⯇ VOLTAR

Como contornar os principais problemas de comunicação das empresas?

Navegue por tópicos

    Os problemas de comunicação estão entre as principais causas do fracasso de muitas estratégias corporativas. Afinal, é por meio desse processo comunicativo que os propósitos de uma empresa são repassados aos colaboradores, dando à equipe o norte necessário para que as estratégias sejam executadas com sucesso e alcancem os resultados esperados.

    Nesse contexto, a capacidade de identificar, enviar e receber informações de forma pertinente é fundamental para garantir o alinhamento e o bom desempenho de um negócio. Neste post, você vai conhecer os principais problemas de comunicação de uma empresa e entender como evitá-los.

    Continue a leitura e tire suas dúvidas!

    Impacto dos problemas de comunicação no desempenho do negócio

    Atraso na entrega de projetos, desalinhamento na estratégia e cultura da empresa, desmotivação: esses são apenas alguns dos problemas vinculados diretamente às falhas nos processos de comunicação interna (CI). Para que os projetos ocorram de forma fluida, dentro dos prazos, e atinjam os resultados esperados, é preciso que todos os envolvidos estejam alinhados e cientes do que é esperado deles.

    Desde as primeiras reuniões até a entrega do projeto finalizado, todos os pontos precisam ser expostos de forma clara e concisa. Afinal, a escolha equivocada de plataformas de comunicação e ruídos entre gestores, colaboradores e clientes impactam negativamente a efetividade e o desempenho do negócio, prejudicando a atuação da empresa frente aos seus clientes.

    O fortalecimento da cultura da empresa é outro fator fundamental para que os colaboradores se sintam motivados a dar o seu melhor. Intercalar estruturas de comunicação tanto top-down (de gestores para colaboradores) quanto bottom-up (de colaboradores para gestores) é essencial para garantir o alinhamento das equipes ao propósito da corporação, fazendo com que todos se sintam parte de um grande time.

    Quando as falhas na CI se tornam muito evidentes, a empresa enfrenta alto nível de desalinhamento e diretrizes pouco claras. Isso dificulta que os colaboradores identifiquem o motivo por trás das suas ações e processos, comprometendo o entendimento da visão e do negócio e do direcionamento passado pela diretoria.

    Vale lembrar que esse problema não é exclusivo de grandes empresas. Diversas startups têm seu crescimento freado devido à baixa capacidade de seus CEOs comunicarem o caminho que a empresa está percorrendo e o impacto dele nas ações de cada funcionário.

    Tenha em mente que equipes desmotivadas, dificuldade para treinar e capacitar funcionários, projetos atrasados e clientes insatisfeitos podem levar as empresas ao fracasso. Por isso, identificar cedo os erros de CI faz toda a diferença no desempenho das equipes e do negócio como um todo.

    A seguir, você vai conhecer os principais problemas de comunicação das empresas.

    Os 5 principais problemas de comunicação das empresas

    Comunicação exclusivamente top down

    A troca de informações funciona como uma via de mão dupla. Se não há diálogo e as ordens são impostas a partir dos níveis hierárquicos superiores da organização, não haverá motivação e engajamento por parte dos colaboradores. Isso pode causar altos níveis de rotatividade de funcionários, gerando desperdício de tempo e recursos para a empresa, que precisará arcar com os custos das demissões e do treinamento dos novos colaboradores.

    Uma forma de evitar comportamentos como esse é capacitar as lideranças. Treinamentos que ensinem como interagir com os colaboradores de acordo com o perfil de trabalho de cada um, por exemplo, podem fazer toda a diferença na moral da equipe. Mas, antes de iniciar qualquer ação, lembre-se de sempre fazer um diagnóstico do modelo de funcionamento da empresa para entender o que é mais adequado à situação.

    Poucas oportunidades para feedback

    Em um mundo cada vez mais conectado por ferramentas digitais, que facilitam o envio de informações, é fácil que os momentos de contato direto entre colaboradores e seus gestores sejam menos frequentes. Mesmo assim, é muito importante que ocasiões para dar um retorno em relação às tarefas executadas e o desempenho esperado sejam criados.

    Isso porque o alinhamento de expectativas faz toda a diferença na forma como o colaborador enxerga a empresa e sua liderança. Uma equipe unida e bem direcionada trabalha melhor, garantindo que os projetos sejam entregues com mais assertividade e aumentando as taxas de sucesso das ações.

    Falta de planejamento e foco

    Planejamento e foco são importantes em todos os processos de um negócio, e na área de comunicação isso não é diferente. Por isso, elaborar e executar um bom plano de CI impacta diretamente no relacionamento da empresa com seus colaboradores, e vice-versa.

    Fazer um diagnóstico do clima organizacional é o primeiro passo para definir seu plano. Assim que as falhas forem identificadas, é hora de traçar os objetivos e métricas atrelados ao projeto. Conhecendo o público alvo da estratégia e definindo um cronograma de ações, você terá o que é necessário para corrigir boa parte dos problemas de CI da empresa.

    Cultura de sonegar informações

    Esse problema é muito comum em empresas quais os colaboradores, por insegurança, escondem informações um dos outros por acharem que assim ganharão vantagens competitivas. Trata-se de um comportamento recorrente nas áreas de vendas, por exemplo, já que as metas são agressivas e é necessário sempre buscar maior destaque no grupo.

    No entanto, esse comportamento não é nada saudável: além de impossibilitar o desenvolvimento igualitário entre todos os colaboradores, a competitividade extrema impede que o setor cresça em sintonia, diminuindo as chances de um bom desempenho.

    Uma forma de evitar comportamentos como esse é instaurar sistemas compartilhados de informações. Assim, todo mundo pode ter acesso ao que está acontecendo no dia a dia dos colaboradores, inspirando-se no sucesso e aprendendo com as falhas de cada um..

    Conflitos de personalidade

    É saudável e natural que pessoas se comportem de formas diferentes no trabalho. Alguns são bem extrovertidos, enquanto outros são mais reservados e tímidos; alguns falam tudo que passa pela cabeça, enquanto outros preferem refletir e pensar com cuidado. Essa diversidade pode causar estranheza entre os colegas de trabalho e dificultar a rotina no escritório, mas, felizmente, não é nada que não possa ser contornado.

    A melhor forma de lidar com essa questão é buscando soluções eficazes de comunicação. O objetivo aqui é impedir que o foco incida no transmissor da mensagem, mas sim na informação que está sendo compartilhada. Quanto mais claro o objetivo comum estiver para todos, menores tendem a ser os conflitos.

    Como você viu, investir em soluções para resolver os problemas de comunicação na empresa é essencial para garantir a sustentabilidade do negócio. As causas geralmente estão enraizadas na cultura institucional, e é preciso lidar com elas de forma rápida e eficaz.

    Faça o teste: pergunte aos seus colaboradores qual é a visão da empresa e quais são objetivos deles para o próximo trimestre. Se você não ficar satisfeito com as respostas, pode ser um sinal de problemas com a comunicação interna.

    Saiba como a comunicação interna pode melhorar suas taxas de turnover, acesse nosso e-book. 

    Você se identificou com os problemas que listamos aqui e quer entender como resolvê-los?

    Veja quais ferramentas de comunicação interna podem ser usadas facilmente na sua empresa!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.