É muito normal que, nas empresas, os termos comunicação interna e endomarketing sejam entendidos como sendo a mesma coisa. Contudo, na verdade não é bem assim. A comunicação interna tem o intuito de comunicar o público interno da instituição sobre os mais diferentes assuntos que auxiliam nos processos da empresa.
Já o endomarketing, por meio de estratégias comunicacionais, procura fazer com que os funcionários se sintam mais motivados e engajados com o seu trabalho. Assim, é possível dizer que têm o mesmo público-alvo, mas os objetivos e práticas de cada ação são distintos.
Entretanto, você sabe qual a relação entre esses dois termos? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
A comunicação interna nada mais é que uma área da comunicação incorporada que foca suas atividades nos funcionários de uma organização. Refere-se à transmissão e o compartilhamento de dados importantes e estratégicos em um ambiente corporativo. Essa troca pode ser realizada tanto entre superiores e subordinados, e vice-versa, ou entre os colaboradores que estejam em um mesmo nível hierárquico.
Essas informações podem ser a propagação das missões, valores, visões, estratégias de mercado e objetivos organizacionais, até algo mais direcionado e restrito a um grupo de colaboradores, como metas e feedbacks por setor. A principal finalidade da comunicação interna é manter os funcionários alinhados e engajados com as causas, os objetivos e os discursos da empresa.
Assim, são estimuladas determinadas condutas que estão de acordo com o que a empresa prega. Para que isso seja possível, o relacionamento com os funcionários da organização precisará ser constante, transparente, simples e empático. A comunicação interna, como o próprio nome diz, é direcionada para o público interno das empresas.
As estratégias de comunicação interna englobam todas as formas de diálogo que a organização tem com seus funcionários, podendo utilizar ferramentas como jornais, newsletter, TV corporativa, revistas de circulação interna, entre outros.
Profissionais de relações públicas, comunicação ou jornalismo são os responsáveis pela comunicação interna em geral, que por meio de certos canais fazem a publicação de ações, informações institucionais, programas, resultados e metas, sempre de maneira clara e objetiva.
É importante ressaltar que, hoje em dia, a comunicação é, na verdade, uma via de mão dupla. Em outras palavras, não são somente os gestores que são responsáveis por transmitir mensagens aos funcionários. Em empresas atuais, os colaboradores têm voz e também podem participar por meio de canais de resposta, oferecendo feedback e ajudando nas melhorias.
Uma questão relevante a ser comentada é com relação à geração millennial. O seu comportamento é muito diferente das anteriores, especialmente no ambiente profissional. Essa é uma atitude categórica e que dá prioridade ao bem-estar dentro do ambiente organizacional, antes mesmo de qualquer salário ou outro benefício. O millennials não são muito atraídos por altos salários, mas sim por jornadas e modelos de trabalho flexíveis, que possibilitam maior qualidade de vida.
O professor e consultor brasileiro Saul Faingaus Bekin foi quem criou o termo “endomarketing”. Ele que foi o primeiro a utilizar esse conceito no sentido de marketing direcionado para dentro: uma ação interna da organização que objetiva manter os colaboradores muito bem integrados e informados.
Muitas pessoas também chamam o endomarketing de marketing interno. As técnicas de marketing interno precisam anteceder o marketing externo. Com ele, é possível realizar ações de marketing direcionadas para colaboradores e funcionários com o intuito de deixar muito bem claro os valores e as práticas determinadas, de forma estratégica para satisfazer os clientes da organização, conquistá-los e fidelizá-los.
O endomarketing sempre existiu em organizações que sabem quanto é importante manter um ambiente adaptado e com a informação transcorrendo de modo adequado, sustentando líderes e liderados com as informações e dados que precisam para realizar suas funções e alcançar os objetivos corporativos.
Isso é possível por meio de um jornal interno ou de um simples mural de avisos até por uma newsletter da empresa ou um sistema integrado de comunicação e inteligência da informação, que faz o compartilhamento de dados e decisões de modo online e em tempo real.
Os objetivos do endomarketing são oferecer agilidade e simplificar todo o processo de comunicação, compartilhamento e troca de informações para formar um relacionamento aberto com o público interno. Assim, é possível deixar bem explícito os objetivos da instituição, ordenando e fortalecendo as relações entre os funcionários e as lideranças do negócio, bem como entre setores e áreas da empresa.
