As barreiras da comunicação dentro de uma empresa são responsáveis pelo fracasso em atingir muitos dos objetivos estabelecidos. Isso acontece porque muitas informações não chegam às pessoas envolvidas ou, quando chegam, estão distorcidas. Por isso, você deve evitar o surgimento dessas barreira sempre que possível.
As informações perdidas ou deturpadas no caminho percorrido entre o emissor e o receptor trazem consequências desastrosas para empresa: desde processos trabalhistas e redução de produtividade até a baixa qualidade de produtos e serviços, passando pelo atendimento precário ao cliente.
Claro que ninguém quer ter que lidar com esses tipos de problemas dentro de uma empresa. Assim, o modo de evitá-los é identificar e superar as barreiras de comunicação. Essa tarefa parece complicada, mas pode se tornar bem simples com o uso das estratégias corretas.
Para ajudar você, preparamos este post que abordará as principais características e meios de superação desse problema silencioso, mas sério, que ocorre nas empresas. Tenha uma ótima leitura!
É a famosa rádio-peão, muito comum dentro das empresas e, até mesmo, nas relações pessoais. Quase sempre acontece quando a informação é passada de boca em boca e não de maneira coletiva, por uma única pessoa, no mesmo momento.
Essas informações que não chegaram aos seus destinatários, ou que foram deturpadas, são as principais causas do famoso “eu não sabia que era assim” e acabam se tornando uma espécie de apoio para que atividades não sejam realizadas como deveriam.
Muitas decisões importantes tomadas pelos gestores da empresa não chegam a ser divulgadas nos setores táticos e operacionais. Por vezes, elas estão relacionadas até mesmo aos objetivos e metas do negócio.
A falta de conhecimento faz com que essas mudanças não sejam respeitadas. Isso gera um desalinhamento entre diretoria, gerência e operação, fazendo com que cada camada da companhia trabalhe por objetivos e metas diferentes.
Assim como ocorre o desalinhamento entre as hierarquias da empresa, as barreiras de comunicação também causam problemas entre os departamentos que deveriam trabalhar em conjunto para realizar entregas mais completas e integradas.
Um exemplo claro disso vem sendo resolvido, nos últimos anos, com a estratégia de vendarketing (vendas + marketing). A falta de alinhamento entre as áreas de marketing e de vendas acaba gerando a perda de negócios, simplesmente porque a comunicação entre os departamentos não ocorre de modo claro e objetivo.
As barreiras mecânicas são causadas por equipamentos de comunicação que não funcionam como deveriam. Por exemplo, internet lenta ou com quedas constantes, linhas telefônicas com chiados, computadores com travamentos, sistemas operacionais desatualizados, intranet com falhas etc.
Esse tipo de barreira é mais comum do que pode parecer e é causada, na sua essência, pelo preconceito social. Ela pode abranger desde condições socioeconômicas e culturais, até as questões relacionadas à homofobia, machismo, racismo etc.
Dentro das empresas, é muito comum se formarem as famosas “panelinhas” que reúnem as pessoas com características semelhantes. Muitas vezes, a falta de integração entre esses grupos e até mesmo uma pitada de competitividade pode prejudicar a comunicação de seus membros, alimentando algumas antipatias.
O fato é que muitos processos de gestão estimulam o aparecimento de barreiras de comunicação burocráticas. Por exemplo, o bloqueio de conexão com a internet para alguns dos funcionários, por questões de economia ou disciplinares, pode impossibilitar que eles recebam comunicados relevantes.
O recomendado é analisar e rever processos de gestão e como são feitos. Porém, evite canais de comunicação que sejam muito burocráticos, pois eles podem desencorajar e desanimar os funcionários.
Dependendo da maneira como for estabelecida a estrutura departamental e hierárquica da organização, algumas barreiras podem surgir, dificultando a fluência da comunicação dentro da organização.
A verdade é que até hoje é possível achar um excesso de departamentalização nos vários tipos de empresa, o que impossibilita uma circulação de informações mais eficientes ligadas a esta entre todos os funcionários.
Quando isso ocorre, isto é, quando os dados ligados ao negócio como um todo são bloqueados e ficam restritos a um pequeno grupo de funcionários, a compreensão dos objetivos que a organização deseja alcançar, assim como as estratégias determinadas para isso, fica verdadeiramente comprometida.
