Certamente você já ouviu falar em rádio peão. Essa prática envolve funcionários e é o terror de diretores e do RH, por ser uma fonte comum de disseminação de informações inverídicas que podem comprometer totalmente o ambiente de trabalho.
Justamente por esse efeito tão tóxico, é uma questão que levanta várias preocupações e tentativas de contê-la. Ao mesmo tempo, a rádio peão possibilita abrir espaço para melhorias internas que podem impactar não só no presente, mas também trazer consequências a longo prazo.
Quer entender melhor o assunto? Continue lendo este post!
Rádio peão é o termo dado para a troca de informações entre funcionários, sem que essas tenham o respaldo da organização. O termo surgiu na década de 70, nas fábricas localizadas na região do ABC paulista, durante o início das movimentações sindicais.
Ele identifica os rumores passados entre os colaboradores, que em boa parte das vezes, não são verdades ou apenas fatos distorcidos.
Nós humanos, temos como uma das principais características sermos sociais. Temos a necessidade de formar grupos, termos interações e diálogos. Essa necessidade pode abrir campo para o surgimento de boatos e comentários que nem sempre são produtivos.
A rádio peão não tem uma raiz específica para o seu surgimento, mas procede, principalmente, graças às falhas na comunicação organizacional.
Ela se origina geralmente nos bastidores, provocada por um comentário mal compreendido ou uma informação incompleta. Isso é passado para frente, e sem um posicionamento oficial, muitas vezes, chega a contaminar completamente o clima organizacional.
O grande problema, é que os CEOs e diretores veem a queda de produtividade e podem, por vezes, perceber que há algo errado na motivação, mas não conseguem identificar o problema.
Vale a pena destacar que a rádio peão se forma, principalmente, em locais onde não há um diálogo claro entre empresa e empregados. Seja por omissão, falta de informação ou problemas na liderança.
Depois que uma mentira foi propagada, fica extremamente difícil identificar a sua origem. A melhor estratégia a ser adotada é a prevenção do problema, ou seja, identificar quanto antes alguma possibilidade de disseminação de informações falsas.
Para isso, a empresa precisa investir em uma comunicação forte, além de uma liderança próxima e presente.
Cabe ao líder direto identificar alguma mudança no comportamento e gerenciar a situação, com a ajuda do setor de Recursos Humanos. Ele precisa conversar com os colaboradores, coletar informações e solucionar dúvidas, tomando o devido cuidado para sanar o problema.
Além disso, a comunicação não pode, em nenhum momento, ficar restrita ao alto escalão da empresa. As mudanças e decisões devem ser passadas de maneira clara a todos os funcionários, independentemente da posição na hierarquia. Por isso, a comunicação interna deve ser muito bem trabalhada, valorizando a importância dos profissionais na fluidez dos processos corporativos.
A rádio peão é extremamente prejudicial para a empresa como um todo. Afinal, pode provocar uma insatisfação profunda entre os funcionários, afetando o seu engajamento e provocando uma queda drástica na produtividade.
Podemos citar a participação nos lucros como um bom exemplo. Surge uma informação de que os funcionários não receberão PLR no fim do ano. Por outro lado, aparecem rumores de que sim, a empresa alcançou lucros no período. Começa, então, uma onda de desconfiança entre os colaboradores, que pode gerar revolta, desmotivação e prejudicar completamente o ambiente de trabalho.
Esse é apenas um dos casos, observamos diversas situações nas quais a rádio peão tem um papel muito negativo.
Quando há uma comunicação interna robusta, dificilmente a rádio peão vai ter força. Empresas que contam com um diálogo rápido e acertado, mantendo a transparência no relacionamento com os funcionários, têm chances muito menores de serem atacadas por boatos.
Essa cadeia de comunicação deve ocorrer de cima para baixo: partir da presidência, ir para os diretores, gerentes, coordenadores e, por fim, equipes. Por mais que as decisões sejam internas, elas devem ser informadas e argumentadas com os colaboradores, para que haja a inclusão dos funcionários em todos os passos da empresa.
Antes que o problema surja, é importante que haja a incorporação desse diálogo na cultura corporativa. A rotina de informação e transparência deve ser parte dos valores da empresa e trabalhada diariamente.
Isso significa que quando há o conhecimento da rádio peão e das condições em que ela ocorre, ela se torna uma aliada. Em outras palavras, sabendo por que ela acontece e suas consequências, a empresa pode trabalhar em ações preventivas, evitando o seu surgimento e, consequentemente, a sua ameaça.
A Clima Comunicação conta com um trabalho de atuação em várias frentes para a estruturação e manutenção de uma boa comunicação interna. Essa comunicação é criada de maneira estruturada, com organização dos processos.
Quando esse diálogo é trabalhado desde o início, com a preocupação em divulgar acontecimentos e envolver os funcionários, a rádio peão tende a desaparecer porque não há espaço para o surgimento de ruído na comunicação.
Além disso, a empresa atua na preparação dos líderes, para que eles sejam capazes de identificar os primeiros rumores e tomarem as providências necessárias para resolver o problema. A abordagem a ser adotada é de uma liderança inspiradora, não de chefes autoritários, que obviamente criam uma enorme distância entre equipes e gestor, e agravam a questão.
Se mesmo com esse trabalho preventivo, baseado em uma boa comunicação e treinamento da liderança, a rádio peão ainda surgir, a Clima Comunicação tem as estratégias necessárias para contornar a situação com rapidez e objetividade, resgatando a qualidade do clima organizacional.
Agora, que você sabe o que é rádio peão, vale a pena avaliar o diálogo interno na sua organização e pensar em estratégias para melhorar a comunicação com os funcionários, valorizando-os como partes importantes para o desenvolvimento do negócio.
Se você precisa de ajuda para pensar nessa reestruturação, entre em contato conosco, conheça de perto o nosso trabalho e saiba como podemos ajudá-lo.
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