Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato

Clima Clima

Clima Clima

  • Sobre Nós
  • Serviços
    • Comunicação Interna
    • Diagnósticos
    • Employee Experience
    • Employer Branding
    • Endomarketing
    • Pesquisas e Mensuração
  • Cases
  • Hub de conteúdos
  • Contato
⯇ VOLTAR
Clima
  • Início
  • Blog
  • Rádio-peão: afinal, é uma aliada ou uma ameaça?

Rádio-peão: afinal, é uma aliada ou uma ameaça?

Por Clima 18 de maio de 1880 6 minutos de leitura
Navegue por tópicos

    Certamente você já ouviu falar em rádio peão. Essa prática envolve funcionários e é o terror de diretores e do RH, por ser uma fonte comum de disseminação de informações inverídicas que podem comprometer totalmente o ambiente de trabalho.

    Justamente por esse efeito tão tóxico, é uma questão que levanta várias preocupações e tentativas de contê-la. Ao mesmo tempo, a rádio peão possibilita abrir espaço para melhorias internas que podem impactar não só no presente, mas também trazer consequências a longo prazo.

    Quer entender melhor o assunto? Continue lendo este post!

    O que é a rádio peão?

    Rádio peão é o termo dado para a troca de informações entre funcionários, sem que essas tenham o respaldo da organização. O termo surgiu na década de 70, nas fábricas localizadas na região do ABC paulista, durante o início das movimentações sindicais.

    Ele identifica os rumores passados entre os colaboradores, que em boa parte das vezes, não são verdades ou apenas fatos distorcidos.

    Nós humanos, temos como uma das principais características sermos sociais. Temos a necessidade de formar grupos, termos interações e diálogos. Essa necessidade pode abrir campo para o surgimento de boatos e comentários que nem sempre são produtivos.

    Como ela se forma?

    A rádio peão não tem uma raiz específica para o seu surgimento, mas procede, principalmente, graças às falhas na comunicação organizacional.

    Ela se origina geralmente nos bastidores, provocada por um comentário mal compreendido ou uma informação incompleta. Isso é passado para frente, e sem um posicionamento oficial, muitas vezes, chega a contaminar completamente o clima organizacional.

    O grande problema, é que os CEOs e diretores veem a queda de produtividade e podem, por vezes, perceber que há algo errado na motivação, mas não conseguem identificar o problema.

    Vale a pena destacar que a rádio peão se forma, principalmente, em locais onde não há um diálogo claro entre empresa e empregados. Seja por omissão, falta de informação ou problemas na liderança.

    Como identificar a origem de um boato?

    Depois que uma mentira foi propagada, fica extremamente difícil identificar a sua origem. A melhor estratégia a ser adotada é a prevenção do problema, ou seja, identificar quanto antes alguma possibilidade de disseminação de informações falsas.

    Para isso, a empresa precisa investir em uma comunicação forte, além de uma liderança próxima e presente.

    Cabe ao líder direto identificar alguma mudança no comportamento e gerenciar a situação, com a ajuda do setor de Recursos Humanos. Ele precisa conversar com os colaboradores, coletar informações e solucionar dúvidas, tomando o devido cuidado para sanar o problema.

    Além disso, a comunicação não pode, em nenhum momento, ficar restrita ao alto escalão da empresa. As mudanças e decisões devem ser passadas de maneira clara a todos os funcionários, independentemente da posição na hierarquia. Por isso, a comunicação interna deve ser muito bem trabalhada, valorizando a importância dos profissionais na fluidez dos processos corporativos.

    Como a rádio peão afeta a empresa?

    A rádio peão é extremamente prejudicial para a empresa como um todo. Afinal, pode provocar uma insatisfação profunda entre os funcionários, afetando o seu engajamento e provocando uma queda drástica na produtividade.

    Podemos citar a participação nos lucros como um bom exemplo. Surge uma informação de que os funcionários não receberão PLR no fim do ano. Por outro lado, aparecem rumores de que sim, a empresa alcançou lucros no período. Começa, então, uma onda de desconfiança entre os colaboradores, que pode gerar revolta, desmotivação e prejudicar completamente o ambiente de trabalho.

    Esse é apenas um dos casos, observamos diversas situações nas quais a rádio peão tem um papel muito negativo.

    A rádio peão pode ser evitada?

    Quando há uma comunicação interna robusta, dificilmente a rádio peão vai ter força. Empresas que contam com um diálogo rápido e acertado, mantendo a transparência no relacionamento com os funcionários, têm chances muito menores de serem atacadas por boatos.

