O suporte de uma agência de comunicação interna pode ser decisivo para o alinhamento e o engajamento da equipe de uma empresa. Isso porque, além de trazer uma bagagem valiosa para o desenvolvimento da área, a parceria com especialistas externos significa mais trabalho e valor gerado.
A comunicação interna é a área responsável por fazer circular informações oficiais dentro do ambiente corporativo. Também faz parte dessa responsabilidade elaborar mecanismos que permitam a troca e o diálogo entre as equipes, além da promoção do comprometimento dos colaboradores. Então, aliar-se a uma empresa especialista no assunto é válido.
Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, como uma agência de comunicação pode ser importante para uma empresa, quais são os benefícios dessa parceria e como o investimento nesse setor gera resultados para o negócio. Confira!
A comunicação interna, ou endocomunicação, é muito importante para permitir o fluxo de informações dentro de uma empresa. São as ações de comunicação interna que vão promover os valores, a missão e as metas do negócio entre os colaboradores, cultivando uma cultura organizacional saudável e que estimule um comportamento positivo.
Também é importante destacar que, com uma comunicação interna afiada, a informação circula entre os times e os colaboradores não só escutam o que gestores e colegas têm a dizer, mas também são ouvidos. O desenvolvimento de mecanismos que possibilitem essa troca faz parte de uma boa estratégia de comunicação interna.
Em empresas que não contam com uma comunicação interna profissional, o oposto acontece: as equipes não se comunicam bem e tendem a se isolar. A troca de informações entre os colaboradores continua acontecendo, mas, se não existe um canal oficial para isso, fofocas e rumores tomam os corredores. Essa situação implica um desgaste interno que se agrava com o tempo e pode causar a perda de produtividade, por falta de motivação, além de aumentar a rotatividade.
Outro papel importante da comunicação interna é o alinhamento da equipe de trabalho. Para gerar resultados consistentes, os times precisam direcionar seus esforços em uma mesma direção. Com boas práticas de comunicação interna e a divulgação constante dos objetivos e da missão da empresa, isso fica claro para todos.
Por fim, vale a pena ressaltar a importância da comunicação interna no processo de integração de novos colaboradores. Em vez de deixar os novatos perdidos nos primeiros dias, a empresa pode entregar materiais de introdução a eles e trabalhar processos para que eles se sintam parte do negócio rapidamente.
Como pode ser visto no tópico anterior, o trabalho de comunicação interna, dentro de uma empresa, pode não só ser volumoso como extremamente complexo. Muitas vezes, é difícil dimensionar essa demanda, e é relativamente comum que organizações tenham times pequenos, que não conseguem abraçar todas essas responsabilidades.
Por isso, uma das principais vantagens da contratação de uma agência de comunicação interna é a potencialização do trabalho da equipe: com um custo acessível, é possível contar com dezenas de especialistas que podem assumir responsabilidades estratégicas e operacionais para viabilizar a comunicação interna.
Com isso, a empresa ganha velocidade na tomada de decisão e também mais braços para a comunicação.
Outra vantagem é a qualidade do trabalho que será entregue. Os melhores especialistas em endocomunicação raramente estão dentro das organizações: para crescer profissionalmente, precisam trabalhar com múltiplos clientes e inseridos em um ambiente que valorize seu talento. As agências de comunicação fornecem tudo isso e, por essa razão, os melhores sempre estão nelas.
Por fim, tudo isso possibilita um resultado alinhado ao propósito da empresa e também com um olhar para várias formas de atuação, cenários e possibilidades, buscando inovação e criatividade de um segmento muito mais amplo.
Com o suporte da agência, a equipe interna pode focar em outras funções, porque conta com uma equipe que vai propor e apresentar soluções. O estratégico e o mais difícil, que é começar do zero, a agência assume com muita performance.
Quando uma empresa contrata uma agência, junto dela vem o conhecimento existente em termos de comunicação interna para empresas de vários setores, os desafios superados e as dificuldades encontradas. Então, o que o cliente recebe é uma somatória de tudo isso.
A Clima é uma agência completa de comunicação interna e endomarketing. Ela consegue realizar todo o trabalho nessa área, desde o planejamento estratégico até a execução de ações e rotinas, além de eventos corporativos e soluções criativas.
Na Clima, cada cliente tem um gerente de sucesso. É uma pessoa altamente capacitada e com experiência de mercado que vai conduzir o relacionamento, as reuniões. E, além disso, também existe o apoio do analista de sucesso, um profissional que também possui experiência de mercado.
O papel desse gerente é construir, junto ao cliente, metas que possam ser mensuradas e acompanhadas. Então, a cada três meses, o gerente se reúne com o cliente para apresentar os resultados do trimestre anterior e discutir as estratégias dos próximos três meses. O que falhou, o que pode melhorar e como vai mudar.
É comum que as áreas de comunicação interna sejam bastante operacionais. Não pela falta de capacidade da equipe, mas porque os que fazem parte dela estão lá para resolver todas as demandas, que são muitas. Isso impossibilita um trabalho mais inteligente e planejado.
E é exatamente esse gargalo que a agência é capaz de resolver. A Clima pode desafogar a parte operacional e, ao lado do cliente, pensar um pouco mais na estratégia.
Para comprovar os resultados entregues, a Clima trabalha com metas tangíveis e a mensuração do desempenho da parceria. E, por meio de indicadores, será possível revelar a performance e o valor gerado ao negócio pelo trabalho da agência.
Se o objetivo é, por exemplo, deixar o time mais proativo e engajado, é importante determinar quais métricas vão demonstrar isso, como pesquisas de satisfação interna ou até números de produtividade. Regularmente, esses índices são avaliados para que se possa verificar se as propostas foram realmente alcançadas.
O importante é contar com quem tem expertise no assunto para desenvolver e aplicar estratégias eficazes. Afinal de contas, a comunicação interna é primordial para gerar mais valor ao seu negócio.
Os benefícios da contratação de uma agência de comunicação interna podem ser percebidos tanto em curto quanto em longo prazo. Em pouco tempo, o fluxo de informações na empresa será mais ágil e bem estruturado. Isso significa que, em um momento inicial, já é possível alinhar as expectativas dos times e garantir que todos tenham acesso à comunicação oficial.
Aos poucos, o trabalho se expande e a cultura organizacional amadurece, potencializando o engajamento e o desempenho da empresa como um todo. Essa evolução pode ser mensurada por meio de métricas que expressem o sucesso do trabalho da comunicação, o que deixa os resultados dela mais tangíveis.
E agora que você já conhece a importância de uma agência de comunicação interna, aproveite para entrar em contato com a Clima e contar com os serviços de quem mais entende do assunto!
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