Esse é um processo direcionado para a harmonização e a sincronização da informação, a fim de implementar, de modo consistente, a estrutura de marketing nas organizações, que tem como intuito uma ação direcionada ao atendimento das demandas do mercado e os anseios dos clientes.
É internalizar o conceito de “consumidor” nos processos da organização, para se conseguir a otimização na qualidade dos serviços e produtos disponibilizados no mercado, por meio da maximização da produtividade pessoal de cada colaborador e dos processos internos como um todo.
Uma boa rede de comunicação interna pode ajudar no feedback, na colaboração e na implantação de um relacionamento transparente na organização. Por essas e outras razões é que ela é uma ferramenta tão essencial de relacionamento em instituições de qualquer porte ou segmento.
É importante ressaltar que a comunicação interna será uma forte aliada para o ordenamento de departamentos diferentes de uma mesma instituição, e a falta de posicionamento obviamente afetará a produtividade.
Imagine que o marketing da companhia queira promover seus produtos. Certamente, o setor precisará estar alinhado com os outros para saber exatamente onde investir, quais os objetivos da promoção e que produtos tem maior e menor demanda. Inclusive, não existe colaborador que não deseje se sentir reconhecido, ouvido e membro de uma boa equipe. Uma instituição bem estruturada tem funcionários mais motivados e, para que seja possível oferecer esse valor, é recomendado um projeto de comunicação interna bem formado.
Ele poderá ser um canal essencial para reconhecer e celebrar boas práticas e metas cumpridas. Isso auxiliará na criação de uma cultura de valorização e agradecimento na empresa. A organização deve ser dona da sua informação. Assim, a comunicação interna conseguirá combater as fofocas de corredor, chamadas de “rádio-peão”.
Da mesma forma que jornalistas procuram fontes oficiais para se informarem sobre algum assunto, seus funcionários procurarão por você — e o canal que você usará para informá-los será um projeto de comunicação interna bem estruturado. Inclusive, a comunicação interna será um bom amigo para se ter ao lado em cenários de crise interna ou externa.
A regra diz que, em situações como essas, gestores precisam se preservar e falar o menos possível, com o intuito de evitar exposição. Todavia, saber o que, como e quando comunicar pode transformar uma situação desagradável em um contexto positivo, no qual o executivo estará cercado de aliados.
Com a comunicação interna e o endomarketing bem estruturados, os colaboradores se sentem engajados com os objetivos da organização, logo, é normal que eles façam mais esforço para colaborar com a empresa. Cada um começa a compreender melhor seu papel na organização, sua importância e o impacto que seu trabalho cria nos resultados da empresa como um todo.
Isso facilita que os profissionais consigam saber quanto eles e suas equipes necessitam produzir para que o seu negócio seja beneficiado. Por fim, mais motivados e focados, a propensão é de que a produtividade também seja maior. Essas noções de relevância e de produtividade para a organização contribuem também para que os funcionários permaneçam por mais tempo na empresa.
No endomarketing, as atividades desenvolvidas são de relacionamento com o profissional — como se eles fossem clientes internos —, com o intuito de gerar fidelidade, de maneira que atuem sempre em benefício da instituição e que consigam atender melhor seus clientes finais.
A falta de integração afeta as empresas, e uma das formas de solucionar esse gargalo é por meio do marketing interno, que também objetiva ter maior integração e alinhamento entre a organização e seu funcionário, transmitindo a informação com estratégias e técnicas de marketing.
Entre as ações mais populares de endomarketing, encontramos: festas ou happy hours, peças gráficas (banner, display de mesa etc.), manuais técnicos e educativos, e-mail marketing, vídeos institucionais, palestras etc. O fato é que a aplicação de endomarketing pode acontecer em dois momentos.
O primeiro no gerenciamento de mudanças e o segundo no gerenciamento da comunicação. Nesse cenário, o processo determina um sistema informativo, que possibilita subsídios aos funcionários para que consigam executar suas tarefas com eficiência. O endomarketing destaca-se, nesse contexto, como motivação para o comprometimento dos funcionários e da empresa.
Logo, a informação deve sempre estar em primeiro lugar. O endomarketing constitui uma relação de troca entre funcionários e empresa. Dessa forma, a imagem que eles têm da empresa gerará resultados no contexto geral. O endomarketing utiliza o convencimento e a persuasão do profissional. É utilizada uma campanha para mostrar a ele como é essencial agir de certa forma ou utilizar uma determinada prática.
