O ano de 2020 foi de desafios e aprendizados. O planejamento estratégico acabou ficando em segundo plano, dando espaço para ações imediatas e sem muito preparo – algo que deve ser deixado para trás neste novo ano.
Já falamos aqui no blog da Clima sobre algumas tendências da Comunicação Interna para 2021, tais como a sustentabilidade, o bem-estar dos colaboradores e a necessidade de produzir relatórios consistentes. Além disso, também é possível ouvir a opinião de especialistas sobre a área de Comunicação Interna (C.I.), que cada vez mais tem sido vista como fundamental dentro das organizações.
Pensando nisso, o head de conteúdo e especialista em comunicação interna Tim Vaughan ouviu alguns dos principais profissionais do mercado para saber o que eles esperam de 2021. Por ser um assunto extremamente relevante, trouxemos os principais pontos ouvidos pelo comunicador.
“A covid nos mostrou que não devemos complicar e nem demorar para fazer as coisas. Precisamos manter a simplicidade, com mensagens mais curtas e compreensíveis. Se um e-mail servir, envie o e-mail. Se um telefonema ou videoconferência servir, faça isso. Mas, acima de tudo, aja rápido. Tudo o que for necessário para entregar o que nossos colegas precisam.
Também devemos abandonar a ideia de que a comunicação interna necessita de grandes e caras campanhas. Durante a pandemia, não foi nenhum anúncio grande que motivou nossos colegas de trabalho ao redor do mundo: eram as histórias de pessoas na linha de frente.”
“Se 2020 nos ensinou alguma coisa, foi que uma boa comunicação tem a ver com mudanças e adaptação. Trata-se de ser flexível, encontrar maneiras de alcançar uma variedade de público e garantir que as mensagens ressoem e tragam clareza entre os colaboradores.
À medida que entramos em um ano que certamente trará mais mudanças, também há mais potencial para os colaboradores se desconectarem. Para ajudar a romper o ruído, os comunicadores devem entender o que ressoou e terem tempo para ouvir seu pessoal, a fim de construir um conteúdo hiperpersonalizado e criado com seu público em mente”.
“Todo mundo sabe que 2020 foi um ano difícil. Portanto, em vez de ser excessivamente otimista, vou examinar o que considero os desafios e principais perigos com os quais os comunicadores internos devem se preparar para 2021, presumindo que não haja um retorno ao cenário pré-covid:
Temos que estar cientes dos perigos que podem surgir pela falta de interação cotidiana a longo prazo, incluindo mudanças nas normas sociais. Por isso, é preciso rever o que foi prometido durante a pandemia, principalmente no quesito tratamento do colaborador”.
“2020 nos ensinou que as previsões são jogo de tolos. Quem poderia ter previsto que uma pandemia viraria nosso mundo de cabeça para baixo? Mas também encontramos luz no fim do túnel: as empresas perceberam que a comunicação interna é mais valiosa do que nunca. Então, o que vem por aí?
Com múltiplas crises em 2020, os CEOs enfrentaram sua própria humanidade e se tornaram, digamos, mais humanos. Os funcionários continuarão a esperar que os executivos apareçam, ouçam mais e falem menos. Os líderes precisarão revisar seus valores, suas políticas e suas práticas corporativas para garantir que sejam consistentes, aplicáveis e acionáveis”.
“Se aprendemos uma coisa em 2020 foi a importância de nos conectarmos com os colaboradores em um nível mais emocional, mostrando o lado carinhoso da comunicação. Ouvir se tornará mais sofisticado e vai além das pesquisas básicas, à medida que as organizações percebem os múltiplos benefícios de levar o processo a sério.
O desafio dos gestores de comunicação interna será consolidar muitos dos ganhos conquistados em 2020, como maior visibilidade online do gestor sênior e melhor aproveitamento das plataformas digitais internas. Mudanças nas práticas de trabalho irão dominar a agenda de negócios”.
“Em 2021, quando você fizer uma promessa ou apoiar uma causa, funcionários, clientes e o público vão querer examinar mais a fundo as provas de que suas palavras correspondem às suas ações. As conexões levarão a mais engajamento e confiança, enquanto as desconexões levarão a uma falta de confiança e, pior, a riscos de reputação.
A palavra para muitas organizações no próximo ano será sustentabilidade como resultado das consequências da pandemia. Isso significará reorganizações e reestruturações, para cortar custos e aproveitar novas oportunidades e formas de fazer negócios”.
“Nos últimos meses, organizações em todo o mundo viram seus números de engajamento dispararem. Lamentavelmente, isso parece ser menos o resultado do pensamento criativo e da inovação por parte dos comunicadores internos e mais devido aos funcionários que desejam contato humano e informações em um tempo de crise.
À medida que as tão esperadas vacinas forem lançadas, a conversa em torno da covid deve se acalmar. Depois, precisamos considerar os 3 C’s: conteúdo, canais e cultura. O ano passado deu destaque à comunicação interna e isso aumentou o respeito e o reconhecimento pela comunicação com os funcionários”.
“2021 será o ano da produtividade. E a motivação será o combustível para essa produtividade. As organizações precisam entender o que motiva seus funcionários como indivíduos. Por isso, comece a personalizar a Experiência do Funcionário.
As pessoas tendem a ser cautelosas quanto à mudança de emprego; então, o que você prefere: ter um grupo de funcionários que se sentem presos em sua organização atual ou um grupo que está motivado, produtivo e alinhado ao propósito central?”.
“A experiência compartilhada de superar uma pandemia tornou a empatia não apenas possível, mas obrigatória. O significado disso requer um conteúdo mais atencioso e autêntico. A empatia precisará impulsionar a criatividade, ou suas mensagens não funcionarão ou desencadearão reações negativas.
Para ajudar na recuperação das empresas, precisaremos conversar sobre coisas que não são tão graves quanto a covid . No entanto, precisaremos encontrar novas maneiras de tornar essas mensagens relevantes”.
“Não importa quão visível seu CEO tenha sido em 2020 ou quão bem avaliado foram os seus boletins sobre a covid, é fundamental voltar a focar em três coisas em 2021. Em primeiro lugar, retornando a uma abordagem mais holística de engajamento dos funcionários. Em segundo lugar, capacitar nossos gerentes fora da liderança sênior. E, em terceiro lugar, focando mais nas habilidades internas de conteúdo visual.
Devemos gastar uma proporção maior de nosso tempo treinando gerentes, hospedando sessões de treinamento de mensagens-chave e equipando os gerentes com os princípios de comunicação interna que conhecemos e consideramos garantidos, como entender seu público e os resultados que você deseja alcançar”.
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Como você pôde notar, os especialistas acreditam que 2021 será um ano de desafios e conquistas. Para isso, será necessário se aproximar cada vez mais dos colaboradores e praticar a empatia. A comunicação interna deverá ser mais estratégica, criando soluções criativas para engajar cada vez mais as pessoas.
E isso é algo que a Clima Comunicação tem pleno domínio. Estamos desde 2010 criando as melhores soluções para nossos clientes e aproveitamos o ano passado para ampliar ainda mais nossas possibilidades de atuação. Por isso, confie sua comunicação interna a quem realmente entende do assunto. Entre em contato conosco e descubra como poderemos revolucionar o seu negócio.
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