A acessibilidade continua sendo um desafio no Brasil. Em nosso país, são mais de 13 milhões de pessoas com deficiência (PcD), de acordo com o Censo de 2010, do IBGE, e elas enfrentam desafios diários por conta da falta de preparo dos ambientes. Para piorar, ainda há a questão da falta de oportunidades no mercado de trabalho e de contratação PcD.
A Lei nº 8.213/1991, sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, prevê cotas para as PcD na ocupação de cargos. Ou seja, essa foi uma forma de tentar diminuir a desigualdade causada pela falta de contratação das pessoas com deficiência. Portanto, a lei prevê as seguintes cotas para as empresas:
Ainda assim, muitas empresas apenas preenchem as vagas para respeitar a legislação. Em um mundo ideal, as oportunidades seriam mais amplas e iguais. Neste Dia Nacional do Deficiente Físico, comemorado em 11 de outubro, vale ressaltar as vantagens da contratação de pessoas com deficiência (PcD) em sua empresa.
Muitos empregadores acreditam que as PcD são as que mais faltam ao trabalho por conta de problemas médicos. Entretanto, a realidade é bem diferente: uma pesquisa conduzida na Austrália mostrou que as pessoas com deficiência (PcD) têm 40% menos probabilidade de apresentar um atestado médico em comparação aos outros funcionários. Além disso, as PcD também são as que mais permanecem em seus empregos e as que menos sofrem lesões que renderiam indenizações por acidente de trabalho.
No emprego certo, a PcD pode ser igual ou superior a quem não possui deficiência. Assim, sua condição costuma contribuir para que as demandas ganhem novas e interessantes perspectivas. Ou seja, essa diversidade é benéfica tanto para a empresa quanto para os demais colaboradores.
Clientes e funcionários valorizam as empresas que abrem as portas para a diversidade. Assim, investir na variação dos colaboradores pode trazer uma imagem positiva a seu negócio. Isso, inclusive, deveria fazer parte da cultura da empresa e dos colaboradores, criando um ambiente mais preparado para lidar com as diferenças.
A pandemia da covid-19 pode ser um divisor de águas na questão de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. Infelizmente, muitas relatam discriminação e preconceito em seus ambientes de trabalho, mas o modelo home office pode mudar esse cenário.
Se antes o home office era visto como algo temporário, hoje ele já passa a ser discutido como um regime permanente para diversas funções. Ou seja, é nesse âmbito que as PcD podem acabar ganhando mais abertura de oportunidades por parte das empresas.
Além disso, a contratação em home office faz com que as empresas tenham menor preocupação em adaptar suas dependências para receber funcionários com deficiências. Isso garante que a empresa respeite a legislação, permitindo ir além do limite mínimo estipulado pelas cotas.
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais