Saiba como realizar uma pesquisa de clima organizacional

Você já parou para pensar que algumas atitudes como falta de produtividade, muitas queixas por parte dos funcionários, pessoas descomprometidas e desmotivadas são reflexo sobre o clima organizacional da sua empresa? Veja como a pesquisa de clima é importante para identificar esses fatores.

Como isso acontece? Será que existe alguma solução?

Alguns comportamentos podem ser notados facilmente por parte dos gestores, porém existe uma ferramenta que pode ser utilizada para mensurar e identificar demais problemas. Estamos falando da pesquisa de diagnóstico de clima.

A pesquisa de clima tem como função reconhecer a realidade interna da empresa, além de entender a opinião sincera do colaborador a respeito de suas atividades de trabalho. Descobrir alguns fatores como motivação, comunicação, atuação da liderança, os objetivos em comum, renumeração entre outros.

Para atingirmos um resultado significativo é preciso estruturar a pesquisa em diversas fases, primeiramente informar todos os gestores sobre os objetivos da pesquisa, em seguida os colaboradores sobre a importância da análise dentro da empresa, sobre as mudanças e as vantagens que podem ocorrer com a participação de todos.

Mantenha todos os colaboradores informados

Um dos fatores de sucesso na aplicação de uma pesquisa de clima está em comunicar de forma transparente a todos os funcionários o formato de realização da pesquisa. Para isso, considere uma campanha de comunicação que envolva os colaboradores desde o início, antes mesmo da aplicação da pesquisa. No momento da aplicação não exija nomes ou matrículas, apenas as informações necessárias para uma boa tabulação. Isso com certeza deixará os respondentes seguros e sem medos de serem sinceros em suas respostas.

A parte do questionário deve ser muito bem elaborada. Não pergunte por perguntar, tenha em mente quais os objetivos da sua pesquisa, e principalmente o que fará com as respostas. Defina as perguntas por blocos, não tendencie e não tenha medo de perguntar sobre pontos ruins ou gaps já identificados. Afinal, a pesquisa deve refletir exatamente o momento em que a empresa passa, não oculte os problemas.

 A pesquisa deve refletir exatamente o momento em que a empresa passa, não oculte os problemas.

Após aplicação da pesquisa e tabulação faça a divulgação preliminar aos lideres e gestores da empresa, apresentando todos os pontos fortes e fracos apontados pelos colaboradores, com consciência de que as respostas podem ser úteis para o crescimento da organização. Os dados irão retratar exatamente o ponto de vista do empregado referente a empresa, sendo elas informações que irão contribuir para a construção de um novo planejamento.

Defina uma nota de corte e trabalhe nas notas baixas com um plano de ação de melhorias. Algumas melhorias não necessariamente necessitam de um alto investimento por parte da empresa. Priorize as que mais tenham impacto para o colaborador e na sequencia as mais relevantes para a empresa e por fim as que são consideradas como não emergenciais.

Apresente os resultados de forma direta

Após feito o plano de ação chegou a hora de divulgar os resultados aos colaboradores. Você pode fazer a divulgação de várias formas, nossa sugestão é a comunicação direta, sem rodeios entre gestor e colaborador. Se sua empresa tiver muitos funcionários considere fazer um vídeo com o presidente ou diretor e distribua em seus canais de comunicação juntamente com um arquivo com os principais resultados.

Aqui na Clima pensamos de forma estratégica em todo o andamento do diagnóstico, temos conhecimento e experiência em desenvolver e aplicar pesquisas, apresentar os resultados e apontar soluções. Precisando de ajuda em realizar sua pesquisa, conte com a gente!

E aí, você sabe como anda o clima organizacional da sua empresa?

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