Melhorar a comunicação, o clima e a cultura organizacional depende muito das iniciativas tomadas pela empresa nesse sentido. Assim, é possível adotar ferramentas como as dinâmicas de grupo para ajudar na comunicação interna, no engajamento e na cultura de feedback entre os colaboradores.
Para entender a importância desse tipo de ação, basta pensar que os problemas de comunicação interna podem se tornar grandes desagregadores no ambiente de trabalho. Portanto, a busca por maneiras de evitá-los deve ser constante.
Para ajudá-lo a saber mais sobre como dinâmicas de grupo podem mudar os rumos da comunicação interna de uma empresa, vamos listar alguns exemplos a seguir e descrever os objetivos de cada um deles. Aproveite e adote-os com sua equipe!
O objetivo dessa dinâmica em grupo é demonstrar o quanto o ruído na comunicação (ou seja, a não compreensão do que está sendo transmitido) é capaz de causar sérias distorções no modo como uma mensagem é disseminada dentro da organização.
Para a realização da dinâmica, bastam algumas folhas de papel em branco e canetas coloridas. Com o grupo organizado em círculo, cada membro recebe uma caneta e um papel, no qual desenhará um objeto. Em seguida, todos passarão suas folhas para o colega imediatamente à direita.
Quem recebe o desenho deve interpretá-lo e dobrar o papel ao meio, para que não seja mais visto. Depois, é preciso escrever o nome do objeto desenhado — ou com o que ele se parecia.
Na sequência, o papel dobrado deve ser passado para o colega à direita mais uma vez. A pessoa dobrará o papel novamente e fará um desenho que corresponda ao objeto escrito pelo colega anterior.
A dinâmica deve seguir intercalando entre um membro que desenha e outro que identifica o desenho, até que o primeiro deles retorne ao seu autor. Este último revelará qual objeto desenhou e aquele que recebeu de volta. Os resultados são surpreendentes.
Trata-se de uma das varias dinâmicas de grupo que é bem parecida com o jogo Imagem & Ação. Seu objetivo é demonstrar a importância de uma comunicação pessoal clara e eficaz para que o interlocutor entenda aquilo solicitado.
Para realizá-la, o grupo deve ser dividido em duplas, sendo que cada membro sentará de costas para o seu parceiro. Um deles receberá um cartão com um desenho simples, como uma estrela, um círculo ou um quadrado. Já o outro participante receberá um papel em branco e uma caneta.
O membro com o cartão precisa explicar ao colega como desenhar o que está nele, mas sem dizer de que forma se trata exatamente. Além de tudo, a diversão é garantida!
Essa dinâmica ajuda no autoconhecimento de cada membro do grupo e, consequentemente, no exercício de observar o outro, ajudando-o a reconhecer os próprios sentimentos e os do colega. Para tanto, serão necessárias algumas fichas com emoções e sentimentos escritos em cada uma delas.
O grupo é dividido em dois times, sendo que cada um ficará com metade das fichas. Um membro de cada equipe pega uma ficha e começa a expressar aquele sentimento (ou emoção) para o seu grupo, mas sem revelar verbalmente qual é. O time que acertar em menos tempo marca o ponto.
O jogo acaba quando não houver mais fichas a serem interpretadas e, claro, ganha o time com maior número de pontos.
O campo minado demonstra a importância de uma boa comunicação, de saber ouvir aquilo que o outro diz e, principalmente, confiar nos colegas de equipe. Serão necessárias mesas, cadeiras, caixas e outros objetos que sirvam como obstáculos, além de vendas para os olhos dos participantes e um espaço bem amplo e vazio.
Os itens devem ser espalhados pelo local, formando um “campo minado” de obstáculos. O grupo, por sua vez, será divido em duplas. Um membro da dupla é vendado e enviado para o campo minado sem poder falar, somente ouvindo as instruções do seu colega — que estará fora do campo, orientando seus movimentos para que passe ileso por todos os obstáculos.
A cada vez que o participante esbarrar em um objeto, a dupla receberá uma punição (voltar dez passos, por exemplo). Quem completar o caminho em menos tempo vence a brincadeira.
A dinâmica “O corpo fala” demonstra a importância da linguagem corporal durante uma interação. Isso quase não é mais lembrado nos dias de hoje, pois a comunicação digital tem se tornado predominante.
O facilitador dará uma série de instruções ao grupo, que deverá reproduzi-las o mais rápido possível. O detalhe é que, enquanto ele orienta o time a realizar determinada ação (como tocar o nariz), ele próprio fará outra, como tocar a testa.
É impressionante como a maioria das pessoas copiará o que ele está fazendo, e não o que está pedindo para ser realizado. Faça o teste!
