Você chega na empresa e parece que o ambiente é dividido em grupos dos quais precisa ser contra ou a favor para ser aceito? Se sim, a sua equipe está nutrindo as famosas panelinhas no trabalho. Esses agrupamentos acontecem de forma natural, mas é missão da gestão acabar com eles.
Apesar de parecer algo inofensivo, esse tipo de comportamento é muito prejudicial para o negócio. O hábito das aglomerações por afinidade pode acabar marginalizando alguns membros da equipe e afetando a produtividade do time.
Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir como acabar de vez com esse problema, continue conosco. Boa leitura!
As panelinhas no trabalho normalmente se caracterizam por conversas constantes nos corredores, grupos específicos no almoço, assuntos sigilosos entre os membros. Em alguns casos, isso acontece apenas como um passatempo, sendo algo eventual. Mas, na maioria deles, é frequente e prejudicial para o desempenho da equipe.
O grande problema é que as panelinhas trazem consigo comentários maldosos, exclusão de alguns profissionais, ação “pelas costas” da gestão e muitos conflitos internos. Nesses casos, as pessoas passam mais tempo se negando e se defendendo dos boatos do que trabalhando efetivamente. Por isso, requer uma intervenção eficaz do gestor.
A comunicação entre a equipe é péssima, todos vivem estressados e de mau-humor, muita fofoca rola pelos corredores, as tarefas são desorganizadas, a chefia é tirana, a opinião da equipe nunca é considerada e os objetivos organizacionais são absurdos. Parece um cenário caótico, mas, na verdade, é a realidade de muitas empresas.
Diante de situações assim, é muito comum que se formem as panelinhas no trabalho. São grupos formados com base na afinidade, quando as pessoas desenvolvem algo em comum, seja positivo, como característica e gostos pessoais, ou negativo, como alguma insatisfação com a empresa.
As panelinhas são tóxicas, prejudicam as relações entre os colaboradores, afetam a produtividade e minam o clima organizacional. As rivalidades entre os grupos tendem a ser fomentadas, gerando um ambiente hostil e competitivo, o que é bastante negativo para o negócio. É muito mais difícil fazer com que as pessoas cooperem entre si em um cenário como esse.
É claro que isso acaba afetando o resultado dos projetos, pois prejudica a colaboração diária entre as pessoas, aumenta a tensão e, em casos mais extremos, até tira a autoridade dos líderes e gestores. Em geral, as panelinhas demonstram a imaturidade da equipe, o que também atrasa o amadurecimento do grupo como um todo.
O principal papel de recuperação das equipes com panelinhas no trabalho é do líder ou gestor a frente do grupo. Dito isso, existem algumas medidas que devem ser buscadas, conforme você poderá conferir a seguir.
O primeiro passo para combater as panelinhas no trabalho é incentivar o bom relacionamento entre todos os membros da equipe. É comum que algumas pessoas costumem ver seus pares de trabalho como concorrentes diretos, o que provoca um clima de constante competição.
Isso deve ser combatido o quanto antes, especialmente com um posicionamento do líder que demonstre a importância de cada um para os avanços da empresa.
Você sabe quando o clima organizacional vai mal quando aplica uma pesquisa ou mesmo quando sente que a atmosfera empresarial anda pesada. Para mudar esse cenário, é preciso adotar algumas estratégias. Muitos são os fatores que afetam essa variável e que podem, efetivamente, contribuir para um clima organizacional melhor, como:
Como você viu, o líder é uma figura muito importante para o desempenho da equipe. Portanto, não negligencie na escolha. Aquela versão de um chefe autoritário, superior e infalível já não funciona mais e pode ser a causa de muita insatisfação nas empresas.
Assim, é preciso desenvolver adequadamente uma liderança proativa, próxima da equipe, flexível e inspiradora. Só assim o líder conseguirá se aproximar do time e conquistar sua confiança para superar problemas como as panelinhas no trabalho.
Panelinhas geram conflitos. É inevitável. Seja por fofoca, intriga, competição, em um momento ou outro, os conflitos aparecerão. Por isso, é preciso estar preparado para mantê-los sob controle com uma comunicação clara e assertiva.
A melhor alternativa, nesse caso, é evitar radicalmente colocar uns contra os outros. Portanto, sempre que um conflito se manifestar, reúna as partes envolvidas e estimule um diálogo eficiente entre elas, pedindo que proponham soluções viáveis e que se comprometam com elas.
Grave isto: amizades são saudáveis, panelinhas não. Quando os colaboradores se tornam amigos, tendem a cooperar entre si, o que pode ser um fator motivacional forte. Enquanto um cresce e alcança novas conquistas, os demais procuram apoiá-lo e dar suporte para os novos desafios.
O contrário também é verdadeiro. Quando um colaborador ascende a um novo nível, com maturidade, ele tenta puxar o restante do grupo consigo. Isso é benéfico para a equipe e para a empresa, que garante resultados mais satisfatórios.
Nem todas as pessoas são expressivas, comunicativas e sociáveis. Ainda assim, é preciso encontrar a forma certa de fazer com que os membros da equipe “se enturmem” e fiquem à vontade para trabalhar com liberdade. Muitas vezes isso só ocorrerá mediante um contato inicial informal entre eles.
Para isso, promova momentos e espaços de integração, seja na hora do cafezinho, um happy hour depois do expediente ou eventos da empresa, como almoços e afins. O que vale é criar um momento de descontração que todos possam participar.
As panelinhas no trabalho são provenientes daquelas pessoas que acreditam que são melhores do que as outras ou os típicos reclamões de plantão. Por isso, a melhor maneira de evitar esse problema é combatendo a causa inicial: a insatisfação e a competição.
A empresa precisa ter um plano de carreira claro, que promova a ascensão transparente dos funcionários, assim, não ficam correndo rumores pelos corredores sempre que alguém for promovido, por exemplo. Além disso, pesquisas de clima são importantíssimas para entender como anda o ambiente organizacional.
A partir disso, basta criar um canal de comunicação direta, evitando que os colaboradores tenham dificuldade em reportar suas reclamações e sugestões diretamente para o gestor. Assim, é possível reduzir significativamente o risco de panelinhas no trabalho.
Esses ruídos na comunicação podem se tornar uma erva daninha para o negócio, minando a produtividade do time, comprometendo a entrega de bons resultados e afetando até mesmo a capacidade de reter talentos. Portanto, não espere identificar algo semelhante para começar a agir.
Se você quer proatividade no combate às panelinhas do trabalho, não deixe de conhecer os 6 tipos de liderança e como eles movem as equipes!
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