A cultura da empresa é aquele conjunto de regras, mesmo implícitas, que moldam as decisões e os comportamentos das pessoas. Entretanto, agradar a todos quase nunca é possível. Assim, colaboradores descontentes e desmotivados acabam surgindo e podem contaminar o ambiente à sua volta. Afinal, como apenas um funcionário desmotivado pode colocar seu negócio em risco?
Um estudo da Universidade de Harvard, feito com 60 mil trabalhadores e intitulado “Trabalhadores Tóxicos”, mostrou que evitar a contratação de uma pessoa assim ou desligá-la rapidamente pode gerar uma economia anual de US$ 12,5 mil, nos Estados Unidos. Por outro lado, ter um colaborador ultramotivado e alinhado aos valores da empresa gera economia de US$ 5,3 mil. E quanto mais economia, melhor.
Porém, a pesquisa da Harvard trouxe dados ainda mais impressionantes sobre a existência da “maçã podre” no meio da equipe:
Os comportamentos tóxicos são os mais variados: perturbações em reuniões, reclamações constantes, compartilhamento de fofocas, entre outros. Mesmo assim, algumas pessoas com essas características permanecem durante meses e anos em algumas organizações, criando verdadeiros ciclos viciosos de desmotivação. Isso pode acontecer quando o profissional é especialista no trabalho que faz, trazendo bons resultados em suas tarefas. Porém, todo seu entorno é caótico e envolto em uma atmosfera de incerteza e tensão.
Existe aquela máxima que diz: “Nós somos tão fortes quanto o nosso elo mais fraco”. Na construção da cultura organizacional, isso também vale. Afinal, não adianta tentar construir o melhor local de trabalho se existirem pessoas que irão contaminar a atmosfera e manter os demais inseguros e desmotivados.
Nesse sentido, o papel da liderança é fundamental. Afinal, permitir que o colaborador tóxico permaneça na empresa com as mesmas atitudes mostra que o gestor não é bom o suficiente para lidar com a situação. Assim, suas capacidades de liderança também acabam se tornando questionáveis.
A gestão de pessoas com comportamentos tóxicos também deve estar na cultura da empresa. Afinal, essas pessoas sempre irão aparecer dentro da companhia. Ter líderes treinados para lidar com esse problema é parte do caminho para corrigir eventuais distorções de comportamento.
Por isso, é fundamental o diálogo: os colaboradores devem saber o que se espera de cada um deles. Ter reuniões de feedback nas quais os comportamentos ruins são colocados na mesa é essencial para indicar os pontos de melhoria. Além disso, também é possível evitar a contratação dessas pessoas através de entrevistas de fit cultural, que indicam se elas compartilham dos mesmos valores da empresa.
Lembre-se, também, que construir uma jornada do colaborador é necessário para construir sua marca empregadora (employer branding). Por isso, desligamentos turbulentos podem danificar a sua imagem. Eles podem ser feitos em situações que fugiram do controle, mas, sempre que possível, tente orientar o funcionário tóxico para que ele volte a ser um embaixador de sua marca e um de seus maiores defensores. O caminho pode não ser fácil, mas pode ajudar a identificar falhas na sua cultura que precisam ser melhoradas.
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