativo das empresas, por isso é extremamente importante ouvir o que ele tem a falar sobre a segurança das atividades exercidas. Assim, a comunicação de prevenção será muito mais efetiva e assertiva.
Assim, campanhas de comunicação interna também devem investir em escutar os funcionários. Para isso, muitas vezes é preciso estimular a participação de todos para apontar potenciais falhas de segurança.
As mais efetivas campanhas de prevenção ao acidente de trabalho estão sustentadas sob 4 pilares:
A empresa deve ter um manual claro e acessível com as dicas de segurança em suas dependências. Isso pode ser feito através do apoio entre técnicos de segurança e profissionais de comunicação para encontrar a melhor forma de deixar o material disponível a todos os funcionários.
Muitas vezes, acidentes de trabalho acontecem quando os colaboradores tentam antecipar etapas do trabalho. Assim, é preciso estimular que as tarefas precisam ser feitas seguindo todas as orientações especificadas para elas.
Os gestores nem sempre conseguem visualizar potenciais perigos em departamentos que não fazem parte do seu dia a dia. Por isso, estimule os funcionários a apontar essas vulnerabilidades à saúde e à integridade física e crie avisos em atividades que necessitam de maior atenção dos colaboradores.
Os equipamentos de proteção individual precisam ser acessíveis e de qualidade. Além disso, a comunicação interna pode mostrar as maneiras corretas de utilização dos EPIs.
Os treinamentos constantes ajudam a fortalecer as normas de segurança, principalmente para novos colaboradores. Assim, estipule uma periodicidade desses cursos e garanta que todos participem.
É dever dos gestores fiscalizar todos os postos de trabalho para garantir que as normas de segurança estão sendo cumpridas. Neste momento, também é possível verificar se os locais estão adequados e arrumados. Afinal, a bagunça pode contribuir para a desatenção.
Por mais que a comunicação interna sobre a prevenção de acidentes de trabalho seja eficiente, ela não impede que imprevistos aconteçam. Por isso, ações imediatas devem ser tomadas pela empresa para evitar que tais situações se repitam.
Encarar o problema de frente e comunicar os funcionários sobre a situação é o primeiro passo a ser dado. Afinal, a transparência é fundamental para o colaborador se sentir seguro dentro da sua empresa. Entender o que acarretou o acidente e divulgar novas formas de prevenção são tarefas que precisam ser colocadas em prática o mais rápido possível após uma situação emergencial.
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Os acidentes de trabalho podem ser prevenidos se gestores e colaboradores tiverem uma boa relação e se as normas de segurança forem cumpridas. Cabe à comunicação interna promover o diálogo entres as duas partes e informar as atividades que podem gerar acidentes.
Se tiver dúvida de como fortalecer a comunicação interna de sua empresa, entre em contato com a Clima Comunicação para entendermos sua demanda e elaborarmos a melhor abordagem para o seu caso. O investimento na prevenção pode ser muito mais econômico do que ações trabalhistas.
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