Trabalhar a cultura colaborativa nas empresas pode ser a chave para o seu desenvolvimento, abrindo as portas para a inovação e para uma nova realidade baseada na troca de informações e participação ativa dos funcionários.
Essa cultura, quando bem trabalhada, traz uma série de vantagens para as organizações, proporcionando uma riqueza de conteúdos com grandes impactos. Se a sua empresa ainda não trabalha esse conceito, é necessário repensar as estratégias atuais para que ela não fique obsoleta e seja ultrapassada pela concorrência.
Você sabe o que é a cultura colaborativa e como instituí-la? Se o assunto desperta o seu interesse, então, continue a leitura, pois é sobre isso que trataremos neste post.
A cultura colaborativa se baseia no conceito de ajuda e participação para a construção de projetos e outros aspectos importantes. Dentro da realidade das empresas, implica na participação dos empregados não apenas como pessoas que executam ordens, mas que dão sugestões e atuam de maneira ativa.
A chegada da internet contribuiu de maneira maciça com o surgimento da cultura colaborativa. Podemos citar como exemplo o compartilhamento de informações sobre trânsito, qualidade de atendimento dos locais e plataformas como YouTube, Waze e Wikipedia, que funcionam com a alimentação de dados feita pelos usuários.
No entanto, o uso não se limita ao ambiente virtual. A cultura colaborativa pode ser aplicada nas empresas com muito sucesso, por meio de encontros para discutir o desenvolvimento de processos mais eficazes e até de melhores políticas de relacionamento e motivação, por exemplo.
A compreensão da importância dos funcionários para o desenvolvimento da empresa é um dos fatores que apontam a necessidade da cultura colaborativa em organizações de qualquer setor.
Saber o que o empregado tem a dizer é extremamente importante, afinal, cada um tem um acúmulo de experiências e uma visão própria que dificilmente podem ser alcançados por um pequeno grupo responsável pelas decisões.
Além disso, a forte presença da tecnologia dita a necessidade de participação. As pessoas estão acostumadas a terem interatividade e atuarem ativamente nos processos. Se ao chegar nas empresas elas encontram uma estrutura rígida, centralizadora e burocrática, pode haver um grande choque, que traz desmotivação e dificulta o engajamento.
Os efeitos da cultura colaborativa já estão sendo mensurados. Um estudo feito pelo Institute for Corporate Productivity concluiu que empresas que trabalham com essa cultura têm 5,5 vezes mais chances de alcançarem um alto desempenho do que aquelas que ignoram essa prática.
Uma empresa com cultura colaborativa apresenta índices de produtividade mais altos, equipes coesas e engajadas e o surgimento de insights que jamais seriam revelados sem essa participação geral.
Além disso, incentivar um brainstorm facilita o surgimento de demandas e oportunidades que até então não tinham sido percebidas. E essas revelações não se limitam apenas às ideias ― talentos e aptidões dos funcionários também vêm à superfície com a prática.
A colaboração ajuda a envolver os empregados que atuam remotamente, promovendo uma melhor integração. Esse fator é extremamente importante para os dias atuais, nos quais aumenta o número de trabalhadores remotos, seja por política corporativa, regimes de contratação diferentes da CLT ou, até mesmo, funcionários que estão distantes geograficamente, mas que são extremamente importantes para a empresa.
Selecionamos 4 aspectos que podem ser trabalhados para a criação e implementação de uma cultura colaborativa. Mais do que isso, essas ações tornarão a cultura viva e real na empresa, e não apenas um conceito no quadro de avisos.
O conceito de colaboração pode variar de uma empresa para outra, dependendo do grau de conhecimento e participação que se deseja obter. É importante então que seja estabelecido previamente o grau de colaboração dos funcionários, com os comportamentos e atribuições esperados.
A visão de uma cultura colaborativa deve ser compartilhada entre todos de maneira clara e reforçada constantemente. Essa prática deve partir da diretoria, passando pelos líderes e gestores, que incentivarão o novo comportamento.
A ideia de cultura colaborativa é vazia quando os líderes não estão dispostos a dar espaço para as equipes. Essa construção depende totalmente da postura dos gestores e, para conseguir isso, é necessário ter atenção na hora de contratar essas pessoas. Os líderes devem ter características como empatia e uma abordagem que não seja pautada na intimidação.
No desenvolvimento, é importante focar em treinamentos que desenvolvam essa postura mais próxima, com uma gestão guiada pelo exemplo, sem abrir mão do comprometimento com a visão da empresa.
A prática de uma cultura colaborativa não ocorre em lugares em que os funcionários devem ultrapassar alguns limites para ter acesso às metas e resultados. Por isso, procure facilitar a troca de informações por meio de projetos conjuntos e salas de bate-papo, nas quais as equipes possam se reunir e discutir ideias.
Aprender pela experiência também é uma ótima maneira de incentivar a cultura colaborativa, promovendo uma prática mais voltada às situações reais.
Diversos aplicativos auxiliam a implementação de uma cultura colaborativa viva na empresa. Ferramentas são extremamente úteis e podem conectar equipes que estão distantes geograficamente, mas que podem trabalhar sob uma gestão conjunta.
Muitas dessas tecnologias são gratuitas, podem ser obtidas facilmente e, além de tudo, são extremamente intuitivas, dispensando a necessidade de treinamentos para o seu uso.
Uma cultura organizacional não é modificada apenas com uma mudança brusca, ela trata de práticas e comportamentos. Tradicionalmente, as empresas estão acostumadas com departamentos que atuam individualmente, sem conexão entre si.
Para mudar isso, além de aplicar as estratégias que propomos acima, é necessário monitorar e reforçar essas ideias. Só assim os novos comportamentos se transformam em hábitos e essa nova cultura passa a ter uma base forte e ser uma realidade diária.
Agora que você conhece o conceito de cultura colaborativa nas empresas e sabe como criar essa estrutura, comece a repensar em como os projetos são desenvolvidos onde você trabalha e o que pode ser mudado para alinhar a organização com essas ideias.
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