    Essa cadeia de comunicação deve ocorrer de cima para baixo: partir da presidência, ir para os diretores, gerentes, coordenadores e, por fim, equipes. Por mais que as decisões sejam internas, elas devem ser informadas e argumentadas com os colaboradores, para que haja a inclusão dos funcionários em todos os passos da empresa.

    Antes que o problema surja, é importante que haja a incorporação desse diálogo na cultura corporativa. A rotina de informação e transparência deve ser parte dos valores da empresa e trabalhada diariamente.

    Isso significa que quando há o conhecimento da rádio peão e das condições em que ela ocorre, ela se torna uma aliada. Em outras palavras, sabendo por que ela acontece e suas consequências, a empresa pode trabalhar em ações preventivas, evitando o seu surgimento e, consequentemente, a sua ameaça.

    Como a Clima trabalha com empresas dominadas pela rádio peão?

    A Clima Comunicação conta com um trabalho de atuação em várias frentes para a estruturação e manutenção de uma boa comunicação interna. Essa comunicação é criada de maneira estruturada, com organização dos processos.

    Quando esse diálogo é trabalhado desde o início, com a preocupação em divulgar acontecimentos e envolver os funcionários, a rádio peão tende a desaparecer porque não há espaço para o surgimento de ruído na comunicação.

    Além disso, a empresa atua na preparação dos líderes, para que eles sejam capazes de identificar os primeiros rumores e tomarem as providências necessárias para resolver o problema. A abordagem a ser adotada é de uma liderança inspiradora, não de chefes autoritários, que obviamente criam uma enorme distância entre equipes e gestor, e agravam a questão.

    Se mesmo com esse trabalho preventivo, baseado em uma boa comunicação e treinamento da liderança, a rádio peão ainda surgir, a Clima Comunicação tem as estratégias necessárias para contornar a situação com rapidez e objetividade, resgatando a qualidade do clima organizacional.

    Agora, que você sabe o que é rádio peão, vale a pena avaliar o diálogo interno na sua organização e pensar em estratégias para melhorar a comunicação com os funcionários, valorizando-os como partes importantes para o desenvolvimento do negócio.

    Se você precisa de ajuda para pensar nessa reestruturação, entre em contato conosco, conheça de perto o nosso trabalho e saiba como podemos ajudá-lo.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais
    Endomarketing

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Employer Branding

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Pesquisas e Mensuração

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais
    Diagnósticos

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais
    Employee Experience

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Confira outros conteúdos

    Comunicação Interna

    Como usar Inteligência Artificial na...

    A Inteligência Artificial (IA) não...

    Saiba Mais
    Clima

    O que é a Infoxicação...

      Vivemos na era da...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna

    Pare de dizer “bom trabalho”:...

    Poucas empresas sabem como dar...

    Saiba Mais
    liderança comunicadora
    Gestão de pessoas

    Liderança Comunicadora: o desafio da...

    Quem já não viu uma...

    Saiba Mais
    engajamento 360
    Clima organizacional

    Engajamento 360: como alinhar comunicação...

    Toda organização carrega duas histórias:...

    Saiba Mais
    KPIs de comunicação interna
    Comunicação Interna

    Como definir KPIs de Comunicação...

    A comunicação interna está cada...

    Saiba Mais
    comunicação interna para 2025
    Comunicação Interna

    Como preparar a Comunicação Interna...

    Com um novo ano chegando,...

    Saiba Mais
    cultura empresarial e tecnologia
    Comunicação Interna

    A cultura da sua empresa...

    O avanço acelerado das tecnologias...

    Saiba Mais
    orçamento de comunicação interna
    Clima

    Fechamento de verbas: como a...

    No fim do ano, uma...

    Saiba Mais
    Comunicação Interna 2025
    Comunicação Interna

    Comunicação Interna 2025: como sair...

    Há poucos meses de entrar...

    Saiba Mais
    Como contratar uma agência de Comunicação Interna
    Comunicação Interna

    Guia prático: Como contratar uma...

    Uma estratégia de endomarketing bem...

    Saiba Mais
    cultura do comunicado
    Clima

    Cultura do Comunicado x Campanha...

    Para que a cultura organizacional...

    Saiba Mais
    ACESSAR NOSSOS CONTEÚDOS

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.

    [contact-form-7 id="144" title="Newsletter"]
    Newsletter Clima

    Transforme o seu negócio e a vida
    dos seus colaboradores!

    Entre em contato

    Clima Clima

    • Linkedin
    • Instagram
    • Behance
    • Sobre Nós
    • Serviços
    • Cases
    • hub de conteúdos
    • Contato
    • Política de Privacidade
    • Denúncia interna
    Abarje
    Telefone +55 41 2018-2108
    +55 11 5178-5177
    São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 Itaim Bibi
    Curitiba Rua Comendador Araújo, 299 – SL Centro