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A comunicação interna entra na formação da cultura e do clima organizacional?

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    Há alguns anos, poucos entendiam como uma boa comunicação interna poderia influenciar diretamente na cultura e clima organizacional. No entanto, com o passar do tempo, começaram maiores estudos sobre o tema e, de acordo com o Boston Consulting Group (BCG), empresas que possuem melhor clima organizacional apresentam menor rotatividade de profissionais.

    Além disso, a pesquisa mostra que as 20 melhores empresas em gestão de talentos e liderança tiveram suas receitas aumentadas 2,2 vezes mais rápido em relação a outras que não investem nesse tema. Ou seja, o clima organizacional não depende do porte da organização, mas sim do seu investimento em recursos.

    Por meio de uma boa comunicação interna é possível reduzir falhas na interpretação de informações e deixar todos “na mesma página”. De acordo com a entrevista com Fábio Boéri que é especialista em comunicação corporativa não é possível deixar todos informados somente com reuniões e conversas de corredor.

    O clima organizacional é uma foma de medir as questões que influenciam na qualidade do ambiente de trabalho, como a motivação e o comportamento dos colaboradores.

    Reunimos neste artigo quais práticas de comunicação interna podem colaborar diretamente na construção do clima e cultura organizacional de sua empresa. Vamos lá?

    Integração de equipes

    A integração entre pessoas do mesmo departamento e de diferentes departamentos é um dos passos mais importantes para garantir um bom clima organizacional na empresa. O motivo? Bem, além de incentivar a produtividade, a comunicação e relacionamento entre os envolvidos fica mais fluída, melhorando os processos.

    Para começar, é possível promover encontros informais, livres da pressão do trabalho. Happy hours ou até mesmo reuniões não planejadas são ótimas opções.

    O job rotation é uma outra maneira de fazer com que os colaboradores conheçam melhor diferentes áreas e equipes, pois passam alguns meses em um determinado departamento e depois vão para outro. Além de fazer com que eles entendam mais dos processos da empresa como um todo, também possibilita uma maior integração.

    Caso o job rotation não seja uma alternativa para a sua organização, é possível construir metas em grupos ou projetos entre departamentos, pois assim promoverá a reunião das áreas envolvidas. Nessas reuniões será possível que todos possam ouvir uns aos outros, discutir soluções e trabalhar juntos na prática.

    Foco em minimização de conflitos

    Um dos grandes problemas nas organizações são os conflitos, sejam eles entre equipes ou entre equipes e gestores. A maior parte deles surge em razão da falta de processos claros e bem estabelecidos ou por pressão devido à alta concorrência do mercado.

    Dessa forma, é de extrema importância que sempre haja transparência na empresa para que seja mais fácil identificar problemas e desenvolver soluções. Diante das dificuldades entre colaboradores, é importante seguir alguns passos para entender a origem do conflito. Para isso, certifique-se de:

    • ouvir todas as partes envolvidas;
    • estar atento a contradições;
    • ser um facilitador, ou seja, não indicar as soluções, pois são as partes envolvidas que devem encontrá-las;
    • ser cuidadoso;
    • deixar que falem do conflito até o final.

    Ótimas formas de evitar os conflitos são propor brainstorms, saber lidar com possíveis rivalidades entre membros das equipes e incentivar a leitura de livros e filmes que possam gerar discussões positivas.

    Uso do endomarketing

    Você já ouviu falar em endomarketing? Algumas pessoas costumam confundi-lo com a comunicação interna. Considerados sinônimos, a comunicação interna está mais relacionada às ações realizadas para estabelecer comunicação com seus colaboradores, podendo ser feita por newsletter, revistas, avisos, etc.

    Já o endomarketing está relacionado ao clima organizacional, isto é, trata-se da metodologia utilizada para conscientizar os funcionários, motivá-los e torná-los mais produtivos. A importância de aplicar tal metodologia está no fato de que a tradição vinda dos modelos fordistas e tayloristas criaram uma base muito sólida de um modelo pragmático.

    Ao utilizá-lo, é possível criar um ambiente de trabalho mais saudável ao evitar estresse, fadiga extrema e competições. Além disso, ao inovar com o endomarketing, é possível criar relações de troca. Com isso, equipes desenvolvem um maior ânimo para suas tarefas, há redução do turnover e melhora nos relacionamentos.

    Caso sua empresa possua uma equipe muito restrita para planejar tal mudança, é possível contratar uma agência de endomarketing a fim de tonar a comunicação interna mais estratégica e trabalhar com ações para cultura e clima organizacional.

    Pesquisas de motivação

    Um bom ambiente de trabalho garante aos colaboradores o sentimento de satisfação, segurança e também de valorização. Para assegurar-se de que isso esteja ocorrendo, as empresas utilizam pesquisas de períodos em períodos para medirem quais fatores são os de motivação e desmotivação, quais são as percepções das políticas da gestão de pessoas, percepções de aprendizado, remuneração, tipos de liderança e vários outros aspectos.

    Dessa forma, para que a empresa consiga desenvolver uma boa pesquisa, é necessário seguir as seguintes etapas:

    1. preparação: levantamento de informações sobre os problemas da empresa para obter um direcionamento para o estudo;
    2. metodologia: a equipe responsável deve decidir qual metodologia será utilizada (amostragem, métricas a serem utilizadas, etc);
    3. execução: nesta etapa a pesquisa será realizada com os colaboradores;
    4. resultados: a interpretação dos dados deve ser bem detalhada mapeando todos os problemas;
    5. plano de ação: na última etapa a empresa deve fazer um planejamento com ações a fim de solucionar os problemas encontrados na etapa acima.

    Algumas das ações que podem ser realizadas para melhorar problemas comuns, como tensão, ansiedade, falta de criatividade e remuneração são:

    • ginásticas laborais;
    • grupos de dança ou ginástica;
    • encontros de happy hour;
    • bônus por performance.

    Ao integrar equipes, ter um fluxo de comunicação interna regular, foco em minimização de conflitos, utilização do endomarketing e realizar pesquisas constantes de motivação com os colaboradores, é possível criar uma vantagem sobre os concorrentes e manter um ambiente de trabalho saudável e com funcionários mais empenhados.

    Independentemente de qual das opções utilize, o importante é que a sua empresa dê o primeiro passo para criar uma cultura e clima organizacional mais benéficos para a todos, garantindo melhora na produtividade e aumento de vendas e receita. Então, que tal começar a colocar em prática e elevar os resultados da sua gestão?

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    cultura e clima organizacional

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