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A ambientação como uma eficiente estratégia de comunicação interna

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    A comunicação interna é uma área que apenas há pouco tempo começou a ser mais explorada e valorizada dentro das empresas. Entretanto, muitas ações desse tipo de comunicação acontecem mesmo sem os gestores estarem pensando nisso. Por exemplo: placas de sinalização de acidentes são formas de comunicar o colaborador de que determinada função ou área da empresa oferece algum tipo de risco.

    Porém, se for para citar os principais canais de comunicação interna, muita gente vai se lembrar do e-mail, na newsletter, do mural ou da TV corporativa. Muitos vão se esquecer de que a própria ambientação do local de trabalho oferece inúmeras oportunidades que muitos estão esquecendo de explorar.

    A ambientação oferece recursos para reforçar a identidade e os objetivos da marca de forma interativa e de fácil entendimento, por meio de ações e de campanhas institucionais. Muito mais do que uma questão estética, a ambientação pode ser considerada uma ferramenta estratégica. Afinal, ela é capaz de proporcionar um espaço mais produtivo, impactante e também de reafirmar a identidade da empresa perante os públicos – tanto externos quanto internos.

    Por que usar a ambientação na comunicação interna?

    Hoje em dia, cada vez mais as empresas, principalmente as startups, buscam um ambiente de trabalho mais informal. Esses escritórios costumam ser mais abertos, iluminados e arejados. E além dos espaços de trabalho, muitos trazem opções de lazer, como televisão, jogos ou locais de descanso.

    Um estudo da Universidade Atilim, da Turquia, mostrou que os escritórios com uma ambientação mais aberta possuem uma comunicação mais assertiva de diversas formas. Além de ser possível ver o que cada colaborador está fazendo, nesses locais fica mais fácil a colocação de painéis informativos que evitam a comunicação desnecessária ou repetitiva. Ou seja, eles trazem conteúdos necessários para o trabalho e para o engajamento das equipes.

    Por isso, antes de começar a investir na comunicação pela ambientação, transforme seu escritório em um lugar mais agradável. Aposte na luz natural, invista em cores e personalidade, abra os espaços e faça com que o colaborador se sinta à vontade dentro das dependências da sua empresa.

    Dicas para caprichar na comunicação pela ambientação

    A ambientação é uma ótima alternativa para trabalhar a comunicação visual. Afinal, ela pode ser implementada em qualquer espaço da empresa, como e, elevadores, murais, espelhos, divisórias e até mesmo nos pisos. É importante que ela seja atraente e que tenha mensagens curtas e diretas.

    Nesse tipo de comunicação interna, a questão visual é importantíssima. Afinal, como você vai usar meios incomuns, é preciso que a mensagem seja atrativa. E se você não sabe como fazer isso, anote algumas dicas:

    1. Basta começar

    Não importa se você não domina muito de imagens ou não tem uma equipe própria para isso. A internet oferece várias ferramentas que facilitam o pontapé inicial. Usar bancos de imagens gratuitas, por exemplo, gera uma economia na hora da criação das peças. Já o Canva possui layouts atraentes e ajustáveis conforme sua necessidade.

    2. Conte histórias

    Você já reparou que quadro com o funcionário do mês sempre chamam a atenção? Afinal, colocar os colaboradores como centrais da ação a ser contada é uma excelente maneira de gerar engajamento. Por isso, favoreça a narrativa que você pretende comunicar.

    3. Use fotos reais

    Quanto mais humana for a sua comunicação, maior a chance de o colaborador interagir com ela. Ou seja, estimule a participação dos funcionários, principalmente quando for divulgar sua história e foto. Lembre-se de pedir autorização para o uso dos dados e informações dos colaboradores, conforme as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados.

    4. Use elementos visuais

    Um estudo da Venngage mostra que os infográficos possuem 40% mais chances de gerar engajamento das pessoas. Por isso, abuse da linguagem visual para atrair seus colaboradores, ou seja, gráficos, desenhos e tabelas são fundamentais para deixar sua comunicação muito mais assertiva.

    ***

    Sobre a Clima Comunicação

    A Clima Comunicação está há 9 anos desenvolvendo estratégias de comunicação interna para empresas de diferentes segmentos e portes. Assim, além das formas mais conhecidas, como newsletter ou vídeos, a Clima também tem o know-how necessário para usar a ambientação estratégias específicas de comunicação.

    Afinal, independente da ação tomada, é necessário um planejamento estratégico para escolher o melhor método para transmitir a mensagem. A Clima participa de todas as etapas, desde o pré-planejamento até a mensuração dos resultados. Por isso, confie sua comunicação interna para quem realmente entende do assunto. Que tal marcar uma conversa e descobrir o que podemos fazer para sua marca?

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