Como elaborar uma apresentação de sucesso

Como elaborar uma apresentação de sucesso

Estamos a todo momento nos comunicando, principalmente no universo organizacional onde temos que apresentar projetos, expor ideias e debater propostas. Saber se expressar de forma coerente é um dos requisitos básicos para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho.

Sabemos que não existe uma fórmula perfeita de como falar em público, mas podemos te ajudar mostrando uma lista que contém as principais dicas do que fazer e do que evitar em uma apresentação.

1) Conte uma história:
Todos ser humano gosta de ouvir histórias, principalmente aquelas que possuem drama e emoções. A plateia fica atenta querendo descobrir o final do seu relato, isso acaba atraindo o ouvinte, tente contar de forma com que o público se identifique com o personagem, de forma provocativa. Transforme seu tema, sua ideia em uma história.

2) Treine o tom da sua voz:
A maneira como você fala pode dizer muito sobre como será o restante da palestra, tente manter o volume da voz de maneira agradável, não muito baixa e nem muito alta. Controle sua respiração e suas emoções, pois elas podem ser sentidas por meio da voz.

3) Seus gestos dizem muito sobre você:
Parece clichê, mas é. A forma como nos comportamos no palco é vista e interpretada pelos ouvintes, tente não ficar parado, com os braços cruzados ou escondido atrás do microfone. Ande, movimente suas mãos e braços, mantendo-os acima da cintura.

4) Não ultrapasse o seu limite de tempo:
Termine no horário certo, não prenda e não roube o tempo do seu público.

5) Não seja excêntrico:
Ou seja, não tente impressionar o ouvinte de forma intelectual ou de forma difícil. Seja objetivo e específico.

6) Não seja um vendedor:
As pessoas estão em busca de conteúdo, então evite se promover e principalmente de falar sobre sua empresa.

7) Impressione:
Faça algo com que o público nunca se esqueça, algo marcante, criativo. Surpreenda!

8) Treine:
Pratique, pratique e pratique. Esteja por dentro do seu tema, tenha argumentos, treine quantas vezes for preciso, essa atitude o deixará mais seguro.

Com o tempo você irá perceber as mudanças que podem acontecer com o uso dessas práticas, treine o máximo que puder e obtenha experiências inesquecíveis.

Aqui vai algumas dicas de livros que podem te ajudar a alcançar melhores resultados:

Ted Talks – O guia oficial do Ted para falar em público – Chris Anderson
Palestras perfeitas, inspiradoras e de grande alcance. Um orador que sobe no palco e acerta no alvo. Assim são as Conferências TED, e este é o guia definitivo do TED para que você também possa fazer palestras inesquecíveis.

Histórias Poderosas – Valerie Khoo
Escrito para empreendedores, intraempreendedores (intrapreneurs), visionários e todos os que querem construir uma empresa épica ou uma carreira notável, inspirar pessoas e promover mudanças.

Os Segredos das Apresentações Poderosas – Roberto Shinyashiki
Neste livro, Roberto Shinyashiki, com sua experiência de mais de 30 anos como palestrante profissional, vai ensinar todos os segredos para organizar e fazer apresentações de impacto. Para ser bem-sucedido, não basta falar bonito, como ensinavam os antigos cursos de oratória, mas arrebatar as pessoas que o ouvem para a ação que você quer que elas façam.

Apresentações Brilhantes – Susan Weinschenk
Com uma abordagem inovadora, a autora revela o que você precisa saber sobre a maneira como as pessoas ouvem, decidem e reagem para que consiga cativar o público e transmitir sua mensagem. Aprenda a aumentar a eficácia de suas palestras e apresentações

Relacionados

Deixe uma resposta