Uma comunicação assertiva na empresa é fundamental para diminuir falhas nos processos, mitigar erros e evitar ruídos. Para tanto, a mensagem deve ser transmitida de forma clara, a fim de colaborar para o bom entendimento de todos os envolvidos. Nesse cenário, é preciso somar esforços e estar atento para que a comunicação seja um agente de transformação positiva dentro da empresa, colaborando para uma maior produtividade, fator fundamental para diferenciar os negócios.
A comunicação dentro da empresa é uma responsabilidade de todos, e tem no setor de comunicação e marketing um importante aliado para disseminar uma cultura de aprendizado e informação constante. Quer saber como ter uma comunicação assertiva dentro da empresa?
Então, confira essas 8 dicas que separamos para você!
Podemos entender como comunicação assertiva a capacidade de dizer o que precisa ser dito de forma equilibrada, respeitando os envolvidos de maneira a sensibilizá-los com o ponto de vista apresentado.
Nas empresas, a comunicação assertiva deve estar alinhada aos objetivos organizacionais, sendo expressa de forma honesta, clara e concisa, considerando o nível de consciência do público interno e as suas relações com o meio organizacional.
Nesse cenário, uma comunicação assertiva é fundamental para o sucesso de uma organização. Contudo, se ignorada, tende a dificultar as relações, causando prejuízos para a execução dos processos e o alinhamento das demandas.
Isso gera graves prejuízos para as companhias, como a perda de produtividade. Para solucionar essas questões, é preciso investir na conscientização dos públicos de relacionamento, entre eles, líderes, subordinados e alta gestão da empresa.
Uma comunicação assertiva passa pela habilidade interpessoal dos profissionais envolvidos no ambiente empresarial. Apesar de o setor de comunicação e marketing ser um importante agente facilitador, são as pessoas as verdadeiras responsáveis por levar informações, ideias, bem como são elas que defendem pontos de vistas e propõem soluções.
Se a sua empresa ainda não conta com profissionais com a habilidade de uma comunicação assertiva, veja como orientá-los com as dicas que separamos para você!
O despertar da consciência de uma boa comunicação no ambiente organizacional é fundamental para conquistar o comprometimento das pessoas. Para isso, peça ajuda ao setor de RH e proponha treinamentos, começando pelas lideranças e depois desça para os demais níveis hierárquicos. Com todos alinhados, fica mais fácil buscar o comprometimento de todos na busca de uma boa comunicação assertiva, que é um processo diário.
A comunicação pode ser verbal e não verbal. Alinhá-la ao ambiente e a seus interlocutores é fundamental para alcançar os objetivos almejados. Além disso, é preciso adequar o discurso para que todos entendam a mensagem que se deseja passar. Por exemplo, o gestor financeiro não pode falar sobre métricas de finanças para a equipe de manutenção da mesma forma que fala com a equipe de contabilidade.
Isso porque o nível de conhecimento e consciência a respeito dos dados são diferentes. Contudo, esse gestor pode adequar o discurso dando exemplos práticos à realidade de cada função, para que os funcionários sejam elucidados e, dessa forma, consigam alcançar os resultados almejados.
A empatia é um dos requisitos mais esperados pelas organizações, em especial pelas lideranças. Isso porque, quando o interlocutor se coloca no lugar do outro e entende o momento dele, fica mais fácil criar uma conexão, facilitando o discurso e a seleção das melhores palavras para sensibilizar os receptores das mensagens.
No entanto, para alcançar esse nível de eficiência, é preciso dedicar tempo para ouvir as pessoas. Somente dessa forma será possível somar subsídios para se alcançar o patamar de empatia desejado, capaz de gerar confiança em seus interlocutores.
É preciso garantir que as pessoas entendem o que o interlocutor deseja dizer. Muitas vezes, o excesso de confiança pode ser confundido com arrogância, e isso acaba por afastar as pessoas. Do contrário, a falta de confiança no que se fala, também pode prejudicar a eficiência da comunicação.
Logo, é preciso prestar atenção no tom de voz, expressões faciais, gestos, palavras e também no ambiente e nos receptores das mensagens. Dessa forma, fica mais fácil garantir que a mensagem está realmente alinhada com o momento do outro e o discurso da empresa.
A falta de sensibilidade para perceber o momento do outro é uma falha que pode derrubar a comunicação da empresa. Por mais importante que seja o assunto, é fundamental avaliar o momento do receptor e verificar se aquele é realmente o lugar e o tempo certo para dizer o que precisa ser dito. Caso não seja a hora, é válido aguardar até que uma nova oportunidade surja, pois isso vai elevar as suas chances de sucesso na comunicação assertiva na empresa.
Todos os profissionais devem evitar apoiar a comunicação em “achismos”. Logo, ao defender uma ideia ou propor um projeto, é recomendado preparar-se antes, fazendo pesquisas que embasem aquele ponto de vista. Isso contribui para engrandecer o projeto e ainda colabora para a sua imagem profissional, favorecendo também a sua comunicação com a equipe.
Quando o indivíduo investe no seu autoconhecimento, passa a perceber as suas limitações e também potencialidades. Se a comunicação na empresa é um desafio para você, por exemplo, ao conhecer os seus pontos fortes, você pode se apoiar neles para conduzir conversas, reuniões e até palestras.
A comunicação nas empresas não é feita somente face a face. Os veículos de comunicação interna, como jornais, newsletters, redes sociais internas, revistas, murais, TV corporativa, e outros recursos, são fundamentais para embasar a comunicação da organização, colaborando para que elas cheguem a todos os colaboradores da forma correta.
Entretanto, antes de sair por aí criando canais de comunicação na empresa, é importante ter certeza de que eles poderão ser atualizados periodicamente.
Para isso, você pode contar com os serviços da Clima Comunicação, uma empresa focada em soluções eficientes para a comunicação com funcionários e endomarketing de empresas, com mais de 10 anos de experiência de mercado.
Como vimos ao longo desta leitura, é possível conquistar uma comunicação assertiva nas empresas, e para isso você pode contar com essas dicas e também com uma empresa especializada, como a Clima Comunicação.
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