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Comunicação interna e jornada da experiência do funcionário: o caminho do sucesso!

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    Contar com uma boa comunicação interna é um dos caminhos do sucesso no engajamento dos funcionários. Apenas com um diálogo transparente e valorização dos profissionais é possível ter uma equipe motivada e disposta a contribuir com o seu melhor para a empresa.

    Dentro desse contexto, encontramos uma ferramenta importante para melhorar essa comunicação: a jornada da experiência do funcionário. É por meio dela que o RH e os gestores conseguem entender melhor o nível de satisfação do colaborador e o que ele vive diariamente dentro da organização.

    Se você tem interesse em transformar a sua empresa em um bom local de trabalho, certamente este post vai ajudar. Acompanhe!

    O que é a jornada de experiência do funcionário?

    O conceito de jornada do consumidor é conhecido e aplicado em organizações de diversos setores, com o intuito de conquistar e fidelizar esse cliente. Já a jornada de experiência do funcionário é um conceito novo, mas que pode fazer toda a diferença na sua empresa.

    Boa parte das organizações realiza pesquisas de clima e algumas contam até com citações por empresas especializadas que ajudam a vender uma boa marca empregadora, como a Great Place to Work e Você S/A.

    No entanto, a jornada de experiência do funcionário é um pouco mais densa, com foco nos detalhes. Nesse conceito, é feito um acompanhamento do dia a dia do colaborador, seu relacionamento com as tarefas, com os colegas e com o ambiente da empresa. É buscar entender um pouco como o trabalhador vê e se sente no ambiente laboral.

    A jornada de experiência do funcionário é a mesma coisa que employee experience?

    As employee experiences são ações tomadas no intuito de garantir o bem-estar das equipes como um todo. Assim como a pesquisa de clima, ela considera o quadro geral, ou seja, a satisfação média da equipe.

    A jornada de experiência também leva em consideração as necessidades dos membros da equipe, mas de maneira mais individual e direcionada. Como cada pessoa tem seus anseios e suas necessidades, a jornada analisa a vivência de cada um. Por isso mesmo é um trabalho mais lento e cuidadoso, mas que ao mesmo tempo gera resultados mais interessantes.

    As empresas costumam se apegar ao índice de felicidade dos funcionários, relacionando-o ao alcance de metas. É uma boa estratégia, que procura valorizar a equipe, mas ainda está um passo atrás do que é trabalhado na jornada de experiência do colaborador.

    O estudo da jornada também leva em consideração a felicidade do funcionário, mas avalia a sua conexão particular com o propósito da empresa, se a organização está nos seus planos de carreira para o futuro e se o trabalhador se sente realizado em sua rotina diária dentro da corporação.

    Como fazer o mapeamento dessa jornada?

    O mapeamento da jornada de experiência do funcionário não pode ser confundido com uma pesquisa, como a de clima organizacional. Exige um acompanhamento bem próximo dos colaboradores, que é feito de maneira lenta e cuidadosa.

    Apesar de ser mais trabalhosa, a análise da jornada de experiência do funcionário pode ser uma tendência para quem procura algo mais palpável que uma pesquisa de clima, capaz de realmente entender os trabalhadores, suas expectativas e dificuldades.

    A metodologia aplicada à jornada de experiência é totalmente diferenciada e focada. É muito voltada para a valorização dos colaboradores como indivíduos e para o reconhecimento de suas características únicas. O tratamento tão particular direcionado a cada um justifica o investimento de tempo para essa avaliação, ao mesmo tempo em que consegue gerar resultados muito mais interessantes.

    Como a jornada se relaciona com a comunicação interna?

    A jornada de experiência está muito ligada ao nível de maturidade da empresa, à profundidade do conhecimento em relação à organização. Quando os gestores decidem buscar novas estratégias, geralmente é sinal de que o ambiente já não está bem. Isso pode ser notado pelos altos índices de rotatividade e de absenteísmo, pelo baixo engajamento ou queda na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

    Ao identificar esses problemas, a empresa pode buscar o estudo da jornada de experiência e em cima dos resultados que começar a coletar, pensar em estratégias para melhorar a comunicação interna e conseguir dialogar diretamente com os funcionários, considerando as suas particularidades.

    Os resultados da estratégia são bem detalhados, mas podem transformar profundamente a comunicação interna corporativa. Podemos usar como exemplo um caso pontual, em que se observa uma grande rotatividade de mulheres na empresa.

    Com o estudo da jornada é possível entender os problemas de maneira mais profunda e personalizada. O questionamento desse problema sob essa ótica pode levar à constatação de que essas mulheres estão priorizando a família, e que uma organização que não dá espaço para amamentação, não tem uma creche interna ou não desenvolve nenhum programa de apoio à maternidade tende a perder essas funcionárias em pouco tempo.

    Como a Clima pode ajudar seus clientes com essa estratégia?

    A Clima Comunicação atende vários clientes que buscam melhorar a comunicação interna da sua empresa por meio de diversas estratégias. No entanto, pouquíssimos clientes têm acesso às informações sobre a jornada de experiência do funcionário.

    Por isso, a empresa está buscando conscientização sobre o conceito e começando a criar um serviço especializado para essa análise. Assim, é possível mostrar às empresas a importância dessa avaliação e como ela pode transformar totalmente o ambiente de trabalho.

    Ao conhecer a jornada de experiência do funcionário, o gestor e o profissional de RH podem estar alguns passos à frente no que diz respeito à construção de um ambiente de trabalho agradável e acolhedor, no reconhecimento e na valorização do profissional — e mais do que isso, na construção de um employer branding consistente e verdadeiro. As conexões firmadas com os funcionários a partir desse trabalho são muito mais profundas, o que tende a transformar totalmente a comunicação interna.

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    Se você quer conhecer mais o assunto, fazer um diagnóstico da sua empresa ou entender como seria a implantação da jornada de experiência do funcionário, entre em contato conosco. Contamos com especialistas que vão ajudar você a formar equipes de alto comprometimento!

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