Da mesma forma que em outros processos, é necessário ser planejada da forma adequada e muito bem executada, seguindo as melhores práticas utilizadas pelo mercado, a fim de que as ações de endomarketing estejam alinhadas aos objetivos da instituição e possam dar resultados efetivos.
Já a comunicação interna é utilizada na transmissão de informações da empresa ou setores afins, por meio de canais internos e de lideranças para seus colaboradores, como novas estratégias, ações, metas e objetivos de trabalho. As mensagens podem ser divulgadas por inúmeros canais, como e-mail, rede social corporativa, newsletter, entre outros.
O engajamento acontece por autoconvencimento. No caso da comunicação interna: a equipe absorve uma informação emitida pelos canais oficiais e consegue tomar atitudes bem mais engajadas com a empresa. A comunicação interna tem como regra básica comunicar aos funcionários as ações executadas pela empresa, como ela funciona, sua visão, missão e valores, além de integrar equipes e indivíduos gerando fluxo colaborativo.
A comunicação interna traz estímulo ao diálogo e também à troca de informações entre a base operacional e a gestão executiva, na procura por qualidade. Devido à sua importância, a comunicação interna é muito importante quando o assunto é sair da crise.
Por mais que tenham focos diferentes na relação entre funcionário e empresa, e com ligações a áreas diferentes (administração e comunicação), a comunicação interna e o endomarketing apresentam um forte ponto em comum. As duas objetivam a lucratividade do negócio — a primeira de maneira mais acentuada a longo prazo e a segunda mais imediatista.
Toda ação voltada ao público interno tem intuito de conseguir lucros e expansão no mercado. Para tal, compreende-se que a principal ferramenta para conseguir esse objetivo são as pessoas.
Conheça alguns passos para estruturar uma boa comunicação nos tópicos a seguir!
A comunicação interna nas organizações tem como principal intuito fazer com que os profissionais fiquem alinhados e engajados nas causas, propósitos, discursos e identidade do negócio. Contudo, é necessário ir a fundo nessas questões, ordenando os objetivos estratégicos do negócio com as metas da comunicação.
Para tal, enxergue as trocas de informações na empresa como um meio que pode colaborar para realizar os propósitos. Nessa fase, é essencial fazer um diagnóstico da instituição, separando os processos que o desempenho está abaixo da média dos bem-sucedidos. Ele pode ser realizado por meio de uma avaliação com todos os funcionários, questionando quais são os procedimentos que apresentam bons resultados e os que estão ultrapassados.
Uma fase essencial para criar uma boa estratégia de comunicação interna é conhecer bem seu público corporativo. Dessa forma, é possível delinear um perfil dos profissionais, o que vai servir de orientação para as etapas seguintes do processo.
Faça a coleta de informações sobre sexo, idade, local de moradia, formação e estrutura familiar com o intuito de conhecer a fundo um pouco mais das pessoas da empresa. Você pode também aprofundar a pesquisa para conhecer aptidões, gostos e ferramentas tecnológicas aos quais o time está mais acostumado.
É relevante juntar dados também sobre o modelo de trabalho de cada um dos profissionais. Funcionários que trabalham no escritório são diferentes dos que atuam no campo, por exemplo. Dessa forma, os meios para eles se comunicarem precisam ser diferentes.
A organização que realiza um bom planejamento tem um diferencial competitivo se comparado aos concorrentes. A etapa de planejamento é a que apresenta as ações a serem feitas, a fim de que os objetivos sejam conquistados. É necessário desenvolver um plano detalhado, claro e adequado para evitar dificuldades e falhas na implementação.
Da mesma forma que em outros projetos, a comunicação visual e interna exige um planejamento para pôr em ordem tudo que será realizado depois. Uma estratégia consistente e organizada depende de um planejamento que antecipe as ações a serem realizadas e as metas a serem alcançados. No caso da comunicação interna, os objetivos mudam de organização para organização, mas alguns mais conhecidos são:
Para criar uma boa estratégia de comunicação interna é possível utilizar vários canais. É essencial pensar que o recomendado é ter mais de um mecanismo para trocar informações, apostando em muitos meios complementares. Os meios mais utilizados são: murais, e-mail, vídeos, convenções, intranets, reuniões e TVs corporativas.
Não há necessidade de utilizar todos, mas é recomendado variar entre os eventos presenciais, os meios tradicionais e os canais digitais. Dessa forma, será possível atender às preferências de todos os colaboradores e haverá mais alternativas para adaptar os conteúdos das mensagens.
