Que atire a primeira pedra quem nunca ficou irritado no trabalho. O ser humano é bastante complexo e formado por uma série de sentimentos e vivências. Assim, a raiva faz parte dessa essência, podendo servir tanto para nos afundarmos em nossos problemas quanto para nos motivar a mudar. No ambiente de trabalho, o papel da raiva é justamente o de transformação.
Até algum tempo atrás, o local de trabalho era imaculado, com os colaboradores reprimindo suas emoções extremas. Em casa, porém, esses sentimentos são mais permitidos. Ainda que as pessoas encarnem personas diferentes para cada situação, é importante se lembrar de que elas são a mesma em todos os momentos. Assim, a raiva e demais sentimentos negativos também aparecem durante o trabalho.
Hoje em dia, a cultura organizacional tem permitido uma maior liberdade para que essas sensações sejam expressas. Entretanto, ainda é necessário ter discernimento de como fazer isso sem gerar um clima desagradável entre todos. O papel do líder é fundamental nesse momento! Afinal, ele deve ser a pessoa que acolhe o colaborador, compreendendo os motivos de sua frustração e buscando maneiras de mitigar os problemas.
Sentir raiva é normal! Várias situações da vida podem desencadear esse sentimento. No trabalho, são inúmeros os fatores. Por exemplo: um prazo não foi cumprido, um contrato cancelado, perdas operacionais, fofocas, desigualdade salarial e muito mais. Assim, permanecer sempre sereno é praticamente impossível!
Ou seja, a raiva pode estar apontando problemas na cultura organizacional. Assim, os gestores podem se debruçar em melhorar as condições de trabalho para todos. Já o tratamento individual deve ser feito por um especialista em saúde mental. Enquanto isso, os fatores externos que geram a frustração podem ser compreendidos e mudados.
Vale lembrar que a raiva pode desencadear comportamentos agressivos. Assim, é importante que a empresa tenha uma política clara de como agir em situações que fujam do controle. Não basta apenas acolher quem está frustrado, mas também garantir a segurança dos demais colegas de trabalho. Ter um código de conduta bem estruturado pode ajudar nessas situações.
Enquanto mudanças maiores na cultura da empresa não são feitas, o próprio colaborador que está raivoso pode buscar maneiras de diminuir esse sentimento. Afinal, mudanças organizacionais podem levar um tempo para serem implementadas. Assim, para uma melhora mais imediata, é possível adotar algumas atitudes:
Essa é uma regra de todo profissional da saúde mental: perceba e aceite o que você está sentindo. Entenda que a raiva é um sentimento natural e que todos sentem em algum momento.
Se for possível, tente se afastar da situação e das atividades que geram raiva, nem que seja por pouco tempo. Pare um pouquinho, tome um ar ou um café e tente não focar no problema.
Se a raiva for muito forte e existir a possibilidade de uma pausa mais prolongada, aproveite para tentar relaxar. Que tal ouvir uma música, fazer meditação ou correr na praça enquanto tenta não pensar no que te afeta?
Você provavelmente já sentiu raiva no trabalho outras vezes. Assim, tente lembrar como o sentimento passou. Dessa maneira, talvez seja possível replicar sua ação para diminuir a sensação ruim atual.
Outra artimanha muito eficiente é a de tentar olhar a causa da raiva por outros ângulos. As outras pessoas sentiriam o mesmo que você na situação? O problema merece a dimensão que você está dando?
Mesmo antes da pandemia, a questão da saúde já ganhava espaço nas discussões corporativas. Tanto o bem-estar físico quanto mental são fundamentais para que as atividades sejam exercidas com eficiência. Isso se tornou ainda mais urgente depois da crise provocada pela Covid-19. Por isso, sua empresa pode implementar programas que tenham um olhar atencioso para as questões que afetam a rotina do trabalho dos colaboradores.
A Organização Mundial da Saúde estima que a depressão e a ansiedade geram mais de USD 1 trilhão em perdas anuais na economia mundial. Ou seja, implementar programas com foco na saúde mental é benéfico tanto para seus colaboradores quanto para a sua própria empresa. Ainda assim, uma pesquisa da Kenoby, feita no começo de 2021 com profissionais de Recursos Humanos, mostrou que 93% dos entrevistados acreditam que ainda falta um olhar com mais empatia por parte das empresas.
Ou seja, o assunto ainda vai ser muito debatido nos próximos anos, mesmo que seja uma urgência de agora. Sua empresa pode sair na dianteira se implementar benefícios pensados no bem-estar mental e emocional de seus colaboradores. Lembre-se: o olhar atencioso e a confidencialidade são fundamentais nesse processo.
A Clima é uma empresa especializada em Comunicação Corporativa, Cultura Organizacional e Employee Experience. Com 10 anos de existência, ela presenciou diversas transformações nessas áreas, que cada vez mais estão sendo vistas pelas empresas como essenciais para o sucesso do negócio.
Por isso, a Clima montou um time de especialistas que já atendeu empresas de diferentes portes e segmentos. As campanhas desenvolvidas ajudaram a melhorar o engajamento, o bem-estar e a produtividade de inúmeros clientes. Confira alguns de nossos cases de sucesso e descubra o que podemos fazer por você! Ficou curioso? Marque uma conversa com a gente!
Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba MaisTorne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...
Saiba MaisCrie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...
Saiba Mais