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Comunicação visual e interna: uma dupla de ouro na sua empresa

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    O primeiro passo para o reconhecimento de uma marca é ter uma imagem institucional bem definida, uma identidade visual que faça com que seja reconhecida em qualquer meio. Isso faz parte da comunicação visual de empresa, que não deve se restringir aos ambientes externos, principalmente aquelas que recebem clientes em suas instalações.

    Isso significa que a comunicação interna faz parte da identidade corporativa e precisa, sim, contar com recursos visuais. Não são só os clientes que devem ser considerados, quando pensamos no modo como a empresa se comunica internamente: o foco deve estar voltado para os colaboradores.

    A comunicação visual interna de uma empresa acontece quando a sua identidade é aplicada no mobiliário, nas cores, nas paredes, na sinalização, no estilo da decoração, nos uniformes e em tudo o mais que compõe o ambiente no qual a empresa funciona. Claro que isso é capaz de interferir, até mesmo, na produtividade da equipe. Quer entender como? Então continue a leitura e descubra!

    Por que investir em comunicação visual interna é importante?

    Se a equipe reconhece e se identifica com a marca da empresa, certamente, terá mais facilidade em propagar boas impressões sobre o seu local de trabalho. Além disso, a comunicação visual pode ser utilizada também como um fator motivacional, por exemplo, com frases de impacto adesivadas nas paredes.

    Outra função, talvez a mais importante da comunicação visual, é a de sinalização interna. Nesse aspecto, o seu papel é orientar tanto a equipe quanto clientes e demais visitantes da empresa. Ela pode indicar, por exemplo, o caminho do banheiro ou qual das salas é a de reunião. No caso de uma loja, ela pode orientar os clientes sobre o que tem em cada um dos departamentos ou onde fica o caixa.

    Como a comunicação visual contribui na comunicação interna?

    A comunicação interna é muito beneficiada pela visual, a partir do momento em que ela é bem executada, até mesmo o tempo de seus colaboradores é otimizado.

    Algumas empresas utilizam ferramentas visuais como o Kanban ― resumidamente, se trata de um quadro de tarefas alimentado com post its coloridos ― no planejamento do seu dia a dia. Outras, criam painéis ilustrando os fluxos de processos de cada departamento.

    Com esses recursos visuais, se um membro da equipe tem dúvida sobre o seu próximo passo em determinado processo, basta olhar para lado e terá a sua referência imediatamente, sem precisar perder tempo procurando em e-mails, por exemplo.

    A comunicação visual também pode e deve ser usada para disseminar a cultura corporativa. Assim, ela se torna uma das responsáveis por manter as pessoas que fazem parte da empresa, alinhadas aos princípios, políticas e valores.

    De que modo a comunicação visual melhora o engajamento da equipe?

    Além de servir como ferramenta de orientação rápida para os colaboradores de uma empresa, a comunicação visual também é capaz de gerar a sensação de pertencimento, por exemplo, por meio dos uniformes e materiais de trabalho personalizados com a identidade da marca.

    Em tempos em que a sustentabilidade ambiental é muito valorizada e fundamental para a imagem da empresa e sobrevivência do planeta, oferecer à equipe canecas e garrafinhas personalizadas com a identidade corporativa é uma excelente iniciativa, que além de tudo representará economia a longo prazo, já dispensará o uso de copos descartáveis e contribuirá para manter a equipe com aquela sensação de que ganhou um presente da empresa.

    Existem ainda outros recursos de comunicação visual que contribuem na comunicação interna e no engajamento dos funcionários, como as TVs corporativas, muito utilizada em grandes redes. É muito mais fácil que um colaborador fique por dentro das novidades da empresa por meio desse canal visual do que lendo e-mails ou informativos impressos cheios de textos.

    Qual importância da comunicação visual para a ambientação da empresa?

    Por fim, também se deve levar em conta a questão estética. Um ambiente bem decorado, com um mobiliário bonito, paredes bem conservadas e, até mesmo, utilizadas para transmissão de mensagens de modo harmonioso, se torna muito mais agradável e aconchegante do que um local onde esses cuidados não foram tomados.

    É aí que entra a utilização das cores que fazer parte da identidade visual corporativa, de quadros e painéis com imagens que representem os valores da empresa, paredes adesivadas com imagens e frases impactantes, entre outros recursos visuais que contribuem para a construção de um ambiente mais gostoso de permanecer e trabalhar.

    Além disso, a sinalização faz parte da ambientação da empresa e, por mais que o local não seja tão grande, ela sempre fará diferença. Por exemplo, em um escritório com várias mesas ou baias para estações de trabalhos, a presença de plaquinhas com o nome de quem ocupa cada um dos lugares é uma ótima iniciativa para fazer com que os membros da equipe se sintam acolhidos.

    Em ambientes maiores, com várias salas, é importante que cada uma delas seja identificada, do mesmo modo que os banheiros masculinos e femininos, além da cozinha, por exemplo. Placas sinalizando a direção de cada departamento também são importantes em ambientes grandes.

    Já em lojas, o uso da sinalização é, praticamente, obrigatório, já que é necessário para que os clientes tenham mais facilidade de encontrar o que procuram. Muitas vezes, eles desistem de comprar só para não precisarem perguntar a um funcionário.

    Para que seja mais eficiente, a comunicação interna não deve depender apenas de elementos textuais, pois trabalhar a parte visual, com informações de consumo rápido, é uma estratégia valiosíssima para proporcionar mais agilidade e produtividade dentre da empresa.

    Como você viu ao longo deste post, não cuidar da imagem corporativa por meio da comunicação visual interna pode deixar uma imagem de amadorismo tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes. Por outro lado, o contrário é capaz de proporcionar à empresa benefícios que a levam a outro nível de profissionalismo.

    Agora que você já entende como comunicação visual interfere na comunicação interna, que tal se aprofundar um pouco mais sobre meios capazes de melhorar a produtividade do seu negócio baixando o nosso e-book sobre gameficação nas empresas: estratégias para estimular a equipe? Não perca tempo!

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