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Uma agência de endomarketing torna a comunicação interna mais estratégica?

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    A contratação de uma agência de endomarketing influencia diretamente a comunicação interna, tão essencial para o sucesso das empresas quanto o planejamento estratégico ou a própria cultura da organização. Sem diálogo, o clima fica pesado, os erros aumentam, o retrabalho fica mais constante e todo o negócio acaba sendo prejudicado.

    Por isso, é cada vez mais comum a contratação de uma agência especializada em Comunicação Interna e Endomarketing para planejar ou reformular a comunicação, tornando-a mais atraente, estratégica e eficaz para o público interno e para a empresa.

    Os benefícios são muitos! Com conhecimento em diversas culturas e em várias organizações, a agência apresenta soluções que agregam valor e crescimento ao negócio.

    Nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e algumas razões pelas quais vale muito a pena contratar uma agência de endomarketing. Portanto, continue com a leitura!

    O que faz uma agência de endomarketing?

    O trabalho de uma agência de Comunicação Interna e Endomarketing reflete diretamente dentro das empresas.

    Seu objetivo é promover melhorias por meio da comunicação, da estratégia e de ações, pensando sempre na performance, na otimização de processos, nos resultados e na satisfação e orgulho dos profissionais e equipes.

    Muitas vezes, a agência começa avaliando a empresa e seus atuais resultados, indicadores, métricas internas, ações já realizadas e suas principais dores.

    Assim, pode-se entender melhor o estado atual da organização, definir bons objetivos e uma sólida estratégia para a melhoria contínua.

    A agência também dá todo o suporte necessário à aplicação e ao monitoramento das estratégias de comunicação e endomarketing, garantindo o sucesso no que é feito.

    Nesse quesito, é preciso destacar que comunicação interna (CI) e endomarketing são coisas distintas. A primeira acontece sempre que a empresa se comunica ou se relaciona com seus empregados por meio de canais internos ou pela liderança. A segunda acontece quando essa informação é transformada em algo mais atrativo, usando técnicas de marketing.

    As duas atividades, no entanto, estão cada vez mais relacionadas. É preciso buscar as informações certas, de forma atraente e funcional para os profissionais. Dessa maneira, será possível manter o alinhamento, a motivação e a alta performance no expediente.

    Por quais razões vale a pena contratar?

    Há muitos benefícios relacionados ao aprimoramento e ao desenvolvimento da comunicação interna. Por exemplo, a construção de um clima de transparência e bem-estar. Isso gera uma série de impactos secundários no negócio, tornando-o maior e mais competitivo. Confira.

    Melhoria na qualidade de vida

    Imagine uma empresa na qual o diálogo é disfuncional. Os talentos não se entendem, as equipes não têm sinergia e o trabalho acontece de forma precária, com erros e acidentes recorrentes por falta de alinhamento. Certamente, não há qualidade de vida.

    A boa comunicação, porém, conduz a um clima mais favorável e promove o bem-estar dentro da organização. Sendo assim, a empresa e os profissionais são beneficiados.

    Organizações que proporcionam qualidade de vida têm um melhor desempenho. Segundo a Exame, elas são 86% mais produtivas e 76% mais rentáveis. Além disso, certamente, têm profissionais mais leais, compromissados e dispostos a entregar o melhor.

    Comunicação mais estratégica

    Comunicação não se trata apenas de transmitir uma mensagem ou de criar um comunicado. É preciso ter objetivo, canais bem definidos e ciência de quem é o receptor do que está sendo dito. Portanto, ela pode ser estratégica e apresentar elevados índices de retorno sobre o investimento.

    A Willis Towers Watson confirma isso. De acordo com sua pesquisa, empresas que mantêm uma comunicação altamente eficaz tiveram um retorno dos acionistas 47% superior nos últimos 5 anos, quando comparadas às que se comunicam com menor eficácia.

    Não por acaso, algumas das maiores empresas do mundo investem com veemência no assunto e têm grandes projetos de comunicação interna e endomarketing.

    Aumento da produtividade diária

    A produtividade dos profissionais e equipes é preocupação diária, porém, muitas vezes, afetada pelo mau diálogo. Algumas pesquisas indicam que apenas 39% do expediente é realmente produtivo, sendo o restante gasto de maneira ineficaz.

    Quando não há comunicação, os funcionários não sabem o que fazer, quais objetivos perseguir e como apresentar o que foi feito. Então, a produtividade é afetada.

    Essa afirmação ganha força com a pesquisa feita pela Microsoft. Ao menos, 17 horas semanais são improdutivas. As armadilhas mais comuns são: falta de comunicação, reuniões pouco eficazes e objetivos turvos, eleitas por 32% dos talentos participantes.

    Retenção de profissionais talentosos

    Outro bom motivo para contratar uma agência de endomarketing está na retenção de talentos. Como ela ajuda a construir um ambiente de trabalho agradável e produtivo, também influencia os atuais profissionais a permanecerem na “casa” por mais tempo.

    Esse é um resultado-chave por dois principais motivos: primeiro, mantém os talentos na empresa e elimina demandas de novas contratações — lembrando que, hoje, 38% dos empregadores têm dificuldades em contratar mão de obra qualificada; segundo, mitiga gastos com rescisão e, portanto, torna a organização mais rentável e lucrativa.

    Maior satisfação dos colaboradores

    A qualidade do diálogo interno da empresa impacta diretamente o índice de satisfação dos funcionários, que se sentem mais integrados à equipe e reconhecem que são parte da empresa quando o endomarketing é aplicado.

    Essa prática eleva os índices de satisfação desse profissional, aumentando sua motivação e engajamento. Além disso, o contentamento com o trabalho afeta diretamente a produtividade e a retenção dos colaboradores.

    Melhora do clima organizacional

    Todos os benefícios citados acima contribuem para um clima organizacional positivo. Um ambiente sem conflitos, com um bom relacionamento entre colegas e com liderança, aliado à satisfação e à sensação de pertencimento experienciada pelos funcionários, faz toda a diferença no clima organizacional.

    Quando levamos em consideração que o capital humano é o mais valioso para uma empresa, o clima organizacional positivo é primordial para o desenvolvimento da organização, levando não só à construção de equipes firmes e engajadas, como à maior qualidade nos produtos ou serviços oferecidos.

    Diminuição dos gastos

    Colaboradores motivados estão mais propensos a aderir a sugestões que possibilitem uma produção mais alinhada e com menores custos. Eles serão mais conscientes em relação às suas atividades e ao impacto da sua rotina de trabalho no resultado, por isso, procuram realizar suas tarefas da melhor maneira, diminuindo retrabalhos e prejuízos.

    Além disso, a satisfação do quadro de funcionários faz com que o índice de desligamentos seja menor. Com isso, a empresa diminui as despesas com direitos rescisórios, novos processos seletivos e treinamentos.

    Fidelização de clientes

    Quando uma empresa decide investir em endomarketing, também aposta em mais treinamentos para os colaboradores, com o propósito de mantê-los mais engajados e alinhados ao negócio.

    Como consequência, o atendimento ao cliente é melhorado. Afinal, dificilmente um trabalhador mal-humorado ou descontente consegue apresentar um atendimento de qualidade.

    Sabe-se que essa qualidade de atendimento é um dos fatores-chave para a fidelização dos clientes. Muitas pessoas optam por pagar mais caro do que em um concorrente de produto muito similar, apenas pelo cuidado com que são tratadas. Portanto, o endomarketing também traz números positivos na retenção desses consumidores.

    Aumento dos lucros

    Uma organização que conta com funcionários motivados, maior produtividade, clientes satisfeitos e custos reduzidos certamente vai ter mais lucros em suas atividades, saindo na frente da concorrência e se consolidando no mercado.

    Além do crescimento corporativo, uma receita maior permite novas práticas que podem trazer um desenvolvimento ainda melhor, tornando esse ganho exponencial.

    Desenvolvimento do employer branding

    Os funcionários não são só os responsáveis pelo funcionamento e produção de uma empresa. Eles também acabam fazendo uma divulgação da corporação ao falar das condições de trabalho para amigos e família.

    Essa imagem corporativa é conhecida como employer branding  ― a marca empregadora ou a reputação como empregador.

    Um bom employer branding é importante para atrair os melhores talentos e também influencia a percepção dos consumidores em relação à empresa no mercado. Organizações com uma marca empregadora positiva conseguem se destacar fazendo as melhores contratações e, consequentemente, apresentando mais inovações, desenvolvendo produtos de qualidade superior e oferecendo um atendimento acima da média.

    Quais os sinais de que uma empresa precisa de uma agência?

    A ajuda externa deve ser sempre bem-vinda. A agência comumente tem um know-how extra e que pode ajudar a melhorar o que está sendo feito na empresa. Portanto, independentemente da atual situação, a agência de endomarketing é bastante útil.

    Existem situações nas quais a necessidade é ainda maior. Quando os resultados não estão de acordo com o esperado, o problema pode estar na falta de comunicação ou nas estratégias utilizadas para gerar valor. Por essa razão, o gestor deve ficar atento aos indicadores de desempenho. Confira alguns:

    • nível de satisfação da equipe;
    • percentual de assiduidade ao trabalho;
    • indicadores de metas atingidas;
    • rotatividade de profissionais (turnover);
    • número de conflitos interpessoais e intergrupais;
    • índice de retrabalho mensal;
    • nível de produtividade diária.

    Esses indicadores são fáceis de monitorar, portanto, caso haja alguma irregularidade, o ideal é contar com a agência. Existem sinais mais discretos e que também devem ser monitorados, por exemplo:

    • clima organizacional;
    • alinhamento das equipes;
    • relação entre líderes-liderados;
    • transparência no dia a dia;
    • inovação e criatividade.

    No entanto, o ideal é agir de maneira preditiva. Isto é, investir na comunicação e no endomarketing antes que os problemas surjam. Assim, será viável manter o negócio competitivo.

    Como foi possível ver no artigo, a agência de endomarketing tem foco no interior da empresa, objetivando promover felicidade e performance a todos do negócio. Existem muitas razões para contratar uma boa consultoria, por exemplo, a melhoria da qualidade de vida, a melhor performance diária e a retenção de colaboradores acima da média.

    Confira o passo a passo para fazer uma campanha de endomarketing. Acesse o conteúdo abaixo. 

    Agora, você está por dentro do assunto, certo? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir as soluções que temos especialmente para você. Vamos lá!

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