A dinâmica do “Esse ou aquele” tem como objetivo levar cada participante a refletir sobre quem ele tem sido para os colegas e a pessoa que gostaria de ser, além de demonstrar a importância do feedback construtivo. Os resultados costumam ser excelentes.
Para realizá-la, é necessário contar com um quadro branco dividido em duas partes, além de muitos post-its e canetas — que devem ser distribuídos entre os participantes. Em seguida, cada um precisa escrever as características que gostaria de encontrar em seus colegas de trabalho nos post-its e colá-los no quadro, na parte do “colega ideal”.
Depois de explicar a importância do que está escrito em cada post-it, o participante escreverá quais comportamentos não quer que seus colegas de trabalho tenham. Mais uma vez, é preciso colá-los no lado “colega não desejado”. Ao final, cada pessoa será convidada a refletir sobre quem tem sido para as demais.
Essa é uma dinâmica muito simples, mas que pode oferecer ótimos resultados, como a melhora nos relacionamentos interpessoais e a dissolução de conflitos.
Ela baseia-se no encaminhamento de um mini questionário a todos os participantes, sugerindo que respondam a três questões:
É preciso que nas três respostas sejam dados os nomes e também a justificativa das escolhas. É realizado de maneira discreta o preenchimento dos cartões (sem que ninguém veja), e o autor não é identificado. Logo em seguida, é colocado em um envelope e, dentro de uma caixa fechada, cada questionário.
Depois, todos os participantes se juntam em uma roda e o líder da dinâmica pede que cada um deles fale um pouco sobre as justificativas que utilizou para as escolhas de companhias, sem mencionar os nomes. Então, as palavras-chave principais são colocadas em um quadro e se transformam em valores essenciais de companheirismo.
O intuito da dinâmica é mostrar como é relevante o trabalho realizado em equipe e que, unidos, os resultados serão bem mais eficazes. Para realizá-la, é necessário ter uma cartolina colorida. Os integrantes devem dar as mãos, formando um círculo, e memorizar quem está do seu lado esquerdo e direito.
Depois, peça para que eles soltem as mãos e deem uma volta no ambiente escolhido. Aguarde alguns segundos, coloque a cartolina no centro da sala e, em seguida, peça para que todos fiquem em cima dela. Então, os participantes devem dizer quem estava à sua esquerda e direita e dar as mãos novamente.
Nessa dinâmica, o principal intuito é proporcionar novos desafios para a equipe e, para tal, é necessário que os integrantes se sintam seguros e confiantes. Será preciso uma caixa preta ou escura, onde estarão todos os desafios a serem enfrentados. Forme círculos, dividindo a equipe em dois grupos. Para começar a dinâmica, coloque uma música e passe essa caixa por todos os membros do círculo.
Quem estiver com a caixa no momento em que a música parar de tocar, terá três opções:
Caso a pessoa aceite o desafio, o seu grupo receberá 3 pontos. Porém, se não o fizer, o grupo perderá 4 pontos, além de ter que pagar uma prenda. Cada time tem a alternativa de não realizar o desafio por até 3 vezes, todavia, se houver a quarta vez, terá que cumprir o que foi proposto, obrigatoriamente.
Ao final, realize a soma de todos os pontos para conseguir saber qual equipe conseguiu concluir mais desafios. Essa dinâmica de grupo motiva não só a descontração, mas também a inovação, visto que o recomendado é que os membros aceitem os desafios impostos que, diversas vezes, não fazem parte de suas áreas de conhecimento.
Essa dinâmica objetiva viabilizar a empatia entre os participantes da equipe. O recomendado é que o grupo possua cerca de 20 pessoas. Os materiais necessários são papel e lápis ou caneta para os membros. Cada um deve escrever se possui alguma dificuldade de se relacionar com outro membro da equipe, mas que não apresenta vontade de se exprimir verbalmente.
Porém, é preciso ter atenção ao escrever! Cada pessoa deve utilizar uma letra diferente, para que não seja possível reconhecer. Depois, são redistribuídos os papéis e é preciso que o participante leia o que está escrito, como se o problema fosse dele, e sugerir uma solução.
Propor atividades para agregar valor ao trabalho em equipe é algo que deve ser feito regularmente. Isso porque, como você pôde ver nos exemplos de dinâmicas de grupo, tais iniciativas servem para diversos objetivos e trazem resultados interessantes para a comunicação de uma empresa.
Agora que você já sabe como utilizar a dinâmica de grupo na comunicação da empresa, que tal seguir nossas redes sociais e ficar sempre muito bem informado? Nós estamos no Facebook, Linkedin e Instagram!
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