Você iniciou todo o processo realizando um diagnóstico da comunicação na organização, pesquisando o público interno e determinando objetivos. Depois, foi realizado um planejamento e a definição dos canais de trocas de informações. Com essas etapas concluídas, é possível implantar novas medidas.
A partir desse cenário, a instituição deve fazer o monitoramento dos resultados criados pela nova estratégia de compartilhamento de dados entre os colaboradores. Isso é essencial para analisar quais foram as consequências trazidas pela mudança.
Continue a leitura e entenda como colocar o endomarketing em prática.
A comunicação interna é uma das principais estratégias de endomarketing. Com ela, a organização institui e mantém um canal direto com o time, assim, todos terão mais agilidade nas atividades da empresa. Também, é possível utilizar inúmeras ferramentas para essa finalidade: folhetins, jornais, vídeos e murais.
Os canais de diálogo direto são bem relevantes para haver uma boa comunicação. É por meio deles que os colaboradores também têm voz ativa, ao contrário da comunicação unilateral de baixo para cima. Dessa forma, podem oferecer sugestões de melhorias na organização.
A fim de trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, essa ideia é interessante. As palestras motivam os profissionais a manter o foco nas metas da organização. Inclusive, revelam a missão da empresa, suas metas anuais e como podem ser conquistadas.
Os funcionários precisam sentir que são essenciais e que fazem a diferença na empresa. Além disso, não deixe de lembrar e celebrar as datas comemorativas no trabalho, como Dia da mulher, Dia do trabalho e Dia das mães, por exemplo.
Invista em ações que atestem os resultados alcançados por funcionários, caso você queira ver seu negócio prosperar. É comum dar destaque aos que conseguiram se sobressair e alcançaram ótimos resultados. Todavia, não deixe de reconhecer práticas e ideias inovadoras e soluções criativas.
Para tal, não é necessário gastar muito. Muitas vezes, é só mencionar os bons exemplos em reuniões, como um modelo de boas práticas na organização. Essa competição interna é saudável. Objetivar o reconhecimento no trabalho é o que alimenta uma melhoria contínua.
Existem alguns benefícios que são mais comuns, como vale-alimentação, plano de saúde e vale-transporte, mas há outros que podem ser disponibilizados. Algumas alternativas de benefícios são: cupons de desconto, convênios com academias, ingressos para filmes etc.
É importante ofertar benefícios diferenciados que otimizem o bem-estar dos colaboradores. Afinal de contas, isso motiva a qualidade de vida dos funcionários. Por outro lado, faz com que eles fiquem mais comprometidos com a empresa.
Muitas instituições também atuam na bonificação de funcionários com bom desempenho, oferecendo algum bônus ou premiação. Eles podem ser pagos de várias formas:
Sabemos que a remuneração e os benefícios são, de fato, relevantes para estimular o público interno. Contudo, uma das melhores formas de comunicar os valores da organização é oferecer treinamentos. Ou seja: auxiliar os funcionários a se desenvolver profissionalmente, especialmente com conhecimento.
Se uma organização investe em capacitação, como atendimento ao cliente, ela aposta nos colaboradores, e todas as partes ganham com essa ação. Assim, a organização tem um time mais qualificado e engajado.
Agora que você está por dentro das semelhanças e diferenças entre a comunicação interna e endomarketing, deve se perguntar como ajustar ambas as estratégias. Como já foi dito, o endomarketing demanda planejamento e especialmente a participação de profissionais responsáveis pela comunicação interna da empresa.
O elemento em comum é o resultado da organização e, nesse contexto, endomarketing e comunicação interna precisam aproveitar a melhor sinergia que há, a fim de permitir o alinhamento. Um exemplo seria trabalhar a estímulo com reconhecimento e interação, por meio de metas conquistadas ou ações sociais executas.
Nesse cenário, existiriam ações de endomarketing fundamentadas em elementos vastamente divulgados, por meio da ferramenta de comunicação interna, consolidando o objetivo e existência da instituição.
Por fim, o recomendado é que a comunicação interna e o endomarketing se complementem, para dessa forma conquistar resultados ainda melhores para os dois métodos. Entretanto, antes, é primordial compreender quais os objetivos da organização e se estes são de curto ou longo prazo. Essas questões são de suma importância para que o planejamento das áreas relacionadas seja mais acertado.
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