Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre ROI em comunicação, deve saber que calcular os resultados de forma precisa é fundamental para se obter sucesso em suas campanhas de marketing. Para isso, nada melhor que poder contar com métricas que demonstrem dados confiáveis e detalhados sobre o desempenho de cada ação realizada, para que se possa saber o que melhorar.
Portanto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é ROI em comunicação, como ele deve ser calculado e o que fazer com os resultados obtidos. Continue a leitura do post para saber mais sobre o assunto!
Return on Investment, ROI ou Retorno sobre Investimento, como também é conhecido, é o termo utilizado para se referir ao índice de lucro ou taxa de retorno em relação a um determinado investimento. Em geral, utiliza-se a expressão para se referir ao retorno que os recursos investidos para promover um produto, serviço ou marca, isto é, campanhas de marketing trouxeram para a empresa.
Em outras palavras, é o cálculo entre o montante investido e o quanto de capital a ação em questão trouxe de volta. Quando se fala em ROI em comunicação, estamos nos referindo às estratégias para se comunicar com o público-alvo, tanto nas mídias sociais quanto nos canais de atendimento do negócio.
Se a equipe de marketing não tem como medir os efeitos de cada ação desempenhada, não há como saber o que funciona e o que pode exigir ajustes. Dito isso, o ROI em comunicação oferece as ferramentas necessárias para mensurar os resultados e para que a empresa faça mais com menos recursos. Ou seja, o lucro possa ser aumentado e as despesas reduzidas.
O primeiro passo para se calcular o ROI em campanhas e ações de marketing é entender como cada plataforma no âmbito digital funciona e pode ser utilizada em benefício da promoção de produtos ou serviços da empresa.
Com a popularização do acesso à internet e o crescimento massivo do número de usuários em redes sociais, as seguintes ferramentas merecem destaque pelo fato de oferecem ótimos recursos de mensuração:
Você não precisa necessariamente utilizar as quatro alternativas citadas, mas é muito provável que em suas ações de marketing, ao menos uma das opções fará parte da estratégia geral.
Pois bem, como já foi dito, o ROI em comunicação representa o cálculo sobre a taxa de retorno em relação a um investimento realizado para que a empresa promova um produto ou serviço. Sendo assim, de forma simplificada, o cálculo é feito entre a quantia investida e o lucro obtido. A fórmula aplicada é intuitiva:
Isto é, todo o valor que o negócio obteve por meio das vendas que foram realizadas graças à campanha de marketing devem ser somados, os custos são subtraídos do montante e, por fim, deve-se dividir pelo valor obtido por meio do investimento que foi feito.
Dica extra: na hora de subtrair o custo que o negócio teve, é importante inserir todos os valores que integram o cálculo, como o valor das ferramentas usadas e horas trabalhadas pela equipe. Afinal, somente com informações precisas é possível chegar a um conhecimento aprofundado sobre quanto realmente foi gasto e qual o verdadeiro retorno (lucro) sobre os investimentos em comunicação.
Agora que você já sabe como calcular o ROI em comunicação, é importante conhecer outras formas de utilizar as informações obtidas para otimizar o poder de alcance de suas campanhas de marketing e a lucratividade do negócio.
Uma ótima maneira de usar os dados fornecidos pelo ROI e saber como anda o desempenho de cada ação da empresa é fazer testes A/B. Embora não exista uma “fórmula mágica”, não é por coincidência que essa prática tem sido cada vez mais adotada nos segmentos de comunicação e tecnologia.
Basicamente, consiste em dividir uma determinada campanha no ambiente digital em duas versões, separando o tráfego entre cada uma delas. Ou seja, enquanto uma campanha é criada com um formato, a outra é estabelecida com as modificações que a equipe considere necessárias. Dessa forma, se torna muito mais fácil identificar os pontos que podem gerar uma taxa de conversão mais alta.
O fato de uma campanha gerar resultados negativos não significa que a empresa está destinada a não obter sucesso. Contudo, a análise dos números apresentados é fundamental para que se possa saber os aspectos que necessitam de melhorias.
Se o resultado observado em uma ação foi negativo, podemos concluir que o retorno esperado no planejamento não foi alcançado, o que significa prejuízo financeiro. Entretanto, nos casos de retornos positivos, é muito importante fazer uma análise mais profunda para saber, de fato, quanto a empresa lucrou.
Seja qual for o resultado, lembre-se de que é crucial conhecê-lo e utilizá-lo como parâmetro no momento de iniciar novas ações, pois dessa forma, a equipe não cometerá as mesmas falhas e as chances de sucesso são muito maiores.
A sociedade moderna passa por mudanças constantes devido à forte presença tecnológica e a facilidade de acesso à informação, e é justamente por causa de fatores como esses que as empresas sempre se reinventam e investem em ações inovadoras. Dito isso, uma das aplicações dos dados obtidos pelo ROI em comunicação é a possibilidade de usar os números como base comparativa em relação a outras campanhas realizadas.
Como você pôde concluir, o ROI em comunicação tem as suas particularidades e é indispensável para que se possa conhecer o desempenho das campanhas de marketing. Afinal, os recursos destinados à promoção dos produtos ou serviços do negócio devem condizer com os resultados obtidos. Lembre-se de que é muito importante acompanhar as tendências da área e manter seus conhecimentos atualizados.
As informações abordadas neste conteúdo foram úteis para você? Então, não deixe de conferir também o nosso post sobre as principais tendências de comunicação interna de 2020 para ficar por dentro!
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