⯇ VOLTAR

O ambiente de trabalho afeta a produtividade e a inovação? Veja como!

Navegue por tópicos

    Startups e empresas focadas em inovação não costumam ter escritórios que seguem os padrões tradicionalmente estabelecidos, e o layout desses ambientes não é escolhido sem motivos. Há comprovação de que as comuns estações de trabalho em fileiras, com cafeteiras posicionadas nas copas e salas de reunião sisudas não contribuem para um local mais produtivo.

    Para acompanhar a velocidade do mundo moderno, as empresas estão contando, cada vez mais, com a ajuda de arquitetos, designers e analistas de recursos humanos para construir escritórios que fomentem a criatividade, a inovação e a produtividade.

    Quer entender um pouco mais sobre a impacto do ambiente de trabalho na forma de um negócio operar? Então, continue com a leitura e confira os tópicos a seguir.

    Existe relação entre ambiente de trabalho e produtividade?

    O clima organizacional é composto de variáveis físicas e psicológicas. Isso significa dizer que as interações humanas, as relações de poder, a cultura da empresa e seu espaço físico interferem diretamente na satisfação do colaborador e, por consequência, na sua produtividade.

    Não estar atento a essas variáveis pode colocar uma empresa em uma situação grave. E os principais prejuízos de um ambiente nocivo são:

    Altas taxas de turnover

    Os funcionários ficam pouco tempo na empresa para atingir o potencial máximo de produtividade e a gestão de conhecimento é péssima.

    Os líderes causam medo aos liderados

    É normal e recomendado respeitar quem está em um nível hierárquico superior. Contudo, quando o ambiente de trabalho é nocivo, o medo prevalece e os funcionários não conseguem desempenhar suas funções.

    Não há socialização entre colaboradores

    O desenvolvimento de laços profundos é benéfico para que um grupo atue em direção a um mesmo objetivo.

    Todo mundo respeita a folha ponto

    Pode parecer uma coisa boa quando todos os colaboradores saem exatamente no horário após cumprir a sua jornada. Porém, o que essa pontualidade pode esconder é a falta de vontade de estar na empresa, socializar com os colegas e construir um ambiente agradável.

    Como criar um bom ambiente de trabalho?

    Investir em um bom ambiente de trabalho é chave para a produtividade dos colaboradores. Os prejuízos listados acima mais do que ratificam a importância de se preocupar com os aspectos físicos, sociais e psicológicos do dia a dia no escritório. E, afinal, como criar um ambiente agradável e que potencialize o desempenho da empresa?

    Invista no ambiente físico

    Investir no ambiente físico significa ter equipamentos modernos, conforto térmico, ergonomia, espaço de lazer e para refeições, elementos que são fundamentais para que o colaborador consiga atingir seu potencial máximo e sinta que a empresa é uma extensão de sua casa.

    Promova eventos de integração

    As relações interpessoais fazem do ambiente mais leve, agradável e dinâmico. O estreitamento dos relacionamentos fará com que haja maior conhecimento sobre o papel de cada um na organização e fomenta o compartilhamento de informações e experiências.

    Veja a flexibilidade como uma aliada

    As regras trabalhistas são fundamentais para a segurança do colaborador e do empresário. Contudo, saber dosá-las e permitir horários alternativos de trabalho ou até a possibilidade de home office engajam o funcionário e impactam positivamente na produtividade.

    Reconheça o potencial dos colaboradores

    Modelos de gestão bem-sucedidos e com clima organizacional positivo são aqueles que promovem o desenvolvimento do colaborador, reconhecem o seu potencial e mensuram suas entregas. O modelo de comissionamento funciona, mas não é único existente. Há a possibilidade de ofertar viagens, produtos e prêmios para aqueles que mais se adéquem a cultura e resultados esperados da empresa.

    Um bom ambiente de trabalho incentiva a inovação?

    Você promove a integração entre funcionários, reconhece o potencial e premia os melhores resultados e possibilita jornadas de trabalho flexíveis com direito a home office? Se você disse sim para todos esses itens é provável que você tenha um time produtivo e criativo.

    Contudo, ainda há espaço para melhoria — literalmente espaço! Como está a estrutura da sua empresa? O modo como as pessoas se comportam é diretamente influenciado pelo ambiente de trabalho no qual elas estão inseridas. Por isso, para ter um ambiente que incentive a inovação, lembre-se:

    Preocupe-se com a acústica

    Ninguém quer trabalhar em um espaço barulhento. O recomendado é que os setores que são mais barulhentos, como equipes comerciais e de relacionamento com o cliente, estejam afastadas das áreas que precisam de silêncio para atuar.

    Cuidado com a luminosidade

    Ambientes escuros podem causar cansaço visual, irritação e desconforto, fazendo com que os colaboradores percam o foco de produtividade.

    Crie espaços abertos, confortáveis e coloridos

    Eles ajudam na socialização e no compartilhamento de conhecimentos, além de instigar a criatividade.

    Use e abuse da natureza

    Esse contato com o “selvagem” faz com que haja uma maior comunicação com os nossos instintos primitivos, o que leva ao surgimento de novas ideias em situações em que o fluxo criativo é interrompido.

    Escute os colaboradores

    Criar ambientes personalizados às necessidades, desejos e vontades dos profissionais faz com que eles se sintam ouvidos e tenham ambientes que respondam à sua forma de exercer a criatividade e inovação.

    Reconheça ações inovadoras

    Sempre que algo for feito de forma diferente e trouxer resultados positivos, garanta que toda empresa fique sabendo o que foi feito. Ofereça uma gratificação aos responsáveis que tiveram a ideia inovadora e mostre-os o quão importante essas atitudes são para os resultados do negócio.

    Não existe um conjunto único de regras que garanta um ambiente de trabalho produtivo e que incentive a inovação. O que foi exposto neste artigo são boas práticas que ajudarão sua empresa a entender melhor os seus colaboradores e a começar os processos de mudança.

    Respeitar a cultura da empresa, analisar constantemente o clima organizacional e garantir que o modelo de gestão esteja adequado à visão do negócio farão com que o desenvolvimento de um plano de ação para a mudança do ambiente de trabalho ocorra de forma orgânica.

    Baixe nosso material e saiba como criar um ambiente de trabalho agradável.  

    Gostou do nosso post? Então, veja outro texto e entenda um pouco mais sobre como a flexibilidade pode ajudar a criar um ambiente de trabalho que promova a inovação e a produtividade.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.