Você consegue visualizar uma geração que preza pela liberdade e acredita que pode colocar todo um pacote familiar, profissional e social no bolso — literalmente, às vezes? Estamos falando da geração millennial, também conhecida como geração Y.
Trata-se dos jovens que nasceram entre o começo dos anos 1980 e o final da década de 1990. A maioria, para ter controle de várias ações em suas vidas, basta estar conectada ao sinal de wi-fi mais próximo. Assim, fica fácil imaginar o porquê dessa geração ter tanto a contribuir com a comunicação interna de uma empresa.
As pessoas são informadas, atualizadas sobre os veículos de comunicação e ganham cada vez mais relevância no mercado de trabalho! Então, se você quer saber como a comunicação interna pode se tornar mais eficiente com a geração Y, confira nosso post, pois selecionamos as melhores informações sobre o tema!
No Brasil, segundo dados do IBGE, fazem parte dessa geração em torno de 55 milhões de pessoas. O grupo tem impactado a sociedade tanto em relação ao comportamento quanto na forma de consumir.
Os indivíduos demonstram engajamento quanto às questões ambientais, preocupam-se com o bem-estar físico e mental e desejam oferecer o melhor de si para suas carreiras. Veja abaixo suas principais características:
Esses são os traços mais marcantes dos millennials. Eles têm determinados comportamentos que são muito diferentes das gerações anteriores, sendo que toda essa diversidade contribui bastante com as empresas.
As formas de consumo vêm mudando nos últimos anos justamente devido ao comportamento da geração millennial — que, acima dos bens materiais, preza muito pela informação. Segundos dados do Serasa, essa geração representa 8,3 milhões dos consumidores brasileiros, uma quantidade relevante para um país como o nosso.
A geração passou por todo o processo de adaptação tecnológica, sendo que boa parte de sua vida já foi em contato com a internet e a tecnologia digital. O comportamento apresentado é muito diferente das gerações anteriores, pois se trata de pessoas mais imediatistas, atraídas por modelos de trabalho que oferecem jornadas mais flexíveis e que acreditam gostar do que fazem.
Para os millennials, boa parte do consumo está atrelada à informação. Se eles querem comprar algum produto para casa, não se importam de fazer uma longa busca em diversos sites até encontrarem a opção mais em conta e com a melhor qualidade. Já caso queiram consumir séries, filmes, documentários ou músicas, muitos não se importam em pagar por plataformas que agilizem todo esse processo.
Determinados veículos de comunicação são mais consumidos pela geração Y, a exemplo dos seguintes: o líder WhatsApp, devido à dinamicidade; o Google, como fonte de pesquisa; o Facebook e o Instagram, como redes sociais. A TV e os jornais impressos ainda são utilizados pelos millennials, mas em uma escala muito menor.
Daqui a uma década, essa geração representará mais da metade da força de trabalho. Portanto, é importante começarmos desde agora a compreender como ela funciona e de que forma lida com o consumo ou as informações.
A comunicação interna exerce um papel essencial nas empresas: quando não funciona bem, diversos setores ficam desalinhados — esse é um dos desafios da era digital. São diversas opções de aplicativos, mobiles, redes sociais, softwares, entre outros. Todo esse pacote digital, quando vem em excesso, pode acabar causando mais confusão.
A geração Y sabe lidar com as redes digitais de forma intuitiva. Então, qualquer nova tecnologia informacional ou de comunicação não é motivo de resistência, mas sim de adaptação e modernização.
É por meio da comunicação interna que as informações circulam e todos da empresa têm acesso a conhecimentos que promoverão o desenvolvimento coletivo. Essa nova geração sabe o quanto a comunicação é importante, por isso traz tantas vantagens para a empresa. Veja algumas a seguir!
Esses jovens sabem como lidar com as inovações e mudanças dentro da empresa. Portanto, não apresentam resistência e veem grandes possibilidades quando alguma plataforma (ou serviço) é implantada.
A geração Y tem mais resistência apenas quando as burocracias aumentam, principalmente quando se fala em consumo de papéis ou outros materiais que possam ser facilmente substituídos por algo tecnológico.
A linguagem dessa geração é jovial e preza pela compreensão. A ideia é complicar o menos possível, pois os millennials entendem que é melhor ser entendido do que visto como uma pessoa difícil ou complicada.
Além disso, por serem muito atualizados, eles têm facilidade em lidar com qualquer assunto, desde economia até situações sociais e ambientais. A versatilidade, a adaptação e o discernimento para agir em diferentes situações são algumas de suas principais habilidades.
Os jovens da geração millennial sabem como lidar com o trabalho em equipe, pois desde pequenos aprenderam nas escolas a reconhecer que o trabalho colaborativo é a melhor forma de buscar pelo crescimento.
É por isso que, para eles, a comunicação interna e visual é essencial para alinhar os serviços da empresa e fazer com que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo. Dessa forma, a geração assume que o crescimento e reconhecimento dos serviços resultam do esforço de uma totalidade.
A geração millennial sabe que, diante de tanta concorrência, o importante é oferecer autenticidade e criatividade. Para que essas características cheguem a todos, é imprescindível que a comunicação esteja cumprindo seu principal papel: informar quais são os valores da empresa, em quais aspectos serão baseadas as relações e qual é o diferencial a ser demonstrado ao público consumidor.
Apesar de todas essas vantagens e da importância de conhecer a fundo os millennials, não se deve desprezar as outras gerações na empresa. Trabalhar com a diversidade é uma ótima forma de obter resultados que agradem a todo o público-alvo.
Todas as gerações têm um diferencial a trazer como contribuição. Por isso, deve-se perceber que o trabalho colaborativo é importante, buscando o que há de melhor em cada participante — inclusive com a geração millennial.
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