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As principais soft skills para a comunicação corporativa

Por Clima 18 de maio de 2025 5 minutos de leitura
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    Atualmente, a comunicação corporativa está cada vez mais fortalecida. Por conta da pandemia e do trabalho remoto, muitas questões se tornaram urgentes. O engajamento do colaborador ficou mais comprometido, bem como questões de saúde e bem-estar dentro das empresas. Porém, para trabalhar com a comunicação interna é necessário muito mais do que conhecimentos técnicos. Afinal, a comunicação corporativa necessita de diversas soft skills para ser efetiva.

    Resumidamente, as soft skills são as habilidades comportamentais das pessoas. Ou seja, a forma como ela lida com suas emoções e como se relaciona com os outros. Elas são diferentes das hard skills, que são as habilidades técnicas, conquistadas através de cursos, graduações e experiências em determinadas áreas.

    Até pouco tempo atrás, as hard skills eram as principais habilidades consideradas na hora de uma contratação. Porém, com o nível cada vez mais elevado dos profissionais, as soft skills estão executando papel principal na hora de selecionar um candidato. Afinal, através dessas habilidades é possível descobrir se a pessoa tem o mesmo fit cultural da companhia.

    As 3 soft skills essenciais da comunicação corporativa

    Na comunicação interna, diversas soft skills são importantes para o desenvolvimento das campanhas e ações. Entre elas estão a criatividade, o pensamento crítico e analítico, a inteligência emocional, a liderança e a gestão do tempo. Todas elas ajudam o profissional de comunicação a se tornar cada vez mais assertivo em seu trabalho.

    Porém, neste artigo, vamos focar em 3 soft skills fundamentais para a comunicação corporativa: a empatia, a capacidade de ouvir e a flexibilidade. Com essas três habilidades, é possível construir campanhas que valorizem os colaboradores, que devem ser o foco principal das ações de comunicação interna.

    1. A empatia

    A empatia é a habilidade de entender o que o outro está sentindo. É conseguir se colocar no lugar de outra pessoa, compartilhando suas sensações. Assim, dentro da comunicação corporativa, esta é um soft skill primordial. Afinal, o profissional de comunicação estará trabalhando com pessoas. Seus colegas de trabalho devem ser o público-alvo e os motivadores das campanhas.

    “A comunicação é feita para pessoas reais, com suas histórias e famílias, com dias bons e dias ruins. Portanto, a comunicação, se realizada com clareza e empatia na forma com que as informações são transmitidas, faz com que os colaboradores se sintam seguros e respeitados pela empresa, gerando os sentimentos de admiração e orgulho em pertencer. Isso auxilia no engajamento, na produtividade e, principalmente, na retenção de talentos na organização”, comenta Paula Pires, analista de Customer Success na Clima Comunicação. 

    2. A capacidade de ouvir

    A melhor comunicação interna é aquela que dá voz aos colaboradores. Assim, o profissional que trabalha com a comunicação corporativa precisa ter a escuta ativa como uma de suas principais competências. Além disso, é necessário saber ouvir os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Ou seja, desde os estagiários até a alta liderança.

    “Ouvir o que o público tem a dizer é fundamental para entender quais são seus interesses e, também, a melhor forma de se comunicar. Isso ajuda a fortalecer a relação, tornando a comunicação mais humanizada e próxima e, consequentemente, mais efetiva”, explica Mariana Moreira, analista de Customer Success na Clima Comunicação.

    3. A gestão do tempo

    Nem sempre as empresas que fazem a própria comunicação interna possuem uma equipe dedicada a isso. Assim, profissionais de marketing ou de recursos humanos acabam assumindo essas responsabilidades. Por isso, a gestão de tempo é fundamental para que a seja possível administrar todas as demandas da área (e de outras áreas, dependendo do caso). 

    “As pessoas que conseguem administrar o tempo de forma eficiente são reconhecidas por sua produtividade. É importante encontrar a melhor forma para organizar seu tempo e sua rotina para que o trabalho flua bem e, no final do dia, você sinta que foi produtivo e realizou o que precisava. Não deixe o tempo escorrer por seus dedos, te impedindo de atuar com eficiência”, comenta Bruna Belo, analista de Customer Success na Clima Comunicação.

    ***

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima acredita no poder transformador da cultura, seja no trabalho ou na vida das pessoas. Há uma década criando pontes entre empresas e seus colaboradores, materializamos Cultura Criativa em resultados por meio de ideias atrativas, relações confiáveis e estratégias consistentes. 

    Fazemos pesquisa, diagnóstico, planejamento, campanhas, comunicação, design e conteúdo, e eventos pensados para o novo jeito de trabalhar. Por isso, montamos um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!

     

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