Ambientes informais motivam colaboradores?

Em um ambiente fechado, com apenas mesas e computadores, um cantinho para o café e uma sala dedicada apenas para reuniões. Ou um ambiente decorado, atraente e alegre? Afinal, todos nós passamos boa parte do tempo no trabalho, dedicamos horas de muita atenção em nossas atividades. Mas será que o ambiente em que trabalhamos realmente influência na nossa produtividade?

Esse novo modelo de ambiente de trabalho, com infraestrutura diferenciada como salas de jogos, academia, espaço verde, tem sido adotado por diversas empresas. O objetivo é o de proporcionar um espaço mais estimulante, acolhedor e criativo, para que o funcionário o utilize no seu tempo livre ou até mesmo durante a sua jornada de trabalho.

A intenção é fazer com que o empregado se sinta livre para realizar as suas atividades, assim, quando voltam da sua pausa, voltam mais estimulados, com o corpo descansado, e se sentindo mais à vontade. O resultado é um bom aproveitamento de trabalho, aumento de produtividade e também um ótimo relacionamento com os colegas, melhorando a comunicação e integração.

 

Mas antes de tudo, é preciso determinar limites, pois os ambientes podem tonar-se motivos de distrações e procrastinação. O empregador, que opte por criar espaços neste modelo, deve conhecer bem a sua equipe e o tipo de trabalho que ela executa. Numa era em que o trabalho por tempo está cada vez mais em desuso, a cobrança por produtividade acaba corroborando com a ideia de que espaços compartilhados e ambientes diferenciados aumentam a eficácia e produtividade dos empregados.

Algumas empresas implementaram a ideia, como a AirBnb, que atua como intermediária no aluguel de acomodações para turistas em mais de 190 países. O local possui teto translúcido, grandes janelas envidraçadas e salas personalizadas. A proposta foi de que os funcionários tivessem acesso a luz do dia a qualquer hora.

Outro exemplo que está sendo muito comentado aqui no Brasil, é a nova sede do Mercado livre em São Paulo, o espaço conta com auditórios para 200 pessoas, 140 salas de reunião, praça de alimentação, além de oferecer benefícios como academia e manicure.

Cada empresa deve analisar sua proposta de trabalho e ver se o espaço realmente atende suas expectativas. Mesmo assim é possível realizar ações simples para motivar os colaboradores e que podem melhorar o clima, como: oferecendo café da manhã mensalmente, disponibilizar um local para leitura e descanso, espaço para o almoço, comemoração dos aniversariantes e entre outros. Tudo isso pode trazer resultados significados, pois todos buscam por ambientes onde se sintam bem.

Relacionados