A comunicação diz respeito a uma troca entre emissor e receptor de certa mensagem. O problema é que existe um entrave que prejudica esse processo, tornando-o quase impossível algumas vezes: trata-se do chamado ruído de comunicação nas empresas.
Em outras palavras, o termo “ruído” se refere a um gargalo que faz com que a comunicação perca o sentido, seja entendida erroneamente ou não seja entendida. Ao identificar tal falha, o gestor pode agir corretivamente e garantir que ela não prejudique a empresa.
No conteúdo a seguir, nos dedicamos a explicar os principais tipos de ruídos, suas origens e como evitá-los. Continue a leitura!
Existem muitas causas para os problemas percebidos na comunicação. Algumas são latentes e fáceis de perceber, mas outras são intrínsecas e complexas de serem detectadas.
Imagine que um líder esteja conversando com seu liderado, porém na sala ao lado há uma construção — onde os empreiteiros usam martelos, lixas e britadeiras. Por isso, é provável que o diálogo entre os dois perca qualidade.
Uma forte dor de cabeça ou o estresse do dia a dia, por exemplo, também podem prejudicar a comunicação. Ainda existe a possibilidade de alguém falar de maneira técnica demais, como engenheiros ou físicos, e impedir um entendimento.
Para facilitar o processo, é interessante agrupar os ruídos em quatro tipos principais:
Os ruídos não funcionam como um jogo de soma zero, no qual apenas um pode existir em dado momento. É possível que todos estejam presentes, na mesma hora e local, tornando a comunicação quase impossível.
Para identificá-los, é preciso que o gestor esteja atento. Avalie, de tempos em tempos, o que está acontecendo dentro da empresa e os fatores capazes de afetar o diálogo. Ainda existe a opção de contar com uma companhia especializada para realizar esse diagnóstico inicial.
Assim como são variadas as causas, há muitas soluções. Para ter máximo acerto, é necessário, primeiramente, entender a origem do ruído — se é físico ou semântico, por exemplo. De todo modo, separamos algumas dicas para evitar ou eliminar tais falhas. Confira!
O primeiro passo é a conscientização. Todos, a partir do CEO, devem entender que o assunto é importantíssimo e que a boa comunicação precisa ser tratada como prioridade.
Instigue os líderes a repassarem as informações da forma certa. Invista em novas políticas (do tipo “portas abertas”) para receber e conversar com os funcionários. Vale lembrar que o exemplo da boa comunicação deve partir do topo, isto é, da alta administração.
Depois, vem o momento de orientar os colaboradores. Promova cursos e dinâmicas que mostrem a importância de se comunicar e ensinem as melhores táticas de comunicação.
De certa forma, o sucesso da comunicação depende dos meios que são usados para transmitir a mensagem desejada. Logo, caso não existam ótimos canais, o diálogo corre o risco de perder a qualidade e os funcionários podem ficar desinformados no expediente.
Felizmente, há uma enorme quantidade de canais que pode ser útil, desde os tradicionais e-mails e telefones corporativos até as mais modernas redes sociais corporativas ou os aplicativos mobile. Avalie qual dessas opções melhor se adapta à cultura e ao orçamento da empresa.
Um time disperso tende a se comunicar menos e com mais falhas. Logo, abre-se espaço para erros, conversas paralelas, conflitos e retrabalhos. A falta de interação também pode ser vista como um ruído que atrapalha a comunicação, por isso é preciso eliminá-la.
Nesse cenário, investir em bons programas de integração é essencial. Técnicas como o team building, que busca por dinâmicas fora do lugar-comum para dar “asas” ao espírito de equipe, podem ser uma ótima solução. No fim das contas, o objetivo é um só: deixar o time mais unido.
O feedback é um termo que vem do inglês e, em tradução livre, significa algo como “retorno de informação”. É preciso oferecer bons feedbacks para melhorar a comunicação do time.
Muitos colaboradores acham que se comunicam bem, que são atenciosos e usam as ferramentas internas de comunicação, mas a verdade é outra. Enquanto o gestor não oferecer um retorno consistente, o funcionário vai continuar se comunicando mal.
Portanto, a solução é simples: converse com a equipe, mostre os pontos fortes ou fracos na comunicação e ofereça dicas de melhorias. Nesse contexto, o feedback pode ajudar bastante.
A solução mais acertada é contar com a ajuda de uma agência de comunicação interna. Companhias especializadas, como a Clima Comunicação, têm experiência de anos de trabalho e conhecimento teórico para reduzir ou até eliminar os ruídos.
O processo de melhoria da comunicação depende de cada empresa e dos seus objetivos. É possível começar com o diagnóstico das principais fontes de ruídos no trabalho, por exemplo, ou com a criação de estratégias de marketing interno.
De toda forma, a empresa especializada é capaz de oferecer um melhor direcionamento aos gestores, tendo mais facilidade em identificar a raiz do problema de comunicação e promover melhorias pontuais. Por esse motivo, é importante contar com sua ajuda.
Como vimos, a discussão sobre as causas dos ruídos é extensa. Os motivos são inúmeros e podem estar bem camuflados — sob aspectos psicológicos, inclusive. Portanto, é primordial integrar boas práticas de comunicação: oferecer bons feedbacks e integrar novos canais são os passos iniciais, mas também é preciso contar com a ajuda de especialistas.
E então, gostou do artigo e entendeu como ocorre o ruído de comunicação nas empresas? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer a solução que separamos para você!
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