Diversas empresas, especialmente as multinacionais, geralmente têm mais de um escritório e várias filiais em outras cidades e até mesmo países. Nesse cenário, um dos grandes desafios encarados é fazer com que todos fiquem alinhados e com uma ótima comunicação, para que, dessa forma, os objetivos e metas sejam alcançados de maneira eficaz e na prática.
Todavia, se com funcionários que trabalham no mesmo ambiente essa realidade é difícil de ocorrer, imagine com profissionais trabalhando em outras cidades do país. A tecnologia é uma das principais soluções no momento de derrubar as barreiras da comunicação no mundo corporativo. A utilização de vídeos pode ser a melhor estratégia para superar as barreiras geográficas.
No cenário corporativo, os vídeos podem ser utilizados de várias formas para informar e engajar colaboradores em qualquer local, de modo fácil, dinâmico e econômico. Uma TV corporativa é uma ótima alternativa. Ela é uma excelente forma de deixar os colaboradores por dentro de tudo que é importante e está ocorrendo na organização, em qualquer localidade.
Geralmente, a omissão é utilizada para camuflar a falta de cooperação. Outras vezes, essa barreira ocorre involuntariamente, sem a intenção de causar mal, como não elogiar os bons trabalhos dos funcionários, por exemplo.
De uma forma ou de outra, a omissão ocasiona grandes danos para o ambiente corporativo e precisa ser evitada. Um pré-requisito básico para a construção de uma cultura comunicativa e que evita a omissão é uma comunicação interna eficiente com foco na transparência e cooperação.
Essa barreira se refere ao tom da abordagem da organização com o cliente. Assim, nesse cenário, o mais recomendado é realizar um estudo mais aprofundado sobre o público para saber como se comunicar com ele da melhor maneira. Ou seja, o modo que gere mais resultados.
Assim, deve-se considerar elementos como hábitos, faixa etária, nível de escolaridade, condição socioeconômica, entre outras variáveis que definam mais detalhadamente o perfil do consumidor de sua organização.
O que não foi comunicado pode trazer muito mais prejuízos a uma empresa do que algo dito desnecessariamente. Portanto, omitir informações dos colaboradores só os torna ignorantes dos reais desafios e objetivos da empresa.
Além disso, os feedbacks não devem ser economizados, sejam eles negativos ou positivos. Afinal, eles são de extrema importância e fazem parte do que precisa ser comunicado para que a produtividade melhore e os problemas sejam corrigidos.
Não deveria, mas é comum que informações nas empresas não sejam repassadas ou que sejam disseminadas de maneira distorcida com o objetivo de prejudicar o colega. Além disso, existem as famosas “puxadas de tapete”, que normalmente são permitidas por alguma falha na comunicação, principalmente entre líderes e liderados.
Nas empresas mais atuais, onde a geração Y já é predominante, a hierarquia não chega a se tornar uma barreira de comunicação. Porém, em empresas mais tradicionais, dirigir-se às pessoas de cargos mais elevados pode requerer certos protocolos que se tornam empecilhos importantes à boa comunicação, principalmente através do conflito de gerações.
Assim como a omissão, ou seja, a falta de comunicação, o excesso também é prejudicial. Afinal, muitos comunicados, tanto por e-mail, como impressos ou cara a cara, podem sobrecarregar os receptores e fazer com que sequer consigam assimilar o que está sendo dito. Portanto, filtrar a comunicação é muito importante para evitar esse excesso.
Outro grande vilão que se transforma facilmente em barreira de comunicação são os relacionamentos rompidos ou difíceis entre membros da equipe. Assim, as fofocas e o excesso de competitividade normalmente são os grandes responsáveis por esse tipo de situação e devem ser evitados a todo custo.
Quebrar as barreiras de comunicação dentro de uma empresa requer uma série de cuidados, como:
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Neste post, você pôde entender melhor as causas e consequências das barreiras da comunicação dentro de uma empresa e aprender algumas formas de superá-las. Assim, será possível evitar sérios problemas para a organização e garantir a manutenção da produtividade, da qualidade do seu produto ou serviço, da satisfação do cliente e dos profissionais que integram a sua equipe.
Agora que você entende o que são e como superar as principais barreiras de comunicação dentro de uma empresa, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à solução dessa importante questão?
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