Senso de pertencimento é uma força importante no ambiente de trabalho. É responsável por criar uma comunidade de funcionários, aumentar produtividade e potencializar a colaboração entre todos da companhia. Além disso, é um grande fator por trás da retenção de talentos.
Por isso, trabalhar para desenvolver uma forte comunidade de colaboradores que se sintam parte da organização é uma das ações mais importantes que um empregador pode priorizar na gestão de um negócio.
Natural, então, é unir a comunicação interna ao trabalho de fomentar o senso de pertencimento de todos os colaboradores com a empresa, não é? Mas, afinal, como conseguir fazer isso?
Ficou curioso? Dá uma olhada nos tópicos a seguir.
É o sentimento que as pessoas têm ao estarem conectadas ao seu ambiente de trabalho e às tarefas exigidas para execução da sua função. Essa percepção é fundamental não só em âmbito profissional como na esfera pessoal.
Inclusive, de acordo com a pirâmide das necessidades, conceito muito utilizado na psicologia, o sentimento de pertencimento é o terceiro mais importante. A ordem é a seguinte:
O fato é que todo e qualquer indivíduo precisa sentir que faz parte do seu meio para perceber o seu valor/propósito e conseguir agir de forma coordenada para o atingimento de um propósito preestabelecido.
Para potencializar esse sentimento dentro de uma organização, é preciso:
Também conhecido como marketing interno é o conjunto de ações de comunicação promovidas por uma empresa para seus colaboradores. O principal objetivo das ações é o engajamento dos funcionários e o estabelecimento de um clima saudável de trabalho, visando melhores resultados. Ou seja, está diretamente relacionado ao sentimento de pertencimento descrito acima.
Algumas ações importantes de marketing interno:
As ações de endomarketing tem grande foco nos colaboradores. O sentimento de pertencimento é um motivador poderoso para os funcionários no ambiente de trabalho. Ao cultivar esse sentimento, as pessoas trabalham mais motivadas e atingem melhores resultados.
Ajudar a garantir que todos se sintam confortáveis para atingir seu potencial máximo é resultado das ações conjuntas de marketing interno e da política de fomento do senso de pertencimento.
Ao defender essa política, as ações coordenadas de endomarketing tendem a ser mais bem-sucedidas, já que há no ambiente:
Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado, por meio dos adventos tecnológicos, existem inúmeras implicações físicas e mentais relacionadas à queda constante de interações pessoais, ao contato social e, como consequência, ao baixo sentimento de pertencimento.
Solidão é uma epidemia. Por isso, o papel das organizações, tanto pela sua própria saúde quanto pela de seus funcionários, é fomentar de todas as formas possíveis níveis de conexão entre as pessoas que trabalham no dia a dia da corporação.
Colaboradores felizes e confiantes performam melhor e tornam a empresa mais produtiva. Funcionários que se sentem parte da empresa são mais engajados e resilientes.
Fomentar ações de endomarketing por meio da promoção do senso de pertencimento é um caminho que leva não só ao aumento do lucro da empresa como permite reduzir as instabilidades relacionadas à perda de bons funcionários.
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