A contratação de novos talentos pode ser feita tanto por plataformas especializadas quanto agências externas de recursos humanos. Entretanto, cada vez mais empresas estão aproveitando os benefícios de encontrar seus futuros colaboradores dentro das redes sociais. E não precisa ser apenas no LinkedIn, não: diversas redes oferecem oportunidades únicas de recrutamento.
As redes sociais já servem como vitrines para as empresas, inclusive para formação de sua marca empregadora. Por isso, alimentar com conteúdos relevantes e mostrar as ações internas em prol dos colaboradores é uma forma de atrair a atenção de candidatos em busca de uma nova qualificação.
Segundo o Jobvite, 94% dos recrutadores já utilizam as plataformas sociais na hora de buscar novos talentos. Já uma pesquisa da Aberdeen Group mostrou que 73% das pessoas entre 18 e 34 anos encontraram seus últimos empregos através de redes sociais. Ou seja, são indicativos de que a prática está cada vez mais usual e deve ser explorada pelas companhias.
Muitas pessoas não estão procurando emprego no momento, mas aceitariam uma oportunidade melhor se ela surgisse. Essas pessoas não vão atrás de vagas em portais exclusivos para isso. Portanto, ao divulgar vagas de emprego nas redes sociais, existe uma chance maior de você encontrar essas pessoas.
Uma pesquisa da Jobvite, publicada em 2021, mostra que 59% dos recrutadores classificam os candidatos encontrados em redes sociais como de alta qualidade. Além disso, por conta da característica de alcançar candidatos passivos e ativos, as redes sociais oferecem uma probabilidade maior de achar alguém com as características ideais para a sua vaga.
A publicidade nas redes sociais pode ser mais barata do que em outros meios de seleção de candidatos. Assim, com um custo menor, é possível selecionar candidatos mais aptos às vagas com muito mais facilidade.Afinal, com mais candidatos qualificados, como no item anterior, é mais fácil escolher aquele que mais se adequa ao perfil da vaga e da empresa.
Uma pesquisa do LinkedIn mostra que 75% dos candidatos buscam as redes sociais da empresa para conferir sua reputação. Ou seja, essas plataformas são excelentes canais para reforçar a marca empregadora e, com isso, atrair as pessoas mais qualificadas. Por isso, mantenha as redes atualizadas com a rotina da empresa, seus valores, depoimentos de atuais colaboradores e tudo o que for necessário para chamar a atenção dos candidatos.
São várias as redes sociais existentes, por isso saiba selecionar a melhor para cada tipo de vaga. O Instagram, por exemplo, é excelente para recrutar designers ou profissionais de marketing, mas não tão eficaz para encontrar programadores. Assim, vale a pena apostar em fóruns de nicho ou em comunidades que concentram o público que você pretende atingir.
Já o LinkedIn é uma opção certeira para todas as oportunidades, visto que ele é a rede social colaborativa mais popular que existe. Além disso, o LinkedIn também é uma excelente ferramenta para aumentar o networking e, assim, facilitar na hora de prospectar novos colaboradores.
Considere ter 2 perfis sociais em cada rede para separar recrutamento de atendimento externo. Isto é, ao trabalhar com serviços e produtos, você pode fazer isso em um dos canais, enquanto o outro pode ser usado para reforçar a marca empregadora e com isso atrair os talentos.
Porém, o crucial é manter a rede atualizada. Vale a pena incentivar que os próprios colaboradores da empresa mantenham seus perfis no LinkedIn atualizados e ativos. E não se esqueça de ativar a Career Page da rede, já que nela é possível que os colaboradores compartilhem suas atividades, suas rotinas ou deem depoimentos sobre como é trabalhar para sua marca..
Uma pesquisa da Buffer mostra que 63% das publicações sociais são acompanhadas de imagens. Além disso, posts com imagens atraem 94% mais atenção do que os que são feitos apenas com texto. Portanto, crie um design bem criativo para acompanhar seu anúncio de vagas.
Descreva a vaga de maneira clara, objetiva e convidativa, colocando os principais tópicos das atividades que serão desenvolvidas pelo candidato. E não se esqueça de caprichar nas hashtags, já que elas auxiliam quem está ativamente procurando por vagas de emprego.
Investir em anúncios pagos de posts de vagas é uma excelente forma de atingir exatamente o público-alvo da vaga. Através de segmentação, é possível entregar o anúncio aos perfis mais adequados para preencher a oportunidade de trabalho. Em redes sociais como o Instagram e o Facebook, os anúncios não costumam ser tão caros e podem trazer um retorno de currículos muito mais assertivos.
Caso tenha dúvida se vale a pena investir dinheiro para anunciar uma vaga, faça um teste A/B, ou seja, com e sem publicidade. Assim, você irá descobrir qual tipo de anúncio funciona melhor para o seu negócio.
Você pode trocar um post com texto e imagem com o depoimento de um atual colaborador chamando novos recrutas. Isso torna a seleção e o recrutamento muito mais humanizados, podendo fazer a diferença na hora de atrair os melhores talentos.
Também é possível solicitar para que os colaboradores compartilhem seus anúncios de vagas. Isso vai atingir sua rede de contatos pessoais e fazer a diferença na hora de encontrar candidatos. Afinal, uma pesquisa da Monster mostrou que 65% dos candidatos consideram novas oportunidades quando sentem uma conexão pessoal com a marca.
Há quase uma década, a Clima revoluciona a comunicação interna e o endomarketing de seus clientes e parceiros. São diversas ações voltadas à construção da marca empregadora e com o intuito de cativar os colaboradores.
No quesito recrutamento, nossa empresa já aposta neste formato de anúncios em redes sociais. Por isso, fique sempre ligado aqui no nosso blog com mais dicas que vão facilitar cada vez mais sua rotina de trabalho.
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