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Comunicação vertical x horizontal x 360º: os principais fluxos da empresa

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    Você sabe o que é comunicação vertical? Quais são os principais fluxos em uma empresa? Atualmente, a informação domina o horizonte competitivo dentro das organizações. A comunicação encontra-se em um cenário altamente informatizado e recorremos a ela para tudo.

    São diversos os tipos de comunicados dentro de uma empresa. Ela pode ser vista como um processo dinâmico e eficiente, por meio do qual as instituições se relacionam com o meio ambiente e as diversas áreas das organizações se conectam entre si.

    É importante que as empresas as encarem como aliadas para os negócios, pois o bom relacionamento com os públicos interno e externo é a melhor maneira de assegurar uma gestão eficaz — melhora o clima organizacional, valoriza e auxilia o fortalecimento junto aos seus colaboradores e clientes. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue lendo!

    Importância da comunicação interna

    Quantas vezes o ambiente de trabalho fica comprometido porque as pessoas não parecem estar ouvindo o que os outros têm a dizer ou precisam dizer? Quantas vezes se tomam decisões com base no que as pessoas pensaram ter ouvido, em contraposição ao que realmente foi dito? Essas são situações recorrentes nas organizações e relacionamentos em geral.

    Ao perceber essas falhas, as empresas desenvolveram alguns fluxos de comunicação: comunicação vertical, horizontal e a comunicação 360º — a fim de que pudessem alinhar suas concepções e metas organizacionais junto aos seus empregados e colaboradores com a finalidade de gerar resultados positivos em todas as áreas de atuação. Sem dúvida, isso proporcionou imensurável contribuição e foi determinante no equilíbrio organizacional em seus diversos processos.

    Conceito de comunicação

    É importante saber que a comunicação é o meio utilizado por qualquer ser humano, e tem como principal propósito desenvolver um universo onde haja interação recíproca de informações, conhecimentos e dados entre as partes.

    O termo “comunicação” significa “tornar comum”, alternar conhecimentos, dividir sentimentos, aprendizados, valores e crenças por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos, entre outros. O real sentido de se comunicar é participar e estabelecer contato com alguém em um intercâmbio dinâmico e interativo.

    É importante assegurar a troca de informações entre quem divulga e quem recebe. Também é essencial garantir inferência — que é a percepção do significado entre as partes envolvidas. Muitos conflitos têm suas raízes nos erros de transmissão. Nós somos o que conseguimos transmitir aos nossos semelhantes e, por isso, devemos fazê-lo bem. Assim, a comunicação interpessoal tem diversas finalidades, e as informações são trocadas por diversas razões.

    Cuidado com algumas barreiras na comunicação

    O objetivo da comunicação é a transmissão da mensagem entre o emissor e o receptor. Essa informação pode sofrer algumas interferências, que são chamadas de barreiras ou ruídos da comunicação. São, portanto, os obstáculos que impedem a compreensão da mensagem entre o emissor e o receptor, não permitindo a efetividade da mensagem a ser dada.

    Em uma empresa, é necessário que haja entendimento nas diversas mensagens, partindo da ideia de que pessoas diferentes dão frequentemente significados opostos a coisas e eventos.

    É importante a organização ter uma boa estratégia de comunicação interna, facilitando, alinhando e esclarecendo por meio de fluxos comunicativos. Os fluxos mais frequentemente praticados são os verticais, os horizontais e os de 360º.

    Fluxo vertical ou descendente

    É o processo de informação da cúpula diretiva da organização — comunicação vertical, que acontece entre níveis hierárquicos diferentes. É a informação de cima para baixo, para todos os colaboradores em posição menos elevada.

    Acontece por meio de comunicados, ordens da empresa, medidas, estratégias, objetivos e metas com a finalidade de direcionar os empregados. No fluxo vertical, a falta de vantagem é a total ausência de participação de seus funcionários.

    Fluxo horizontal ou lateral

    É a comunicação que se realiza com pessoas que atuam no mesmo grau de importância dentro da empresa. Ela se dá entre pessoas do mesmo nível ou de ofícios semelhantes. Ocorre uma aproximação e maior facilidade no compartilhamento das informações.

    Assim como no fluxo vertical, existe desvantagem também no fluxo horizontal. Ocorre perda, prejuízo. Ela é gerada com o desenvolvimento e a expansão dos setores. As relações entre os colaboradores ficam comprometidas com a comunicação prejudicada.

    Fluxo 360º ou feedback 360º

    Para avaliar o desempenho das equipes, as empresas têm explorado vários métodos. Dentro das possibilidades  que existem,  uma  tem chamado a atenção do mundo corporativo: a avaliação 360º, um procedimento que viabiliza otimizar a capacidade e prevê a participação de todas as pessoas que se relacionam com o funcionário avaliado.

    É uma avaliação que permite mensurar o desempenho do colaborador, em que todas as pessoas que interagem com ele — em função da execução do trabalho — formam uma comissão com a finalidade de emitir opinião sobre o seu comportamento.

    Tal avaliação é feita por meio de um questionamento especial, que dispõe-se a descrever os procedimentos e aptidões essenciais  considerados pela organização. Os objetivos são aprimorar a eficiência e a produtividade, guiar o desempenho em relação às metas estipuladas pela empresa, identificar melhorias e proporcionar desenvolvimento profissional e pessoal.

    A avaliação 360º baseia-se na coleta de ponto de vista de diversas pessoas e sobre o modo de se comportar de outra pessoa. Portanto, a subjetividade está na própria opinião. Entretanto, é fundamental que o indivíduo receba feedback de seus pares, chefia imediata, clientes e fornecedores, porque somente dessa forma poderá ponderar sobre as suas inadequações e mudar o comportamento.

    As vantagens a considerar sobre essa avaliação são marcar benefícios como tendência para orientação de resultados, objetividade, flexibilidade, imparcialidade, continuidade e participação. Já a desvantagem principal é a grande dificuldade para eliminar a subjetividade do contexto da avaliação.

    Fluxo transversal ou longitudinal

    Ocorre quando a liderança repassa as informações para várias áreas em todas as direções, fazendo-se presente nos diversos fluxos — descendente, ascendente e horizontal. Esses comunicados chegam ao conhecimento de todos, das mais variadas posições hierárquicas, sem diferenciação dos níveis estruturais na organização.

    Esse modelo de fluxo acontece nas instituições orgânicas e maleáveis que estão abertas e possibilitam administração mais interativa e ajustada, disponibilizando condições para que os funcionários possam atuar e intervir em diferentes setores e com eles relacionar-se.

    Tal interação permite que haja modificação no desenvolvimento organizacional, surgindo uma fluidez nesse modelo mais participativo, com a criação de um clima em que são estabelecidos de maneira mais clara os objetivos e expectativas a serem alcançados.

    Ao perceber onde se encontram os erros na comunicação organizacional, é imprescindível que seja estabelecida forte comunicação interna. Se for o caso da falha, a comunicação vertical, horizontal ou 360º deve esquematizar os fluxos que serão aplicados.

    Portanto, para que uma organização alcance sucesso e apresente os principais fluxos bem esquematizados e eficazes, é necessário agrupar, com equilíbrio, a comunicação vertical, horizontal e de 360º, pois dessa forma é possível obter os benefícios de cada uma delas e atingir os objetivos organizacionais.

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