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Como o senso de pertencimento favorece a adoção do endomarketing?

Por Clima 18 de maio de 2025 6 minutos de leitura
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    Senso de pertencimento é uma força importante no ambiente de trabalho. É responsável por criar uma comunidade de funcionários, aumentar produtividade e potencializar a colaboração entre todos da companhia. Além disso, é um grande fator por trás da retenção de talentos.

    Por isso, trabalhar para desenvolver uma forte comunidade de colaboradores que se sintam parte da organização é uma das ações mais importantes que um empregador pode priorizar na gestão de um negócio.

    Natural, então, é unir a comunicação interna ao trabalho de fomentar o senso de pertencimento de todos os colaboradores com a empresa, não é? Mas, afinal, como conseguir fazer isso?

    Ficou curioso? Dá uma olhada nos tópicos a seguir.

    O que é senso de pertencimento em empresas?

    É o sentimento que as pessoas têm ao estarem conectadas ao seu ambiente de trabalho e às tarefas exigidas para execução da sua função. Essa percepção é fundamental não só em âmbito profissional como na esfera pessoal.

    Inclusive, de acordo com a pirâmide das necessidades, conceito muito utilizado na psicologia, o sentimento de pertencimento é o terceiro mais importante. A ordem é a seguinte:

    1. Necessidades fisiológicas, como respirar, beber e comer;
    2. necessidades de segurança, como estabilidade financeira, emocional e física;
    3. senso de pertencimento, com relação ao trabalho, à família e aos amigos;
    4. autoestima, para demandar e reconhecer o respeito devido;
    5. autorrealização, ou seja, concretizar todas as possibilidades e crescer como pessoa.

    O fato é que todo e qualquer indivíduo precisa sentir que faz parte do seu meio para perceber o seu valor/propósito e conseguir agir de forma coordenada para o atingimento de um propósito preestabelecido.

    Para potencializar esse sentimento dentro de uma organização, é preciso:

    • Mostrar aos colaboradores o sentido e significado do seu trabalho. Se eles trabalharem somente por trabalhar, a desmotivação será evidente. É preciso dar a eles propósito. Quando o funcionário sabe que o seu trabalho importa, é mais provável que ele crie vínculo com a organização.
    • Definir metas para o time. Quando um grupo de pessoas trabalha para um único objetivo, criam-se estruturas de suporte de um para com o outro. Assim, nascem fortes colaborações e uma equipe unida.
    • Reconhecer os resultados atingidos. Torne públicas todas as vitórias do grupo e saiba como premiá-las.
    • Pedir ajuda. Quando os colaboradores se sentem escutados e percebem que sua opinião e seu conhecimento importam, fica mais fácil fomentar o senso de pertencimento.
    • Inspirar seu time. Entenda o que os inspira e os motiva. Seja autêntico, colabore e entenda cada membro de uma equipe. Para isso, é recomendado promover um ambiente de trabalho divertido, porém focado em desempenho.

    O que é endomarketing?

    Também conhecido como marketing interno é o conjunto de ações de comunicação promovidas por uma empresa para seus colaboradores. O principal objetivo das ações é o engajamento dos funcionários e o estabelecimento de um clima saudável de trabalho, visando melhores resultados. Ou seja, está diretamente relacionado ao sentimento de pertencimento descrito acima.

    Algumas ações importantes de marketing interno:

    • newsletter para os colaboradores, educando-os sobre a cultura da empresa, seus produtos e serviços;
    • exibição de materiais focados em branding interno;
    • forte política de benefícios;
    • programa de incentivos;
    • desenvolvimento de plataformas que promovam a transparência na gestão;
    • treinamentos e capacitações constantes;
    • fomento constante da cultura organizacional;
    • pesquisas frequentes de status do clima organizacional.

    Qual o benefício do senso de pertencimento para as ações de endomarketing?

    As ações de endomarketing tem grande foco nos colaboradores. O sentimento de pertencimento é um motivador poderoso para os funcionários no ambiente de trabalho. Ao cultivar esse sentimento, as pessoas trabalham mais motivadas e atingem melhores resultados.

    Ajudar a garantir que todos se sintam confortáveis para atingir seu potencial máximo é resultado das ações conjuntas de marketing interno e da política de fomento do senso de pertencimento.

    Ao defender essa política, as ações coordenadas de endomarketing tendem a ser mais bem-sucedidas, já que há no ambiente:

    • Forte redução de conflitos. Quando todos os colaboradores entendem o seu propósito na instituição, têm seus planos de carreira traçados e há o fomento da comunicação interna, tudo fica às claras. Não há espaço para picuinhas e desentendimentos provocados por suposições infundadas. Todos sabem as razões para estar onde estão e onde podem chegar.
    • Promoção de comunicação integrada. O senso de pertencimento promove a união das equipes. Dessa forma, há maior fluidez nos processos, cumprimentos dos prazos em projetos e, também, a gestão do conhecimento torna-se mais integrada. As ações de endomarketing, como a instituição de uma TV interna, tornam-se mais efetivas devido ao maior autoconhecimento de cada um sobre sua atuação na organização como um todo.
    • Maior engajamento. Para uma boa ação de endomarketing funcionar, é preciso saber como os funcionários se sentem em relação à empresa. Quanto maior for o senso de pertencimento, mais honestas serão as respostas. Ter clareza sobre quem está 100% all in para a concretização dos objetivos do negócio possibilita o estabelecimento de um forte senso de equipe, em que todos juntos querem alcançar a linha de chegada.

    Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado, por meio dos adventos tecnológicos, existem inúmeras implicações físicas e mentais relacionadas à queda constante de interações pessoais, ao contato social e, como consequência, ao baixo sentimento de pertencimento.

    Solidão é uma epidemia. Por isso, o papel das organizações, tanto pela sua própria saúde quanto pela de seus funcionários, é fomentar de todas as formas possíveis níveis de conexão entre as pessoas que trabalham no dia a dia da corporação.

    Colaboradores felizes e confiantes performam melhor e tornam a empresa mais produtiva. Funcionários que se sentem parte da empresa são mais engajados e resilientes.

    Fomentar ações de endomarketing por meio da promoção do senso de pertencimento é um caminho que leva não só ao aumento do lucro da empresa como permite reduzir as instabilidades relacionadas à perda de bons funcionários.

    Quer saber mais sobre como envolver colaboradores através do endomarketing? Baixe nosso e-book com o passo a passo para uma boa campanha. 

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