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Conheça os 3 principais tipos de conflitos nas organizações

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    Manter o ambiente de uma empresa saudável e livre de desentendimentos é um fator determinante para o ganho de produtividade, aumento de resultados e sucesso da corporação. Mas para que isso aconteça é preciso prevenir e evitar o agravamento dos conflitos nas organizações.

    A convivência dentro de um mesmo ambiente pode se tornar muito difícil, principalmente, porque envolve a busca da harmonização entre diversas percepções, culturas, ideologias, idades e gêneros. Esse, talvez seja um dos maiores desafios para os líderes de uma empresa, que devem permanecer atentos e não só praticar, mas disseminar a empatia entre os colaboradores.

    Por isso, se você é ou pretende ser parte da liderança da sua empresa, precisa ler este post até o final.

    Como os conflitos nas organizações impactam na comunicação interna e na produtividade?

    Os conflitos são capazes de gerar tanto impactos negativos, quanto positivos. Tudo depende da ação da liderança em relação a eles. Muitas vezes, com a intervenção de um líder antenado, o que antes era um problema pode se tornar motivação.

    A principal forma de eliminar os conflitos nas organizações é percebendo sua existência, identificando suas causas e amenizando as diferenças que contribuíram para que eles ocorressem. Desse modo, saber quais impactos eles podem causar e como desarticulá-los, tornou-se uma obrigação entre os líderes.

    Porém, quando não são tratados, causam impactos profundos, tanto na comunicação interna, já que muitas vezes distorcem a mensagem transmitida ou, até mesmo, impedem a sua circulação e o diálogo entre membros de uma equipe.

    Tudo isso afetará diretamente na produtividade dos indivíduos envolvidos e poderá ainda, impactar no rendimento de outros colaboradores da área e, também, de outros departamentos. Em especial, isso ocorre quando há interdependência na execução de processos.

    Os conflitos podem ter origem pessoal, interpessoal, organizacional, interna ou externa, além de acometer todos os colaboradores de diversas formas, causando falta de foco, baixo desempenho, sentimento de desvalorização profissional e absenteísmo.

    Em casos mais graves, nos quais não recebem a atenção adequada da liderança responsável, chegam a sofrer em quadros de doenças como a depressão e causar o seu afastamento ou desligamento da empresa.

    Quais são as principais causas dos conflitos nas organizações?

    Conhecer a causa dos principais conflitos nas organizações é o primeiro passo em direção a descobrir o jeito certo de evitá-los. Eles podem ser categorizados em 4 grupos:

    • latente: os envolvidos não têm consciência da existência do problema e são facilmente gerenciáveis com a percepção da liderança;
    • percebido: são reconhecidos pelas partes, porém não manifestados. É preciso observá-los de perto pelo líder;
    • sentido: atinge os dois lados e geram emoções e sentimentos conscientes que prejudicam o seu desempenho, por isso, precisam do apoio da gestão para que sejam superados;
    • manifesto: é reconhecido por ambas as partes, percebido por terceiros com facilidade e são capazes de desestruturar toda a equipe, se não a organização. Requer um posicionamento mais efetivo por parte da direção.

    1. Conflitos de gerações

    Vivemos em uma época, na qual ao menos, três gerações precisam conviver em harmonia no ambiente corporativo. O que se torna um grande desafio quando as diferenças de crenças e valores começam a despontar, causando diversos tipos de conflitos nas organizações.

    As gerações X, Y e Z são as mais presentes no mercado de trabalho atualmente e apresentam diferenças gigantescas entre si. Um dos principais abismos entre elas é a presença da tecnologia: enquanto a X sequer tinha acesso fácil a um computador durante boa parte de sua vida que antecedeu o boom tecnológico e, a Y cresceu junto com ele, a Z já nasceu conectada e não faz ideia de como era a vida sem internet.

    Nesse contexto, a geração X aprendeu a pensar em longo prazo, a respeitar a hierarquia e conquistar com paciência cada promoção na sua vida profissional. Enquanto as Y e Z precisam de cada vez mais reconhecimento imediato, além de não conseguirem passar muito tempo exercendo a mesma função sem crescimento. Elas são movidas a desafios e a novos conhecimentos, descobertas e experimentações.

    Ações que promovam o conhecimento das características de cada geração por todos os colaboradores ajudam a amenizar o problema. Palestras e materiais didáticos sobre o assunto são bem-vindos.

    2. Disputa por poder e status

    A disputa por poder e status nas organizações é mais comum do que se imagina, em especial quando o clima organizacional e o código de cultura da empresa estão impregnados pelo excesso de competitividade. Ela até pode ser sadia, desde que a colaboração também seja incentivada.

    Quando a competitividade é exacerbada dentro da corporação por disputas pela autoridade ou por prestígio, passam a acontecer as conhecidas “puxadas de tapetes” entre os colaboradores, que poderão afetar diretamente nos resultados e na produtividade da empresa.

    A melhor forma de evitar esse tipo de conflito é com o equilíbrio entre o incentivo à colaboração e a competitividade. Muitas empresas já conseguiram constatar que o primeiro ambiente gera muitos mais resultados do que o segundo.

    3. Preconceito velado

    Por mais que já tenhamos vencido muitas barreiras em relação ao preconceito, ela ainda existe dentro das organizações, às vezes, de modo velado. Dessa forma, o seu reconhecimento é bem mais difícil.

    Em muitos casos, justamente por dessa dificuldade na identificação, esse tipo de conflito pode durar por longo tempo, tornando-o mais sério e levando a consequências graves para as empresas, como os processos por discriminação. Os principais tipos de preconceitos estão diretamente ligados à diversidade e podem ser minimizados com a implementação de ações que promovam a empatia.

    Seja qual for o tipo de conflito presente na sua organização, cabe aos cargos de liderança mediá-lo e resolvê-lo do melhor jeito possível. Somente desse modo, os impactos sobre o clima organizacional e a produtividade serão evitados.

    Como você viu, os conflitos nas organizações são extremamente tóxicos tanto para as empresas quanto para o bem-estar das pessoas que fazem parte delas, mas podem ser evitados com ações simples, porém, efetivas.

    Agora, que tal saber mais sobre a diversidade e inclusão e começar a pensar em formas eficientes de promovê-las?

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